Talco no cabelo faz mal? Saiba para que serve e os cuidados

0

O talco é usado no cabelo há muito tempo, principalmente por pessoas mais velhas, para controlar a oleosidade dos fios e também dar volume. Com o tempo, ficou esquecido e foi substituído por shampoo a seco, contudo, muitas mulheres ainda utilizam da técnica. Entenda para que serve usar o talco no cabelo, se faz mal e a forma correta do uso.

Para que serve?

O talco no cabelo serve para algumas funções. A primeira e mais popular, é usado para tirar a oleosidade dos fios. Também é utilizado para tirar a aparência de sujo e aumentar o volume do cabelo, sem precisar de nenhum outro procedimento ou fontes de calor.

Afinal, o talco funciona mesmo para remover a oleosidade dos fios? A resposta é sim. Se usado da maneira correta, pó branco consegue sugar a oleosidade do cabelo. E é por esse motivo, que o talco consegue tirar a aparência de sujo do cabelo.

Já para ficar com volume, por endurecer um pouco os fios, como se fosse laque, você consegue modelar os fios, deixando com mais volume.

Talco no cabelo
Foto: Freepik

+ Shampoo hidratante: saiba o que é e como escolher o melhor

Cuidados necessários

Apesar de ser muito utilizando, sua prática rotineira não é recomendada e deve ser usado apenas em um caso de extrema necessidade. Quando você realmente precisa tirar a oleosidade do cabelo, de forma rápida e não possuí um shampoo a seco em casa.

O uso em excesso pode trazer problemas capilares, como a queda. Isso acontece porque o talco não é um produto feito especificamente para o cabelo e pode acabar obstruindo os poros. Portanto, muito cuidado com excessos e só use em caso de necessidade.

Como utilizar o talco no cabelo

Passo 1: com um talco comum, para bebês, aplique uma pequena quantidade no foco da oleosidade;

Passo 2: com os dedos, espalhe bem o talco até que ele desapareça por completo do cabelo. Se for necessário, aplique mais uma pequena quantidade;

Passo 3: agora é só escovar os fios normalmente para que o talco se espalhe e fique natural.

Cuidado para não colocar talco em excesso, isso pode pesar no aspecto do seu cabelo e deixar com a aparência de ainda mais sujo. Além disso, o pó pode deixar os fios brancos se não espalhados corretamente, fazendo com que fique com uma aparência de caspa nos fios.

Jamais aplique o produto com o cabelo úmido ou molhado, pois irá pesar nos fios. Após a aplicação, também não faça o uso de chapinha para não danificar os fios.

Dicas para afastar a oleosidade do cabelo

O talco no cabelo deve ser usado em caso de necessidade e não rotineiro. Para que você não precise utilizar o talco nos fios, o primordial é prevenir a oleosidade nos fios ou optar por shampoo a seco quando estivar muito oleoso. Aprenda dicas que irão afastar a oleosidade e deixar seu cabelo mais bonito:

Produtos corretos: muitas vezes o seu cabelo não é oleoso e esse efeito só surgiu por causa de produtos errados para o seu tipo de fio. Atente-se ao rótulo e certifique-se que esteja usando os produtos corretos.

Cuidado com água quente: na hora do banho, a água quente pode aumentar a oleosidade dos fios e outros problemas capilares. O ideal é sempre morna ou gelada. Isso ajudará também no brilho do cabelo, deixando os fios mais bonitos.

+ Como lavar os fios sem shampoo? Aprenda esta técnica

Utilize corretamente o condicionar: na hora da aplicação do condicionador ou cremes de hidratação, cuidado para não aplicar na raiz do cabelo. Isso pode entupir os poros capilares e agravar ainda mais a oleosidade dos fios. Portanto, aplique sempre apenas no comprimento.

Hidratação: uma dúvida muito recorrente de mulheres é que a hidratação irá piorar a oleosidade. Mas isso não é e verdade. A hidratação é necessária para um cabelo bonito e saudável. Só irá ficar oleoso se aplicar uma máscara que não é adequada para o seu tipo de cabelo ou na raiz. Lembre-se de fazer pelo menos 1 vez por semana.

Remova por completo os produtos: ao lavar os fios, cuidado deixar resquícios de produtos no cabelo. Enxague bem com água corrente, retirando shampoo, condicionador, máscara de hidratação e entre outros.

Evite passar as mãos: as mãos podem levar oleosidade aos fios, por esse motivo, evite ficar tocando em seu cabelo. Caso não consiga, prender pode ser uma solução até se acostumar a não tocar os fios.

Controle a oleosidade do rosto: essa dica vale principalmente para as mulheres que têm franjas. A oleosidade do rosto pode passar pelo cabelo se ficar em contato direto. Por isso, é importante também controlar a da pele.

Cuidado na hora de secar os fios: no momento em que estiver usando o secador, não chegue muito próximo da raiz com o secador, isso poderá aumentar a produção de óleo do seu couro cabeludo.

Alimentação e água: uma alimentação rica em gorduras ruins, frituras e industrializados, pode piorar a sua saúde como um todo e isso inclui o cabelo. Por esse motivo, priorize uma alimentação saudável, com muitas fontes de vitaminas para que seu cabelo fique sempre forte. E a água é vital para o bom funcionamento do corpo, e principalmente, para o cabelo.

Leia mais sobre o assunto: tratamento caseiro para fios oleoso – 5 formas de controlar o problema

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy