Yoga ou Pilates: qual é a melhor escolha para você?

0

À primeira vista, Yoga e Pilates podem ser atividades bem parecidas. No entanto, embora ambas venham ganhando cada vez mais popularidade, elas são diferentes e têm objetivos distintos. As duas trazem benefícios e, para escolher entre Yoga ou Pilates, o ideal é que você tenha em mente a diferença entre as duas práticas e quais os objetivos que quer alcançar. Além das diferenças de execução e de estilo, as duas atividades têm preceitos diferentes. Entenda.

Yoga ou Pilates: qual a diferença?

Para algumas pessoas, a escolha entre Yoga ou Pilates pode parecer simples. Para outras, nem tanto. Isso porque as duas atividades têm objetivos e filosofias distintas e, mesmo que se pareçam à primeira vista, trazem benefícios completamente diferentes. Para escolher qual delas é a mais indicada para você, a dica é analisar qual tem mais a ver com o seu estilo de vida.

Basicamente, o Yoga tem como foco o aumento da flexibilidade e do equilíbrio, além de tonificar os músculos e agir diretamente sobre o alívio do estresse e da ansiedade, por exemplo. É mais ligada ao lado espiritual e à mente. Já o Pilates foca no fortalecimento, estabilidade e controle muscular e pode ser um grande aliado para resolver problemas como dores nas costas.

Atualmente, é possível realizar as duas atividades em casa, graças à enorme gama de cursos e aulas online disponíveis. Mas, atenção: antes de sair por aí praticando sem a orientação adequada, é importante que você faça uma visita a um profissional de educação física ou a um médico que possa avaliar se você está em condições de praticar qualquer uma das atividades.

Yoga: o que é e para que serve?

Yoga
Foto: Irina L.

Para te ajudar a escolher entre Yoga ou Pilates, vamos começar falando um pouco sobre a prática indiana que ganha cada vez mais adeptos no ocidente. O Yoga é mais que uma atividade física; é um conceito e uma filosofia de vida. Existem diferentes tipos de Yoga, que vão desde práticas relaxantes e focadas exclusivamente na mente até aulas mais fortes que promovem, inclusive, uma boa queima calórica. Um dos principais focos do Yoga é, portanto, promover o autoconhecimento por meio do controle dos movimentos e da respiração, buscando o equilíbrio entre o físico, o emocional e o espiritual. Fisicamente, ele proporciona tônus muscular e flexibilidade. Já no âmbito mental, essa atividade é capaz de relaxar, aliviar sintomas de estresse e ansiedade e, ainda, colaborar para o aumento da concentração.

Pilates: o que é e para que serve?

Pilates
Foto: Movement Wellness

Se você está em busca de uma atividade que proporcione força muscular ou, ainda, que promova uma reabilitação física, provavelmente essa prática é para você. Entre Yoga ou Pilates, a segunda opção está mais voltada para o fortalecimento muscular, o que traz benefícios para todas as áreas do corpo. Além disso, o Pilates é também uma boa opção para quem precisa melhorar a postura ou tratar doenças e dores musculares, além de prevenir a osteoporose e problemas nas articulações. O Pilates pode se parecer um pouco com o Yoga à medida que usa movimentos inspirados na prática indiana. No entanto, para desenvolver essa prática, o criador se inspirou também em outros exercícios, como ballet e calistenia, por exemplo. Joseph Pilates reuniu o que há de melhor em cada técnica para criar essa, que é muito benéfica para o corpo.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy