Slackline: saiba o que é, descubra os benefícios e como praticar

Popularmente conhecido como corda bamba surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010

0 37

Apesar do nome não ser muito popular, mas muitas pessoas já devem ter ouvido falar e sabem o que é o Slackline. No Brasil, chamamos esse esporte de corda bamba e era visto como uma atração de circo e tinha poucos adeptos. Atualmente, essa atividade ganhou forças nas praias brasileiras e está conquistando cada vez mais praticantes.

O que é slackline?

Slackline é um esporte radical que leva uma fita de nylon amarrada em uma árvore ou qualquer outro apoio. Na modalidade básica o praticante tenta se equilibrar e andar sobre a corda bamba. É uma atividade que tem inúmeros benefícios e é muito divertida de se praticar.

Como surgiu o esporte?

O “Slack” começou nos Estados Unidos, nos anos de 1980, em campos de escaladas no Vale de Yosemite, entre pessoas que escalavam. E foi lá nesses acampamentos que surgiu a ideia de amarrar a corda em dois pontos fixos e tentar se equilibrar em cima. Além de ser um esporte novo no mundo, chegou ainda mais tarde no Brasil, apenas em 2010 nas praias cariocas. Porém, atualmente é uma modalidade praticada por esportistas do mundo todo.

slackline
Jessica Joy Holt (Foto: Reprodução/Instragram)

Como praticar e quais equipamentos são necessários?

Precisa-se da fita de nylon amarrada sobre dois pontos fixos. Você pode comprar o equipamento em lojas esportivas. Atualmente existem cordas de diversas marcas e diversos preços, no entanto, o valor varia entre R$ 100 até 400 reais. Além disso, quanto maior o comprimento, mais caro é.

Para praticar em solo firme, como por exemplo em um campo ou areia da praia, não é necessário nenhum outro equipamento para praticar além da corda.

Modalidades do slackline

Dentro do esporte existem algumas modalidades, cada uma com um grau de dificuldade e habilidade. Conheça posteriormente cada uma delas.

Slackline

É o mais simples e perfeito para quem nunca praticou antes. Basta tentar se equilibrar na corda bamba enquanto anda de uma ponta para outra. Além disso, tentar se equilibrar na corda pelo maior tempo que conseguir.

Longline

Long é longo em inglês, ou seja, você já pode adivinhar o que terá que fazer nesta modalidade. Assim como no primeiro, é tentar chegar no outro lado da corda, se equilibrando e sem cair. Todavia, sua corda é mais extensa, deixando a atividade com um grau acima de dificuldade e mais divertida.

Waterline 

Outro nome vindo do inglês e uma modalidade ainda mais radical. Water é água em inglês, ou seja, você tentará atravessar a corda que está sobre a água. Pode ser feito em água rasa ou funda para quem sabe nadar e deseja algo ainda mais radical.

slackline
Gisel Barrionuevo (Foto: Joji Vichich)

Highline

High é alto em inglês, ou seja, nesta modalidade a aventura fica ainda mais intensa. É a modalidade mais radical e necessita de que a pessoa já tenha uma certe experiência no exercício. Por ser em uma altura considerável, acima de seis metros, é necessário equipamentos de segurança para garantir a integridade física do praticante.

Trickline

É a modalidade que além da diversão também tem competição. Nesta prática, além de conseguir manter o equilíbrio, o praticante deve fazer manobras diferentes sobre a corda bamba. Ou seja, exige mais habilidade e experiência para praticar.

Yogaline

Como o próprio nome já diz, o praticante desta modalidade faz a yoga em cima da corda bamba. Além de precisar de uma prática na corda, também é preciso saber quais são as posturas corretas do yoga. Portanto, faça sempre com a ajuda de um profissional.

Roberta Calheiros (Foto: Guilherme Melo Paim)

Benefícios

Por fim, agora que você já conhece as modalidades do slackline e sabe como praticar o exercício, descubra os benefícios.

  • Promove o equilíbrio;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta e melhora os reflexos;
  • Aumenta a força corporal;
  • Ajuda a diminuir sintomas de distúrbios de concentração;
  • Trabalha a musculatura do corpo todo.

Ballet fitness emagrece? Conheça os benefícios desta prática

Fonte: Wikipédia / Cia Verde

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy