8 tipos de véu de noiva e como escolher o certo para o seu vestido

O véu é um acessório indispensável para a maioria das noivas e é bem tradicional nas cerimônias de casamento. É uma tradição bem antiga de casamento e ao longo dos anos, passou por diversas modificações, acompanhando a vestimenta das mulheres, que se tornaram mais modernas e mais livres. Atualmente, há vários tipos diferentes de véu de noiva, agrando todos os gostos.

Esse acessório surgiu na Grécia Antiga e é rodeado de tradição por trás. Em seu surgimento, assim como o vestido branco representava pureza e a virgindade da mulher, o véu também complementava o visual demostrando a inocência da mulher. Além disso, segundo a lenda do acessório, o véu protegia a noiva do mau olhado durante a cerimônia. Com o tempo, os significados foram ficando para trás, mas o véu não deixou de ser usado.

+ Noiva de terno: conheça a tendência que foge do tradicional

Véu longo e simples

O véu que é considerado longo, é que vai até a cauda do vestido ou alguns centímetros a mais. Por ser minimalista, geralmente é um tecido de tule, com um recorte específico, mas sem aplicações de bordados, rendas ou qualquer outro detalhe, ou seja, é liso.

É uma opção ideal para as mulheres que estão com vestidos bordados ou com muitos detalhes, então por ser simples, não rouba a atenção para do vestido. Além disso, é muito usado em cerimônias intimistas ou no campo.

Foto: Pronoivas
Foto: Pronoivas

Vestido noiva simples: inspirações para mulheres minimalistas

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tipos de véu para noivas: de metro

É um véu longo, ultrapassando três metros de comprimento. É um estilo muito usado por celebridades e por mulheres que gostam de surpreender os convidados com extravagância. Para usar esse véu e ainda continua com a feminilidade, aposte em véus sem aplicações e simples. É indicado para cerimônias maiores e com um espaço aberto, para que o véu possa ser visto.

Fotos: Priyanka Chopra

Véus bordados

As aplicações de pedrarias transformam o véu simples e o deixa ainda mais romântico. Apesar da delicadeza, não é um véu tão comum e isso traz um efeito único. É uma boa opção para complementar o visual do vestido, principalmente se também é bordado com pedrarias luxuosas.

Foto: Pronoivas
Foto: Tali Photography

Tipos de véu para noivas: renda

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A renda é um clássico, mas em véu tradicional é somente aplicando ao final, pois quando é aplicado ao entorno completo do acessório, é considerado mantilha. Essa é a principal diferente entre eles, portanto, atenção na hora de escolher o seu véu. É um tipo de véu que combina com qualquer estilo de cerimônia.

Foto: Etsy
Foto: Produtora 7

Mantilha

A mantilha, diferente do véu, pode ser feita em um pano mais grosso e é bordada de ponta a ponta. Além disso, costuma cobrir mais a noiva e desce pelos ombros, indo até na parte frontal. É uma opção muito usada em cerimônias religiosas em templos ou em salões fechados, pois é um visual mais carregado do que o véu tradicional.

Foto: @sonhosaltosfotografia
Foto: @constancezahn

Véu cobrindo o rosto

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É um véu que caiu em desuso ao longo do tempo, por causa do significado por patriarcal por trás. Antigamente, em seu surgimento, o véu cobria o rosto da mulher para fazer um mistério ao marido, que só iria tirar do rosto quando aceitasse a mulher como sua legítima esposa. Assim, mantinha a discrição e a beleza dela apenas para o marido.

Esse significado ficou no passado e hoje mulheres religiosas utilizam esse vez por amor a Deus ou para trazer mistério no dia do casamento. Por esse motivo, é um tipo de véu que é muito utilizado em templos religiosos. Nos dias atuais, é uma tradição das noivas reais britânicas usarem o véu cobrindo o rosto.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

+ Ideias de unhas para noivas: 50 opções incríveis para o grande dia

Tipos de véu para noivas: curto

Para mulheres que irão se casar no campo ou buscam estilos minimalista, o véu curto é uma ótima opção. O comprimento chega até a cintura e esse estilo já foi combinado com outras peças, como terno ou macacões para as noivas. Também pode ser usado com vestido curto.

Foto: Kelsey Halm
Foto: Pronoivas

Voilette

É um véu que ficou muito popular nos anos 40 e cobre apenas o rosto da mulher, sendo um acessório pequeno, discreto e bem minimalista. Esse estilo de véu foi criado para as mulheres em geral, usarem em festas e protegerem o rosto do sol e poeira. Mas logo se tornou popular também no mundo das noivas.

Geralmente é preso com uma presilha decorada, como de flor ou pedraria, mas também pode ser encontrado com um chapéu pequeno, que se prende no cabelo. Apesar de ter dominado o mundo da moda em 1940, atualmente o seu uso não é tão popular.

Foto: Twigs&Hontey
Foto: Melinda Rose

Como escolher o véu ideal?

Tudo em casamento não existe uma regra a ser seguida, pois cada noiva deve trazer o gosto pessoal no visual. Mas, para escolher, leve sempre em considerações algumas coisas. O primeiro é o clima, que quanto mais quente, mais fluido deve ser o véu, portanto, a mantilha geralmente é deixada de lado. Já no inverno, principalmente os meses mais rigorosos, a mantilha é uma boa escolha.

Com vestidos minimalistas, sem muitos detalhes, o véu com rendas bem delicadas, bordado de pérolas ou simples, são as melhores opções. Mas se o vestido é bem trabalhado, com renda, você pode optar por mantilhas ou véu com mais detalhes. O vestido bordado também combina com véu mais simples, para deixar destaque apenas nessa peça.

Outro fator importante também para se levar em consideração na hora de escolher o véu é o penteado que será usado e o acessório que irá junto. Para isso, escolha primeiro sempre o acessório e o penteado e após o véu, para que eles combinem entre si. E claro, na hora de provar o vestido de noiva, peça para provar o véu e ver se o visual todo te agrada.

Comentários (0)
Comentar