Tesoura de cortar cabelo: como escolher o modelo certo?

0

Escolher a tesoura de cortar cabelo da forma correta pode ser de grande ajuda quando você decide fazer uma mudança no visual sem sair de casa!

A verdade é que às vezes a gente só quer poder mudar um pouquinho nossa aparência e dar aquele up na autoestima em certos dias. Por isso, a gente já te contou como cortar a franja em casa e agora vamos te contar mais sobre os tipos de tesoura ideais para cortar seus cabelos, mesmo que sejam somente as pontinhas.

A gente entende que nem sempre é possível ir até o salão, seja por motivos financeiros, pela pandemia que estamos passando ou simplesmente porque você quer aprender a fazer algo diferente.

Entretanto, é necessário tomar um pouco de cuidado para que essa experiência não passe de divertida para traumática! O ideal é evitar que você acabe indo até o salão para consertar algo que não tenha saído como esperado nos cabelos.

 

Quais as melhores tesouras de cortar cabelo?

Dentre todas as dicas que podemos te dar sobre o corte de cabelos, a principal sem dúvidas envolve a tesoura de cortar cabelo adequada. Por isso, nada de tesouras escolares ou de escritório, aquelas de ponta arredondadas e cabo plástico.

Esse tipo de tesoura, nada ideal para o corte dos fios, pode fazer com que seu cabelo fique com as pontas quebradiças. Ademais, com aspecto grosseiro e sem o caimento desejado.

Às vezes, por conta desse (nada pequeno) detalhe, você tenha que se deslocar até o salão para consertar e dar uma cara profissional para o seu corte.

Então, se você quer começar a mudar seu visual em casa com cortes de cabelo que deem certo, é preciso investir no principal material para isso. E é claro que estamos falando dela, a tesoura de cortar cabelo!

 

Como devo escolher a tesoura ideal para meu corte?

Todas as tesouras de cortar cabelo são adequadas para tal função, porém, o tipo de corte que você escolheu e o tipo de cabelo que você tem irão ditar o qual modelo é mais adequado para sua nova aquisição!

Por isso, confira abaixo quais os principais modelos deste acessório tão necessário para um corte caseiro com cara de trabalho profissional.

 

Conheça os principais tipos de tesoura de cortar cabelo para mudar o visual

Tesoura fio laser

A tesoura de cortar o cabelo ideal para fios retos é a tesoura laser
Foto: Reprodução/Pinterest

A tesoura fio laser pode ser uma boa ajudante quando o papo é cortar franja reta. Além disso, ela é ideal para visuais que necessitam de bastante precisão no momento do corte, sendo mais usadas em fios de cabelos lisos.

Esse tipo de tesoura possui micro serrilhados ao longo de seu fio – parte cortante da tesoura –, capazes de prender o cabelo no momento do corte.

Essa tesoura é capaz de conferir maior segurança no momento do corte pois os fios do cabelo se encontram presos. Esses serrilhados estão de ambos os lados e não permitem que os fios escapem enquanto a tesoura se fecha nos cabelos.

A fio laser é ideal para cabelos lisos pois eles costumam deslizar com maior facilidade ao longo da tesoura. Então, caso você tenha cabelo liso e queira um corte bem retinho e demarcado, essa é para você.

 

Tesoura de cortar cabelo formato navalha

Os cabelos repicados ficam ótimos com a tesoura navalha
Foto: Reprodução/Pinterest

Tem muita gente que fica em dúvida se deve usar uma tesoura de fio navalha ou laser para dar um aspecto desfiado ao cabelo. Entretanto, a tesoura navalha é ideal e conhecida como uma tesoura para cortar cabelos repicados, pois traz maior segurança na hora de aplicar a técnica.

Por dentro, ela tem os fios super afiados, como se fossem uma navalha. Para substituí-la, tem gente que curte cortar e repicar o cabelo com o auxílio de uma navalha solta mesmo. Mas esse tipo de material as vezes não é capaz de oferecer uma sustentação adequada para um iniciante, portanto, invista em uma tesoura navalha se possível.

 

Cabelos repicados devem ser feitos com tesouras de cortar cabelo
Foto: Reprodução/Pinterest

Um aviso importante: cabelos que passaram por procedimentos de alisamento, como escovas progressivas, podem não se dar bem com esse tipo de tesoura. Da mesma forma, cabelos cacheados também não curtem a tesoura navalha. Isso porque podem ficar com um aspecto um pouco pesado nas pontas, o que prejudica o visual.

Portanto, esse tipo de tesoura é mais para quem quer um corte assimétrico, repicado e irregular – já que ela permite que o cabelo seja desfiado com facilidade.

 

Tesoura de cortar cabelo dentada

Como o próprio nome deve ter te feito suspeitar, a tesoura dentada possui dentes espaçados e grossos ao longo de seu interior. Essa configuração, presente na parte interna da tesoura, permite que o corte seja feito em apenas alguns fios de cabelo, deixando outros mais longos.

Ela é capaz de dar mais volume aos cabelos e cai muito bem em fios cacheados e cabelos volumosos, especialmente para quem gosta de usá-los assim, é claro.

Tesouras de cortar cabelo são corretas para mudar o visual
Foto: Reprodução/Pinterest

Por conta de seus dentes, ela permite que o cabelo seja cortado de forma completamente irregular, removendo alguns fios e preservando outros. Essas diferenças no corte dos fios podem fazer com que o caimento do cabelo fique lindo e super volumoso.

A tesoura dentada também pode ser ideal para quem tem os cabelos mais densos em algumas partes da cabeça pois essa ferramenta possibilita que essas assimetrias sejam ajustadas.

E então, já está pronta para mudanças no visual feitas em casa?

Através da
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy