Yoga para iniciantes: saiba qual é a melhor para você

A yoga é uma prática que une vantagens ao corpo, à mente e ao espírito, por isso tem sido tão buscada. Se você está procurando yoga para iniciantes, saiba que existem diferentes tipos de aula e métodos por aí. Mas entre tantas opções, qual escolher? Para te ajudar, criamos um guia para você conhecer as modalidades e aprender recomendações necessárias para iniciar uma prática e ser bem-sucedida na sua atividade. 

Yoga para iniciantes – Origem da prática

Antes de mais nada, tenha em mente que a prática não é apenas um tipo de atividade física. Na verdade, é uma filosofia de vida praticada há mais de 5 mil anos e originária da Índia – em uma região próxima aos Himalaias. A palavra yoga vem do sânscrito e significa “união, integração”, por isso o princípio da prática é unir corpo, mente e alma, ou seja, promover a integração do ser.

Qual os benefícios da Yoga?

Quando se fala em yoga para os iniciantes é importante ressaltar que, no começo a atenção é mais voltada às posturas físicas (ásanas), às técnicas de respiração (pranayamas) e meditação. Com o tempo porém, os praticantes vão se aprofundando e descobrindo que o yoga está em todos os lugares e momentos. Nas atitudes, na forma como se vive a vida, na conexão com outros seres humanos e até mesmo com o próprio planeta. E embora existam diversos métodos de yoga hoje em dia, o objetivo de todos é levar ao Samadhi, o estágio mais elevado de consciência, um tipo de iluminação espiritual.

Foto: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipos de yoga para iniciantes

Antes de começar é necessário entender que existem diferentes modalidades de yoga para iniciantes e para saber qual é o mais indicado para você é preciso saber pelo que busca. Fatores como estado de saúde e biótipo também devem ser considerados para iniciantes. Como pode ser difícil acertar de cara a prática que melhor atende as expectativas físicas, mentais e emocionais de cada um, por isso é importante experimentar primeiro. Entres os mais mais populares estão:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Hatha Yoga

É um dos mais populares porque é mais focado em práticas físicas que fortalecem e definem o corpo além de aumentar a flexibilidade. Durante sua prática, as posturas são realizadas sem uma ordem predeterminada, com permanências que podem variar de acordo com a proposta da aula.

 

Ashtanga Yoga

Nessa linhagem, a prática tem seis séries de posturas fixas. O praticamente começa na Série I repetindo a mesma sequência de posições até estar capacitado para evoluir para a Série II e assim sucessivamente. Não existe um prazo determinado para que troque de série e a cada nível que avança, a dificuldade dos àsanas aumenta. É principalmente indicado para quem busca por ampliar a disciplina e a persistência, bem como o respeito e a hierarquia.

Vinyasa Yoga

Embora seja uma derivação da Hatha Yoga, essa modalidade é considerada na verdade um estilo contemporâneo. Sua prática é feita em flow, ou seja, uma sequência encadeada de movimentos, que lembram uma coreografia.

Kundalini Yoga

Esta é uma prática que conecta movimentos repetitivos à exercícios de respiração com o intuito de promover uma elevação espiritual. É um estilo mais comtemplativo e individual. Tem como objetivo equilibrar os chakras, os pontos de energia, e com isso promover um aumento da consciência, do bem-estar e da plenitude.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Iyengar Yoga

Entre os tipos de yoga para iniciantes este é considerado um método restaurativo que promove o alinhamento do corpo de acordo com questões ergonômicas e anatômicas. Por ser feito com auxilio de props (acessórios) como blocos de EVA, almofadas tipo bolsters, cadeiras e até kuruntas que suspendem o corpo. Costuma ser utilizado principalmente para correções posturais e por pessoas na terceira idade.

 

Bikram Yoga (Hot Yoga)

O grande diferencial dessa prática é que as aulas acontecem em um ambiente aquecido que pode chegar a 43 graus. O formato original segue uma sequência fixa de 26 posturas e dois exercícios respiratórios em um aula que dura 90 minutos. A intenção é estimular o metabolismo através do aumento de temperatura, acelerando o processo de desintoxicação e purificação do corpo.

 

Acro Yoga

A Acro Yoga é uma modalidade para ser praticada em dupla, mas muitas vezes precisa de uma terceira pessoa que fará a segurança, chamada de anjo. Une movimentos mais acrobáticos com sanas de Yoga. A maioria das transições é feita no ar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale ressaltar que entre tantos tipos de yoga para iniciantes nenhuma modalidade é melhor do que a outra, nem mesmo existe certo ou errado. O importante é que o iniciante se identifique e se conecte com a prática e o professor que escolher.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

yoga
Comentários (1)
Comentar