Ballet fitness emagrece? Conheça os benefícios desta prática

1

O ballet fitness ganha cada vez mais adeptas. Isso porque ele combina a elegância da dança com movimentos funcionais, pensados para modelar o corpo. Descubra tudo sobre a técnica:

 

O que é ballet fitness?

A atividade ballet fitness também pode ser conhecida como barre, ballet funcional, power ballet ou ballet pilates e os exercícios podem variar bastante de uma modalidade para outra.

Existem muitas divergências sobre quem foi o criador do ballet fitness e em qual região do mundo ele de fato surgiu. Entretanto, uma das versões mais conhecidas da estória se passa na década de 1960.

Após sofrer uma lesão nas costas, a bailarina alemã Lotte Berk passou a conciliar seus treinos de ballet com exercícios complementares para fortalecimento do corpo. Dessa forma, nasceu a atividade física que une a graciosidade do ballet com um maior fortalecimento corporal.

Então o que realmente se sabe é que o ballet fitness nada mais é que a junção da ballet com exercícios físicos típicos de academia, também podendo incluir elementos da yoga, pilates e ginástica funcional.

Os benefícios da prática do ballet fitness podem ser múltiplos para a saúde. Este exercício pode ser capaz de até mesmo auxiliar num processo de emagrecimento.

 

É verdade que o ballet emagrece?

 

Conheça os melhores exercícios de balé fitness para iniciantes
Foto: Reprodução/Pinterest

Sim, isso é verdade! Existem níveis diferentes de ballet fitness para iniciantes, intermediários e pessoas em estágios avançados da prática, mas uma única sessão de ballet fitness pode te ajudar a queimar entre 500 e 750 calorias, em média.

Portanto, quando as sessões são feitas corretamente e aliadas a outros fatores, como uma alimentação balanceada, elas podem sim te fazer enxergar resultados na silhueta. Além disso, essa atividade física serve para tonificar glúteos, abdômen, panturrilhas, braços, coxas e costas.

Bônus: clique aqui para conhecer os melhores exercícios para emagrecer!

 

Quais os outros benefícios do ballet fitness?

Recentemente, o ballet fitness se tornou um pouco mais conhecido ao redor do mundo após o filme Cisne Negro, drama estrelado pela atriz Natalie Portman.

No longa, a bailaria pratica treinos de ballet bastante intensos, os quais são capazes de fazer com que ela realmente “malhe” ao longo da dança.

 

O ballet fitness pode te ajudar a emagrecer
Foto: Reprodução/Pinterest

E até aqui você já sabe que o ballet fitness pode te ajudar a fortalecer a musculatura e te ajudar a perder peso. Mas a lista não para por aí! Confia no que mais esse tipo de atividade pode ser benéfica para você:

 

O ballet fitness pode te ajudar a:

  • Definir do corpo
  • Ter mais resistência física
  • Tonificar os músculos
  • Aumentar a flexibilidade corporal
  • Manter a postura ereta e adequada
  • Ter boa noção de equilíbrio
  • Melhorar sua a memória
  • Aperfeiçoa sua coordenação motora
  • Auxiliar na perda de peso

Ufa! Motivos mais do que suficientes para começar a praticar, não é?

 

Quem pode fazer o ballet fitness?

Não é preciso ter sido bailarina ou ter qualquer experiência com danças, ginásticas ou outros tipos de exercício antes de entrar no ballet fitness. Além disso, não existe idade aquedada ou mais apropriada para a prática dele!

E acredite, o ballet fitness pode te conquistar ainda mais pela sua praticidade, isso porque ele não necessita de equipamentos elaborados para ser praticado. Inclusive, sabe qual objeto que você tem aí em casa que pode te ajudar nessa missão? Uma cadeira! Pois é, super fácil e acessível. Aprenda passos iniciantes neste tipo de atividade clicando no vídeo a seguir.

 

Como é feita esta atividade?

As aulas duram entre 40 minutos e uma hora e meia e devem ser feitas no mínimo duas vezes por semana. Em um cenário ideal, é interessante que você se dedique à prática todos os dias.

Antes de começar o ballet fitness, pode ser interessante que você passe por avaliações médicas, só para saber se o corpo está com as articulações em dia e receptivas para a quantidade de esforço que virá.

 

O ballet fitness ajuda no condicionamento físico
Foto: Reprodução/Pinterest

Além disso, busque por cursos presenciais na sua cidade ou por cursos online com professoras e professoras, especialmente se você é iniciante.

No Youtube, existe uma grande variedade de aulas, focadas em objetivos bem definidos. Ou seja, se você quer perder peso, fortalecer o bumbum o chapar a barriga, basta buscar por vídeos no qual o exercício é apresentado com esse enfoque

Se você entende um pouco de inglês, colocamos um vídeo a seguir que pode te ajudar com mais algumas ideias de exercícios. Ele é feito sem equipamentos e tem duração de 30 minutos.

 

E aí, o que você achou dessa alternativa super original para manter corpo e mente saudáveis? Conta para a gente aqui nos comentários!

Através da
Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy