Ajuda a emagrecer e previne doenças: conheça os benefícios do tremoço

0

Da família das leguminosas, o tremoço não é muito popular por aqui. Por outro lado, os países mediterrâneos apreciam muito esse alimento por causa das suas propriedades nutricionais. Isso acontece desde o Império Romano. E não é à toa: além de ser uma delícia, os benefícios do tremoço para a nossa saúde são incríveis. Por conter alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de gordura e poucas calorias, ele é uma ótima opção na cozinha. Porém, um alerta: não devemos consumir o tremoço cru. Saiba tudo sobre a leguminosa que pode fazer parte de diferentes receitas e até se transformar em queijos ou hambúrgueres veganos.

Você sabe o que é tremoço e para que serve?

Benefícios do tremoço
Foto: Reprodução/Internet/Salt of Portugal

Com certeza você conhece outros alimentos que fazem parte do mesmo grupo do tremoço, como a ervilha, o feijão, a lentilha e o grão-de-bico, por exemplo. Porém, no Brasil, essa leguminosa ainda não é muito popular, apesar de que seu consumo vem crescendo nos últimos tempos. Entre os veganos, ela é vista como uma excelente substituta para a proteína animal. “De sabor e textura marcantes, o tremoço pode ser consumido como patê, em conserva, junto a outros ingredientes, como recheio de quiches e tortas e até mesmo como queijo vegetal”, conta a nutricionista Carolina Gastaldo. Além disso, podemos incluí-lo no preparo de hambúrgueres pra substituir a carne. Resumindo: essa leguminosa é muito versátil e benéfica.

Antes de falarmos sobre os benefícios do tremoço, no entanto, é importante destacar que ele não deve – em hipótese alguma – ser consumido cru. A nutricionista alerta que “Ele tem compostos tóxicos e, por isso, seu preparo exige que as sementes fiquem de molho por alguns dias, sempre trocando a água. Só depois é que ele vai para a panela”. Mas, uma boa notícia: você consegue encontrar o tremoço em conserva com certa facilidade nas prateleiras do mercado. Nessa versão, ele vem pronto para o consumo. “O único ponto negativo aqui é que a conserva tem muito sódio. Por isso, o ideal é lavar o tremoço em água corrente antes de consumir”, sugere Carolina.

Quais são os principais benefícios de consumir tremoço?

Queijo de tremoço
Foto: Reprodução/Internet/Pensando ao Contrário

Essa leguminosa versátil, saborosa e nutritiva tem alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de gordura e poucas calorias. Além disso, conta com vitaminas, cálcio, ômega 3 e 6 e antioxidantes. Por isso, ela pode (e deve) estar no seu prato se você se preocupa em manter uma alimentação saudável ou se você é vegano, vegetariano, faz dieta low carb ou mediterrânea. Sendo assim e sabendo das suas propriedades nutricionais, já dá para imaginar os principais benefícios do tremoço para a nossa saúde. Confira quais são eles:

– Ajuda a controlar o nível de glicose no sangue;

– Colabora para o bom funcionamento do intestino;

– Contribui para o emagrecimento saudável;

– Reduz os níveis do colesterol considerado ruim;

– Previne doenças como o câncer de pulmão e de próstata;

– Protege a saúde do coração;

– Faz bem para os ossos e para os dentes;

– Contribui para o ganho de massa muscular;

– Previne o envelhecimento precoce;

– Dá energia.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy