Unhas descamando: saiba como tratar e evitar o problema

0

Um dos problemas que mais afligem as mulheres, quando se trata de beleza, são as unhas descamando. Uma das principais consequências disso é a fragilidade alta das unhas, que acabam quebrando e arranhando com frequência. Se você está passando por esse problema, entenda agora o motivo, como evitar e como tratar o problema. Veja:

 

Por que a unha descama?

A descamação da unha pode acontecer por vários problemas, que podem ir desde a alimentação até o alto nível de estresse. Ele pode ser causado por uma dieta alimentar fraca, quanto a nutrientes, e também por uma série de doenças como hipotireoidismo, psoríase, etc. Se o problema tiver a ver com alimentação, pode ser a falta de cálcio, então o ideal é consumir lácteos: leite, queijo e iogurte. Espinafre, acelga e verduras de folhas verdes também podem ajudar. Já o consumo de bebidas gasosas como, chá mate e café deve ser evitado, pois não permite uma boa absorção do cálcio.

unhas descamando
(Foto: Divulgação)

Porém, o mais comum das unhas descamando é um sinal de micose ou alergia, e na maioria das vezes, as alergias são provocadas pelos produtos usados para dar beleza às unhas, ou até mesmo artigos de limpeza. Alguns esmaltes, removedores de esmalte, creme para cutículas e mãos e uso de unhas postiças, podem ter substâncias fortes, causando um efeito desastroso na saúde das suas unhas. Então, se notar a unha descamando, não hesite em passar no médico, pois pode ser um sinal do corpo para algo mais grave.

 

Coisas que prejudicam a saúde das unhas

Alguns tratamentos estéticos ou práticas podem danificar a saúde das suas unhas. Lixar em exagero, usar esmaltes de péssima qualidade ou com muito formol e aplicar unhas postiças, podem deixar as unhas descamando. Secar as unhas quando estão úmidas, por diversas vezes, e tirar o esmalte com produtos químicos muito agressivos, como a acetona, também pode fazer mal à pele, quando ambas entram em contato. 

Não deixar as unhas ‘respirarem’ e usar esmaltes sem parar, é outro motivo para o problema. A descamação das unhas pode ser também uma consequência do contato com produtos químicos, como desinfetantes e outros produtos de limpeza, sem o uso das luvas. Essa prática precisa ser evitada, já que os produtos provocam descamação das unhas.

unhas descamando
(Foto: Divulgação)

O que é bom para unhas descascando?

Existem várias ações que ajudam a fortalecer as unhas. Primeiramente, não use esmaltes de má qualidade, pois eles podem ter produtos químicos prejudiciais às unhas. Use esmaltes específicos para evitar a descamação. Você também pode usar um fortalecedor de unhas, por pelo menos três vezes na semana. Evite também cortar ou tirar as escamas, para que não danifique ainda mais a matriz da unha. 

Embeba um algodão com azeite de oliva e passe nas unhas, hidratando elas e selando as escamas. Outra boa receita é submergir os dedos em um recipiente com água e vinagre de maçã, por 3 minutos, duas vezes por semana. Use uma lixa especial para lixar as unhas devagar, tirando as escamas e deixando-as mais lisas. Não use muito a liza, pois a unha ficará fina demais.

Como fortalecer unhas descamadas?

Um bom fortalecedor de unhas tornará elas mais saudáveis em pouquíssimo tempo. Você pode encontrar uma variedade de marcas no mercado, mas também existem receitas caseiras que são muito eficazes, econômicas e naturais. Veja:

1. Receita de fortalecedor caseiro

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 pitada de sal
  • 1 gema de ovo

Como preparar:

  1. Misture todos os ingredientes e aplique nas unhas, em seguida.
  2. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água morna.
  3. Repita o procedimento três vezes por semana
unhas descamando
(Foto: Divulgação)

2. Receita com azeite

  1. Mergulhe as unhas em um recipiente com azeite, deixando agir por vários minutos antes de se deitar.
  2. Você também pode embeber um algodão no azeite e massagear as unhas todas as noites.
  3. Se o azeite for misturado com óleo de amêndoas, teremos o complemento para que suas unhas fiquem ainda mais fortes
  4. Aplique nas unhas e cutículas e deixe agir por 10 minutos.

 

Agora que você já sabe como cuidar das unhas, tente evitar coisas que podem ser prejudiciais para a saúde delas, afinal, é melhor prevenir do que remediar. Sempre prefira bons produtos e mantenha as unhas sempre hidratadas, dando um descanso significativo para elas respirarem.

 

Fonte: Área de Mulher

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy