8 tipos de véu de noiva e como escolher o certo para o seu vestido

0

O véu é um acessório indispensável para a maioria das noivas e é bem tradicional nas cerimônias de casamento. É uma tradição bem antiga de casamento e ao longo dos anos, passou por diversas modificações, acompanhando a vestimenta das mulheres, que se tornaram mais modernas e mais livres. Atualmente, há vários tipos diferentes de véu de noiva, agrando todos os gostos.

Esse acessório surgiu na Grécia Antiga e é rodeado de tradição por trás. Em seu surgimento, assim como o vestido branco representava pureza e a virgindade da mulher, o véu também complementava o visual demostrando a inocência da mulher. Além disso, segundo a lenda do acessório, o véu protegia a noiva do mau olhado durante a cerimônia. Com o tempo, os significados foram ficando para trás, mas o véu não deixou de ser usado.

+ Noiva de terno: conheça a tendência que foge do tradicional

Véu longo e simples

O véu que é considerado longo, é que vai até a cauda do vestido ou alguns centímetros a mais. Por ser minimalista, geralmente é um tecido de tule, com um recorte específico, mas sem aplicações de bordados, rendas ou qualquer outro detalhe, ou seja, é liso.

É uma opção ideal para as mulheres que estão com vestidos bordados ou com muitos detalhes, então por ser simples, não rouba a atenção para do vestido. Além disso, é muito usado em cerimônias intimistas ou no campo.

tipos de véu 1
Foto: Pronoivas
tipos de véu 2
Foto: Pronoivas

Vestido noiva simples: inspirações para mulheres minimalistas

Tipos de véu para noivas: de metro

É um véu longo, ultrapassando três metros de comprimento. É um estilo muito usado por celebridades e por mulheres que gostam de surpreender os convidados com extravagância. Para usar esse véu e ainda continua com a feminilidade, aposte em véus sem aplicações e simples. É indicado para cerimônias maiores e com um espaço aberto, para que o véu possa ser visto.

tipos de véu 3
Fotos: Priyanka Chopra

Véus bordados

As aplicações de pedrarias transformam o véu simples e o deixa ainda mais romântico. Apesar da delicadeza, não é um véu tão comum e isso traz um efeito único. É uma boa opção para complementar o visual do vestido, principalmente se também é bordado com pedrarias luxuosas.

tipos de véu 4
Foto: Pronoivas
tipos de véu 5
Foto: Tali Photography

Tipos de véu para noivas: renda

A renda é um clássico, mas em véu tradicional é somente aplicando ao final, pois quando é aplicado ao entorno completo do acessório, é considerado mantilha. Essa é a principal diferente entre eles, portanto, atenção na hora de escolher o seu véu. É um tipo de véu que combina com qualquer estilo de cerimônia.

tipos de véu 6
Foto: Etsy
tipos de véu 7
Foto: Produtora 7

Mantilha

A mantilha, diferente do véu, pode ser feita em um pano mais grosso e é bordada de ponta a ponta. Além disso, costuma cobrir mais a noiva e desce pelos ombros, indo até na parte frontal. É uma opção muito usada em cerimônias religiosas em templos ou em salões fechados, pois é um visual mais carregado do que o véu tradicional.

tipos de véu 8
Foto: @sonhosaltosfotografia
tipos de véu 9
Foto: @constancezahn

Véu cobrindo o rosto

É um véu que caiu em desuso ao longo do tempo, por causa do significado por patriarcal por trás. Antigamente, em seu surgimento, o véu cobria o rosto da mulher para fazer um mistério ao marido, que só iria tirar do rosto quando aceitasse a mulher como sua legítima esposa. Assim, mantinha a discrição e a beleza dela apenas para o marido.

Esse significado ficou no passado e hoje mulheres religiosas utilizam esse vez por amor a Deus ou para trazer mistério no dia do casamento. Por esse motivo, é um tipo de véu que é muito utilizado em templos religiosos. Nos dias atuais, é uma tradição das noivas reais britânicas usarem o véu cobrindo o rosto.

tipos de véu 10
Foto: reprodução
tipos de véu 11
Foto: reprodução

+ Ideias de unhas para noivas: 50 opções incríveis para o grande dia

Tipos de véu para noivas: curto

Para mulheres que irão se casar no campo ou buscam estilos minimalista, o véu curto é uma ótima opção. O comprimento chega até a cintura e esse estilo já foi combinado com outras peças, como terno ou macacões para as noivas. Também pode ser usado com vestido curto.

tipos de véu 12
Foto: Kelsey Halm
tipos de véu 13
Foto: Pronoivas

Voilette

É um véu que ficou muito popular nos anos 40 e cobre apenas o rosto da mulher, sendo um acessório pequeno, discreto e bem minimalista. Esse estilo de véu foi criado para as mulheres em geral, usarem em festas e protegerem o rosto do sol e poeira. Mas logo se tornou popular também no mundo das noivas.

Geralmente é preso com uma presilha decorada, como de flor ou pedraria, mas também pode ser encontrado com um chapéu pequeno, que se prende no cabelo. Apesar de ter dominado o mundo da moda em 1940, atualmente o seu uso não é tão popular.

tipo de véu de noiva 14
Foto: Twigs&Hontey
tipos de véu de noiva 15
Foto: Melinda Rose

Como escolher o véu ideal?

Tudo em casamento não existe uma regra a ser seguida, pois cada noiva deve trazer o gosto pessoal no visual. Mas, para escolher, leve sempre em considerações algumas coisas. O primeiro é o clima, que quanto mais quente, mais fluido deve ser o véu, portanto, a mantilha geralmente é deixada de lado. Já no inverno, principalmente os meses mais rigorosos, a mantilha é uma boa escolha.

Com vestidos minimalistas, sem muitos detalhes, o véu com rendas bem delicadas, bordado de pérolas ou simples, são as melhores opções. Mas se o vestido é bem trabalhado, com renda, você pode optar por mantilhas ou véu com mais detalhes. O vestido bordado também combina com véu mais simples, para deixar destaque apenas nessa peça.

Outro fator importante também para se levar em consideração na hora de escolher o véu é o penteado que será usado e o acessório que irá junto. Para isso, escolha primeiro sempre o acessório e o penteado e após o véu, para que eles combinem entre si. E claro, na hora de provar o vestido de noiva, peça para provar o véu e ver se o visual todo te agrada.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy