Você tem a síndrome do cabelo impenteável? Descubra o que é

0

Você já ouviu falar da síndrome do cabelo impenteável? Apesar de parecer algo comum, é uma doença genética e rara, que afeta poucas pessoas. Essa condição se desenvolve na infância e é difícil de ser diagnosticada, já que só é possível descobrir a síndrome através de exames genéticos, que além de não serem comum são caros.

A síndrome do cabelo impenteável pode aparecer a partir dos 3 anos de idade e costuma ficar até os 12 anos, sendo extremamente rara em adultos. A maioria das pessoas que sofrem com essa condição possuem o cabelo fino, opaco e loiros. Entretanto, não tem tratamento, melhora apenas com o tempo.

Essa condição faz com que cada fio nasça de uma forma diferente, para uma direção oposta e como o nome diz, é impossível de ser penteado. Após escovar os fios, costuma voltar ao que era antes da escovação. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é um cabelo frágil e pode sim ser brilhoso.

+ Cabelo oleoso? Descubra 5 hábitos para deixar os fios mais bonitos

Como tratar a síndrome do cabelo impenteável?

É uma condição rara e que ainda não possui tratamento específico para ela, mas para que os fios continuem saudáveis, é necessário manter uma rotina de cuidados comum. Por atingir, em sua grande maioria, os procedimentos químicos não são indicados e tão pouco resolverão os problemas, portanto, apenas os cuidados comuns serão indicados.

Além disso, se perceber que os fios não se penteiam, crescem sem um padrão, o ideal é procurar um dermatologista para um diagnóstico precoce e certeiro, pois, pode acabar sendo confundindo com outras doenças capilares.

Suplementação de biotina

A Vitamina B7 ou biotina, como é popularmente conhecida, é de extrema importância para a saúde dos fios. Por esse motivo, deve-se atentar na ingestão desse nutriente, que poderá vir através de uma alimentação saudável ou suplementação.

Segundo o Centro de Informação sobre Doenças Raras e Genéticas dos Estados Unidos, pessoas com essa síndrome tiveram uma melhora significativa na resistência dos fios para pentear após o uso dessa vitamina, portanto, adicione na rotina.

Para crianças, é necessário uma receita para a manipulação da vitamina. Já nos alimentos, poderá ser encontrado em gema de ovo, fígado de boi, cogumelos, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

Invista em nutrição e hidratação

Pessoas com a síndrome do cabelo impenteável não significa que estão sofrendo com a falta de hidratação e nutrição, contudo, sem os cuidados corretos poderá agravar o caso, tornando ainda mais difícil pentear os fios. Por esse motivo, não deve-se pular esses passos.

Para hidratação, se possível, a cada 15 dias deverá ser feito em um salão para uma hidratação mais profunda, desde a raiz até as pontas. Pelo menos duas vezes na semana, em casa, deve-se se usar uma máscara potente para a hidratação.

Já a nutrição, deverá ser feita uma vez por semana para devolver os nutrientes perdidos pelos agentes externos, como poluição e raios solares. Esse passo é feito com óleo natural, como o de coco, azeite de oliva, óleo de abacate. Para uma nutrição mais potente, o ideal é aplicar no cabelo antes de dormir e retirar somente no outro dia no banho.

Cuidado ao desembaraçar

A síndrome não deixa o cabelo ficar arrumado e penteado, mas precisa ser removido os nós para melhorar a aparência do cabelo. Para quem possui essa condição, a melhor forma para pentear os fios e consequentemente tirar o nó é no banho.

Com o cabelo molhado e após ter deixado o condicionar agir bem, utilize um pente de madeira para ir penteando. Esse pente tira o nó com facilidade e ajuda no controle do frizz, por esse motivo é o mais indicado para esse tipo de cabelo.

Evite fontes de calor

Fontes de calor como chapinha, secador e babyliss não são usados em excesso em crianças e devem ser evitados especialmente em pessoas com essa síndrome. Esses procedimentos podem deixar os fios secos e agravar ainda mais a situação, mas caso seja necessário o uso aposte em um bom protetor térmico antes.

Se você percebeu na sua criança algo diferente no cabelo, como pentear e logo depois o cabeço está todo bagunçado, o primeiro passo é procurar um dermatologista. Os salões são especializados em cuidados com os fios, mas essa síndrome é uma doença genética e precisa ser tratada com tal.

Mais uma vez, não há pânico caso haja o diagnóstico, pois costuma desaparecer a partir dos dois anos e apenas 100 pessoas no mundo foram diagnosticadas com essa doença.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy