Tatuagem desbotada: saiba o que fazer e como prevenir

Descubra tudo sobre o processo de cicatrização da tatuagem

A tatuagem são desenhos que se espalham pelo corpo, que podem ou não serem coloridos. Acontece que, quando não há um cuidado necessário logo após fazer tattoo, podem acontecer alguns problemas, entre esses problemas é a tatuagem ficar desbotada e perder a cor que deveria ficar. Saiba o porquê isso acontece e como prevenir esse problema que deixa muitas pessoas incomodadas.

É normal a tatuagem descascar e ficar mais clara?

Sim, afinal a pele está se recuperando da lesão feita pela tatuagem. Então nos primeiros dias, a tatuagem pode ficar esbranquiçada, por causa do ressecamento das células da superfície da pele. Sobre a casquinha que se forma, é a pele se rejuvenescendo, trocando a pele lesada por uma nova.

É normal a tatuagem fica falhada?

Depende! Depende de processo de cicatrização de pessoa para pessoa. Quando a tinta entra em contato com a pele, o organismo começa a combater aquele corpo estranho e as células da tinta, expelindo uma parte e absorvendo a outra. Nesse processo, é comum que algumas pessoas a tatuagem não mude a pigmentação e continue como no dia em que foi tatuado. Entretanto, se após 40 dias você percebeu que algum traço falhou, retorne ao seu tatuador e retoque. Por ser algo bem comum, a maioria dos tatuadores oferecerem o retoque gratuito.

Tatuagem desbotada – o que fazer? (Foto: Unsplash/Reprodução)

O que fazer para a tatuagem não perder a cor?

Saiba quais são os cuidados necessários para a sua cicatrização ocorrer de forma natural e nenhuma consequência grave acontecer durante esse processo. Lembre-se que casquinha e perder um pouco de cor é natural, porém existem coisas que ajudam na cicatrização.

Higienização

Quando você fizer uma tatuagem, o seu tatuador irá recomendar produtos para a higienização correta do local. A tattoo é uma lesão na pele, por isso é importante limpar bem o local para que nenhuma bactéria entre no local e assim fazer com que sua tatuagem desbote inteira. Para limpar utilize sabonete neutro com água gelada e seque o local com cuidado.

Hidratação

Assim como limpar é importante, manter o local hidratado também é. Para isso utilize produtos como óleo de coco, pebantol e manteiga de karité. Esses produtos irão acelerar o processo de cicatrização da pele e fazer com que sua tatuagem fique da maneira de que saiu do estúdio.

Proteção solar

É importantíssimo proteger a sua tatuagem dos raios UV, principalmente nas estações primavera e verão. Além dos riscos que traz para qualquer pele, na tatuagem é um dos principais motivos que deixam ela desbotando. Por isso, quando for se expor ao sol, utilize um protetor solar com no mínimo FPS 50. Se possível, evite sol nos horários mais quentes, entre 10 horas até 16h.

Atenção com piscinas

O recomendado é entrar em uma piscina apenas duas semanas após ter feito a tatuagem. Assim como o sol, o cloro é um dos principais motivos que fazem com que a sua tatuagem não cicatrize de forma natural e desbote bastante. Por isso, tente evitar um banho de piscina por no mínimo 15 dias.

Alimentação

Alguns alimentos atrapalham na cicatrização da tatuagem, fazendo com que fique desbotada e na pior das hipóteses, formem queloides no local. Por isso fique atento no que irá consumir nos primeiros 15 dias que fez a tatuagem. Saiba quais alimentos são proibidos durante esse período:

  • Frituras;
  • Carne de porco;
  • Carnes processadas (presunto, mortadela, salame, bacon e salsicha);
  • Ovos;
  • Camarão;
  • Doces, principalmente o chocolate;
  • Refrigerante;
  • Bebida alcóolica.

O que fazer com tatuagem desbotada?

(Foto: Freepik/Reprodução)

Se mesmo após seguir todos os cuidados recomendados e a tatuagem desbotou, não se desespere pois é normal. Como já citado, o processo de cicatrização de algumas pessoas é mais demorado e por esse motivo pode acontecer de desbotar, ou seja, a pele ter tentado expelir a tinta. Para isso, entre em contato com o seu tatuador e marque sem medo um retoque no local desejado.

Como fica a tatuagem nos primeiros dias?

Logo após fazer a tatuagem, é normal que ela solte um pouco de tinta e junto com essa tinta secreções e sangue. Isso faz parte da cicatrização natural da tattoo. Ao redor do desenho, também pode ficar avermelhado, já que uma lesão aconteceu ali. Além de ficar avermelhado, pode acontecer uma ardência no local, que é normal. Para isso, antes de aplicar a pomada que foi indicada para você, deixe por alguns minutos na geladeira para a sensação ser melhor ainda.

Nas primeiras semanas, é normal que a pele onde está a tatuagem fique seca e você sinta vontade de coçar. Porém, não coce, isso pode prejudicar a sua cicatrização. Além disso, formará uma casquinha por cima e nada de tentar tirar com as mãos para não acontecer nada com o seu desenho. Essa é a última etapa da cicatrização, portanto, deixe cair naturalmente.

Fonte: DermaClube / Dicas de Mulher / Minha Vida / Preparado pra Valer

Leita também:

Siga-nos no 
dicas de tatuagemtattootatuagemtatuagem desbotadaTatuagem desbotando
Comentários (1)
Comentar