Tie Dye: dicas para fazer em uma camiseta velha

4

A maioria de nós continua em casa por causa da quarentena, então, para aproveitar esse momento da melhor maneira possível, um bom jeito para passar o tempo e também de relaxar, é dar uma cara nova a algumas peças do guarda-roupa. Então, que tal apostar no Tie-Dye? A estampa famosa pelo resultado colorido e degradê voltou com tudo, mas muito mais que uma tendência, a técnica cheia de história sobre sua origem e como ela sobreviveu depois de anos entrando e saindo de moda.

Então, se você estiver interessado na tendência e quiser em aprender a fazer o seu próprio tie dye, separe uma camiseta branca velha, marcadores e tintas que a Dezáina ensinar o passo a passo. Mas antes, entenda como surgiu o design e por que ele é tão icônico.

O que é Tie Dye – significado?

Screenshot 9 1
O tie dye é uma técnica de tingimento de roupa ou tecido utilizada por diferentes culturas há mais de 6000 anos. O processo consiste em amarrar parte da peça para definir a área a ser tingida e, dessa forma, obter diferentes padrões ou desenhos. Os resultados finais são padrões aleatórios que são geométricos ou frouxos e fluem livremente e / ou combinações de tudo no meio.

Origem

Imagem mostra Janis Joplin usando roupa com estampa tie dye
Janis Joplin com conjunto Tie Dye.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O registro mais antigo conhecido de tie dye está no Peru, na América do Sul. Já durante a Grande Depressão da década de 1930, quando a maioria dos americanos não podia pagar luxos, como decorações para sua casa, foram distribuídos panfletos explicando como as pessoas podiam fazer tingimentos de bricolage não apenas para suas roupas, mas também em tecidos em casa.

fazer Tie Dye

Após a Grande Depressão, os corantes tornaram-se cada vez menos populares. No entanto, os anos 60 – conhecidos pela movimento hippie – trouxeram de volta a tendência e a tornaram um ícone da década que fez as pessoas (erroneamente) acreditarem que os tie dyes foram inventados durante esse período.

tendencia tie dye

Saiba mais sobre a história das estampas.

Como fazer Tie Dye em casa

Agora que você já conhece a história dessa estampa clássica, é hora de usar a criatividade e criar looks casuais cheios de estilo com sua camiseta. Faça em casa!

Como fazer tie dye com marcadores

fazer Tie Dye

Para fazer a estampa com caneta marcador, você também vai precisar usar um ingrediente secreto: o álcool. Você precisará de um copo de plástico, uma camiseta branca e um elástico também. Se você tiver um conta-gotas, use-o, pois ele permite aplicar o álcool precisamente sobre os pontos coloridos. Você precisará de:

  1. Uma camiseta branca, camiseta ou camiseta
  2. Marcadores permanentes (usamos Copic)
  3. Álcool
  4. Copo de plástico
  5. Elástico

Passo a passo – Tie Dye técnicas:

fazer Tie Dye

  • Coloque um copo de plástico por baixo da camisa e prenda-o com um elástico.
  • Pinte pontos coloridos com os marcadores permanentes.
  • Aplique álcool sobre os pontos usando um conta-gotas.
  • Você verá as cores começarem a sangrar. Esse é o objetivo!
  • Solte o elástico e mova o copo de plástico para outra seção da camisa.
  • Repita o processo até ficar satisfeito com o design.
  • Por fim, defina as cores colocando a camiseta na secadora.
  • Confira este vídeo que mostra o que você precisa fazer para obter esse efeito tie-dye usando marcadores e álcool.

Aprenda a fazer Tie Dye com tintas

Você vai precisar de:

  1. Camiseta branca de algodão para tingir (pode conter estampas)
  2. Tinta para tecido (4 cores que gostar)
  3. Elásticos ou barbante
  4. Recipientes para aplicação (sugiro potinhos de maionese e catchup. Se não tiver pode ser garrafinha de água vazia)
  5. Álcool liquido (para diluir as tintas e umedecer a peça)

Tie Dye técnicas – Como fazer?

  • A estampa circular é uma das mais práticas. Pressione um garfo no meio da peça e gire até a roupa virar um círculo. Depois amarre a peça com linhas de algodão na horizontal e na vertical, formando um x com elas.
  • Quanto menos tempo você deixa a tinta reagindo, mais clara a cor fica. Dá para observar no olho a intensidade do tom.
  • Quando chegar na intensidade que você quer, desamarre a peça e passe ela por outro recipiente com fixador para tecido.
  • Para finalizar, lave a peça individualmente e deixe secando. O ideal é lavá-la sozinha nas três primeiras vezes, porque solta cor e pode manchar outras peças.

fazer Tie Dye

Por fim, assista ao vídeo e veja como é bem fácil

Conheça a Dezáina

A Dezáina é uma loja virtual especialista em importantes marcas de materiais de design, arte e papelaria, como Copic (Japão), Tool’s Intl’ Automotive Business Division (Japão) e Mark’s Inc (Japão).

Sobretudo, a marca oferece aos profissionais de design e criação as melhores ferramentas profissionais em um mesmo espaço. Por isso, quando o assunto é criação, a Dezáina é referência. Siga no instagram @dezaina_oficial

Mostrar comentários (4)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy