Benefícios do jiló: conheça receitinhas deliciosas para incluir na dieta!

0

Você gosta deste fruto ou está no time das pessoas que torcem o nariz quando ele chega até a mesa? De qualquer forma, vem saber mais sobre os benefícios do jiló!

Muita gente não sabe, mas assim como o tomate, o jiló é um fruto e vem da família das solanáceas, assim como a berinjela e o pimentão. Seu sabor amargo faz com que muita gente prefira não o comer. Na verdade, boa parte das pessoas diz “como de tudo, só não gosto de jiló” quando questionadas sobre sua rotina alimentar, não é mesmo?

 

Saiba como o jiló pode ajudar sua saúde
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Saiba que se você é uma dessas pessoas, o jiló pode contribuir de maneira muito positiva para a sua dieta. Dentre os benefícios que ele oferece, o emagrecimento e o controle do diabetes são alguns deles.

 

Os principais benefícios do jiló para a saúde

 

1. Ele pode dar uma forcinha no seu processo de emagrecimento.

O jiló é comumente associado a dietas saudáveis para emagrecer pois é composto por muitas fibras. Assim como a maior parte dos alimentos que ajuda na saciedade, o jiló não será capaz de te fazer emagrecer do dia para a noite e é importante que você saiba disso.

Mas, de acordo com a nutricionista Ana Paula Moura em entrevista para o portal Dicas de Mulher, quando associado a uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios, este fruto com baixíssimas calorias pode ser de muita ajuda para você.

 

2. O jiló é um aliado contra a anemia.

Por conta da quantidade de ferro presente na composição do jiló, ele pode ser benéfico para pessoas que sofrem com a anemia, dando aquela ajudinha! Além disso, nada melhor do que ter mais uma opção para sua dieta, não é mesmo?

 

Os benefícios do jiló podem te surpreender
Foto: Reprodução/Pinterest

3. Também auxilia no controle da diabetes

O diabetes (ou a diabetes) é o nome que damos a uma doença que basicamente consiste em taxas elevadas de açúcar no sangue. Esta doença pode causar lesões em vasos sanguíneos e ser responsável por complicações de saúde.

Quem tem diabetes geralmente precisa manter uma alimentação mais regrada do que as outras pessoas e o jiló pode ser um aliado nesse momento. Por ter poucas calorias e muitas fibras, ele ajuda no controle da diabetes.

 

4. O jiló é excelente para a digestão.

Por conta do sabor mais amargo, o jiló faz com que a produção de suco gástrico por parte do estômago seja estimulada. Este ácido é capaz de quebrar moléculas de alimentos mais difíceis de digerir.

 

5. Ajuda a cuidar bem da saúde do coração.

Por últomo, o jiló é rico em vitaminas como a B1, benéfica para a regulação das funções cardíacas. Pois é! Essa mini lista sobre os benefícios do jiló acabou te surpreendendo, não é verdade?

 

Como tirar o amargo do jiló

Sim, é super possível amenizar o sabor marcante do jiló para que você consiga inseri-lo em sua dieta. A gente te ensina!

Conheça os benefícios do jiló
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Caso você não saiba, o jiló tende a ficar mais amargo conforme amadurece. Por esse motivo, o ideal é que você consuma esse fruto quando ele ainda está um pouquinho verde, deixando as unidades mais amarelinhas de lado. Portanto, na hora de escolher, busque pelos mais firmes.

Além disso, é interessante que você pique o jiló em quatro partes e o coloque em um recipiente com água e sal por no mínimo 15 minutos. Isso fará com que o amargo dele seja suavizado.

 

Como preparar jiló em casa

Indo além do trivial, ele pode inspirar receitas bem diferentonas e super gostosas. Saiba como aproveitar esse alimento e os benefícios do jiló.

Vamos começar pelo mais simples e fácil? O tradicional jiló refogado pode ficar bem mais gostoso agora que você sabe como deixa-lo menos amargo.

Frite cebola e alho à gosto em uma panela com um pouquinho de óleo, azeite ou até mesmo manteiga. Em seguida, adicione o jiló picado e que já estava na salmoura para suavizar o sabor. Refogue e em seguida mantenha a panela semi tampada para que o fruto cozinhe.

 

1. Babaganoush de jiló

Você pode escrever babaganoush, babaganush ou babaganuche, mas a verdade é que essa receita é deliciosa em qualquer versão.

Este prato árabe comumente feito com berinjela pode ser feito com jiló, assim como ensina o vídeo do ex-Masterchef e Youtuber Mohamad Hindi.

 

 

3. Jiló empanado e super diferente!

Tudo bem que o jiló é comumente associado a dietas de emagrecimento, mas isso não significa que ele não possa ser a estrela principal quando o assunto é aquela receitinha deliciosa para escapar da rotina.

Essa receita é super simples e você consegue fazer com os ingredientes que tem em casa. Retire o jiló da salmoura e o mergulhe em ovos batidos. Em seguida, é preciso empaná-los em farinha de rosca, assim como você já deve ter feito antes com bifes, filés de frango, entre outros. Ahhhh, recado importante: lembre-se de temperar os ovos e também a farinha com sal e pimenta do reino.

 

4. Caponata de jiló

No vídeo a seguir a Dona Dirce nos ensina a fazer uma caponata de jiló com gostinho da casa de vovó (até rimou!). Se você não sabe, a caponata se parece bastante com o antepasto e inclusive costuma ser feito com berinjelas, mas a versão com jiló pode ser incrível. Vem ver!

 

 

 

5. Jiló de forno 

Que tal mais uma receita de vovó? Mais versátil do que você imaginava, não é verdade? O jiló pode ser frito, empanado, em forma de salada…e também vai ao forno. Ideal para aqueles dias mais corridos que você não quer passar muito tempo prestando atenção no fogão.

 

 

E aí, te convencemos a desfrutar dos benefícios do jiló em sua dieta? Conta pra gente aqui nos comentários!

Através da
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy