Tipos de cabelo: quais são e como descobrir o seu?

13

O sistema de classificação de tipos de cabelo possui 12 diferentes possibilidades. Ele foi pensado para abranger desde os lisos até os crespos, separando-os de acordo com a textura. Descubra qual o seu:

 

Sistema de classificação de tipos de cabelo por Andre Walker

sistema de classificação capilar Andre Walker
Incrível

 

Ainda nos anos 90, o cabeleireiro gringo Andre Walker Desenvolveu um sistema de classificação de tipos de cabelo. Originalmente, esse sistema foi pensado para a sua linha de cuidados capilares para cabelos afro. Aliás, Andre Walker é o hairstylist queridinho de celebridades como Oprah Winfrey, motivo pelo qual é reconhecido mundialmente como uma referência na área.

 

tipos de cabelo
GLENFORD NUNEZ TYP

 

No entanto, por se tratar de uma classificação bem abrangente e assertiva, rapidamente ganhou popularidade. Com certeza você já ouviu falar em cabelo do tipo 1C, cachos 3A, etc.

Isso porque o sistema utiliza números e letras para classificar os fios de acordo com a sua textura. Portanto, dentro do sistema de classificação capilar Andre Walker, tudo se resume a quanto o cabelo é naturalmente crespo.

 

 

Como saber qual é o meu tipo de cabelo?

como descobrir o meu tipo de cabelo
Elle

 

Para descobrir o seu tipo de cabelo, André Walker criou um teste bem fácil. Basta lavar o cabelo, pentear de forma suave e deixar secar ao natural. Depois, é necessário analisar primeiramente a textura do fio.

Cabelo tipo 1: fios perfeitamente lisos, sem sinal de cachos,

Tipo 2: fios levemente ondulados, mas sem formação de cachos

Cabelo tipo 3: cabelos encaracolados, com padrão em forma de S

Tipo 4: cabelos enrolados e crespos.

A partir dessa triagem inicial, cada tipo é dividido em 3 subtipos, classificados como A, B e C.

 

 

 

Quais são os tipos de cabelo?

 

Agora que você já sabe como funciona o sistema de classificação, é hora de conhecer os tipos de cabelo e cuidados necessários para cada um.

 

Tipos de cabelo liso

tipos de cabelo liso 1A 1B 1C
Instagram

 

Cabelo 1A: em primeiro lugar, esse cabelo é geralmente muito fino e macio. Além disso, é naturalmente brilhante. No entanto, pode ser mais oleoso, por isso é preciso apostar em shampoos e condicionadores leves.

 

Cabelo 1B: esse é um cabelo um pouco mais grosso, que conta com volume perto das raízes. Ele ainda é liso, embora pareça mais cheio do que o tipo anterior.

 

Cabelo 1C: finalizando os lisos, esse fio possui um volume impressionante e é mais grosso que os anteriores. Ainda assim, o fio é perfeitamente liso e não forma cachos. É muito comum entre asiáticas e indígenas.  Em geral, quem tem esse tipo de cabelo busca por produtos que controlem o volume.

Tipos de cabelo ondulado

tipos de cabelo ondulado 2A 2B 2C
Reprodução

 

Cabelo 2A: na sequência, um fio que ainda fica entre o liso e o ondulado. Normalmente, ele tende a formar leves ondulações em S, em geral perto das extremidades.

Cabelo 2B: diferentemente tipo de cabelo anterior, esse tipo de fio forma cachos mais visíveis e também pode ter um pouco de frizz.

Cabelo 2C: por fim, o último tipo de ondulado é uma mistura que pode lembrar o crespo. Isso porque ele tem ondas em S bem definidas e tende a ficar cacheado em ambientes com mais umidade, além de ser volumoso e mais grosso.

Tipos de cabelo encaracolado

cabelo encaracolado 3A 3B 3C
Reprodução

 

Cabelo 3A: cheio de brilho e muito fácil de modelar, o tipo 3A tem cachos em forma de S muito bem definidos, com aparência bem cheia.

Cabelo 3B: esse cabelo por sua vez, tem ondulações espirais que são um pouco menores do que o tipo anterior. Além disso, ele também é reconhecido por sua textura mista.

Cabelo 3C: por fim, o 3C é mais fino que os anteriores, embora possua cachos menores que fazem com que o visual pareça mais cheio. Também vale notar que os cachos são mais apertados e quase crespos.

Tipos de cabelo enrolado e crespo

tipos de cabelo crespo
Instagram

 

Cabelo 4A: os fios possuem padrões em forma de S quando esticados, mas geralmente esse tipo de cabelo é cheio de espirais bem apertadas, quase como molas. Além disso, ele tende a ser mais frágil, podendo até mesmo ser fino e quebradiço. Por isso, vale caprichar na hidratação.

 

Cabelo 4B: na sequência, o segundo tipo dos crespos possui ângulos mais pontiagudos e cachos em zigue-zague, quase com formato Z. Assim como o tipo visto anteriormente, também pode ser um fio frágil.

 

Cabelo 4C: por último, o cabelo realmente crespo. Embora não possua padrão de ondulação definido, ele é facilmente identificável. Também pode ser mais difícil de modelar e a recomendação é caprichar na finalização e na hidratação para deixar os fios sempre lindos.

 

 

Mostrar comentários (13)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy