Quer tirar a progressiva do cabelo? Confira essas 5 dicas e acelere sua transição capilar

0

Só quem está de transição capilar entende a importância que é remover a química e os fios danificados das nossas madeixas. Se você quer parar com o alisamento e tirar a progressiva do cabelo e acelerar sua transição capilar, confira algumas dicas e comece já a amar a textura natural do seu cabelo. Confira!

Antes de tudo, qual o efeito da progressiva nos fios?

A escova progressiva é, em síntese, um alisamento químico dos fios que modifica a estrutura do cabelo tanto externamente (na cutícula) quanto internamente (no córtex do fio). A composição da progressiva pode variar de acordo com o produto utilizado, mas todas agem na estrutura capilar modificando a formação de queratina dos cabelos. Por fim, o resultado é um fio superliso.

Tirar a progressiva do cabelo com o uso adequado de produtos
Foto: Reprodução/Pinterest

Afinal, é possível tirar a progressiva do cabelo?

Como a progressiva age na estrutura interna e externa dos fios, é importante ressaltar que tirar a progressiva do cabelo pode ser uma tarefa árdua e demorada, mas não é impossível. 

Portanto, se você quer tirar a progressiva do cabelo, recuperar seus cachinhos e assumir a textura natural do seu cabelo, confira essas 5 dicas super úteis para quem quer acelerar o período da transição capilar e remover com o alisamento!

Dicas para quem quer tirar a progressiva do cabelo

1) Primeiramente, pare de alisar o cabelo com progressiva

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que se deve fazer para tirar a progressiva do cabelo de vez é parar de alisar os fios quimicamente.

Dessa forma, evite qualquer tipo de procedimento químico que promete alisar os fios, seja progressiva ou outras técnicas que prometem reduzir volume, por exemplo.

tirar progressiva do cabelo com shampoo anti resíduos
Foto: Reprodução/Pinterest

Portanto, o ideal é não realizar procedimentos que alteram a textura natural do seu cabelo. Entretanto, esse período de transição pode ser difícil e você pode experienciar diferentes texturas no cabelo, mas é possível driblar esse incômodo com algumas dicas abaixo. Confira!

2) Acelere o processo com shampoo antirresíduos

Tratamentos químicos nos cabelos precisam de manutenção pois, conforme lavamos os fios, a química vai saindo gradualmente do cabelo. Portanto, lavar com mais frequência ou utilizar shampoo antirresíduos é uma dica para tirar a progressiva do cabelo com mais rapidez. 

Entretanto, não exagere! Shampoos antirresíduos podem ressecar bastante o cabelo, uma vez que agem profundamente na fibra capilar e ajudam a eliminar resquícios de química dos fios. Experimente usar apenas 1x por semana, e observe como seu cabelo se adapta.

tirar progressiva do cabelo com shampoo
Foto: Reprodução/Pinterest

3) Utilize produtos ideais para cabelos com química e danificado

Um shampoo para remover resíduos e bons produtos para hidratar profundamente: essa é a principal dica para tirar a progressiva do cabelo de forma saudável e sem danificar muito os fios. 

Portanto, invista em produtos ideais para cabelos com química e fios danificados.

Aliás, produtos com efeito detox auxiliam a nutrir o cabelo de dentro para fora, ajudando o fio a manter uma estrutura mais saudável durante o processo de remoção do efeito alisado.

tirar progressiva do cabelo com corte
Foto: Reprodução/Instagram Kéfera

4) Finalize da forma ideal para tirar o efeito da progressiva

Após suspender o uso de alisantes e adaptar sua rotina capilar com produtos específicos para seu tipo de fio, é hora de apostar na finalização. Dessa forma, a parte alisada do cabelo consegue desenvolver texturas e contrastar menos com a raiz não alisada do cabelo. Sendo assim, experimente aprender formas de finalizar seu cabelo ondulado ou cacheado. Então, dá para amenizar o efeito da progressiva do cabelo até o momento em que você decidir cortá-lo.

Até mesmo famosas como a Kéfera e a Maísa passaram recentemente pela transição capilar, e ambas publicavam dicas nas suas redes sociais sobre como finalizar o cabelo com progressiva para um melhor resultado da textura dos fios. Por fim, após os fios atingirem um certo comprimento, ambas cortaram os cabelos e se livraram de vez do efeito da progressiva.

tirar progressiva do cabelo com texturização na finalização
Foto: Reprodução/Pinterest

5) Por último, opte pela tesoura!

Pode parecer assustador para muitas pessoas, mas pode ser mais libertador do que se pensa: cortar a parte do cabelo alisada é a maneira mais rápida e fácil de tirar a progressiva do cabelo. 

Como o efeito da progressiva fica principalmente concentrado nas pontas dos fios, optar por realizar a transição capilar é algo bastante comum. Porém, pode levar algum tempo para a raiz saudável dos fios crescer até uma altura considerada aceitável para o corte. Isso depende de pessoa para pessoa, portanto liberte-se dos padrões e analise qual é o comprimento ideal para você realizar o corte.

Afinal, por mais que a intensidade da progressiva vá diminuindo com o tempo e com o uso de produtos adequados para tirar progressiva do cabelo, os fios já estão danificados. Sendo assim, restaurar a textura original do cabelo só é possível, de fato, ao cortar as madeixas.

tirar progressiva do cabelo com corte
Foto: Reprodução/Instagram Maísa

Gostou dessas dicas para tirar a progressiva do cabelo? Esperamos que, com elas, a sua transição capilar para suas ondas ou cachos seja mais fácil e tranquila. Boa sorte!

Gostou? Então leia também:

+ Cronograma Capilar Para Cabelos Ondulados: Como Montar O Melhor Para Você?

+ Tipos De Cabelo: Quais São E Como Descobrir O Seu?

+ Tipos De Cachos: Confira As Diferentes Curvaturas E Dicas De Como Cuidar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy