Significado dos sonhos: interprete o que você está sonhando

4

Há quem diga que os sonhos são apenas fruto da nossa imaginação. Para outras pessoas, muitas vezes, eles têm um quê de premonição. Além disso, existem aqueles que acreditam que os sonhos trazem mensagens importantes, servindo até como contato com espíritos e seres angelicais. Apesar de existirem muitas definições sobre o que é o sonho, uma coisa é certa: seu significado aguça a curiosidade de qualquer um.

Por que sonhamos?

Sonhos
Foto: Claudio Scott

Um dos psicanalistas mais renomados de todos os tempos, Sigmund Freud, se debruçou sobre os sonhos para entender um pouco desse mistério tão presente nas nossas vidas. Segundo a teoria de Freud, os sonhos são manifestações de conteúdos reprimidos em nosso inconsciente. Em outras palavras, tudo aquilo que não colocamos para fora vem à tona durante o sono. No entanto, esses conteúdos não são literais e, por isso, precisam ser interpretados de acordo com cada pessoa e cada situação.

Interpretando os símbolos

Procurar entender o significado do que vemos durante uma noite de sono é uma forma de praticar o autoconhecimento. Isso porque os sonhos revelam aquilo que passeia pelo nosso inconsciente. Quem nunca sonhou com algo que pensou brevemente ao longo do dia? Ou então com uma pessoa que não via há tempos? Animais, situações como morte e gravidez, lugares, pessoas já falecidas, objetos e outros símbolos costumam aparecer durante o sono. Saiba o significado de alguns dos sonhos mais comuns:

Dez sonhos comuns e seus significados

Sonhos
Foto: Pixabay

Cobra

Sonhar com esse animal pode significar um presságio de que algo ruim está para acontecer ou, ainda, que você será traído por alguém próximo. No entanto, a cobra também pode estar relacionada com aspectos emocionais, como a dificuldade de se desapegar de coisas do passado, falta de iniciativa e desejos sexuais reprimidos, por exemplo.

Borboleta

As borboletas, normalmente, têm um viés positivo quando aparecem nos sonhos. Exceto quando aparecem machucadas. Esses insetos encantadores representam transformação e mudanças e podem estar relacionados com a fase pela qual você está passando ou, ainda, indicar uma mensagem para que você se prepare para novidades futuras.

Cachorro

Esse animal, tão comum nos lares brasileiros, é considerado o melhor amigo do homem. Sonhar com cachorro pode ter diferentes interpretações, mas normalmente elas estão relacionadas à amizade e à lealdade. Se o cachorro está bravo, fique atento às pessoas próximas. Se o cachorro que aparece no sonho é o seu, você será ajudado por um amigo próximo.

Chuva

A chuva tem um significado positivo quando aparece no sonho. Mas, esse lado positivo vem como um lembrete sobre alguma situação da sua vida. Sonhou com chuva? Preste atenção aos seus desejos, planos, negócios, rotina e relacionamentos. A intensidade também indica diferenças: chuva forte, com raios e trovões, por exemplo, pode ter a ver com problemas que você precisa resolver.

Mar

Assim como acontece com a chuva, a intensidade das águas do mar no sonho também pode ter significados diferentes. Pensando pelo lado místico, o mar tem a ver com a nossa coragem para enfrentar os obstáculos. Um mar calmo, normalmente, indica momentos alegres. Por outro lado, um mar agitado pode revelar possíveis problemas em família.

Mulher sonhando
Foto: Reprodução/Shape Magazine

Gravidez

Há quem acredite que, quando sonhamos com gravidez, estamos “sentindo” a presença de um bebê dentro do nosso círculo familiar ou de amizades. No entanto, esse sonho também pode estar ligado a mudanças. Como você está lidando com o seu lado criativo e seus projetos pessoais? Talvez seja o momento de tentar aquilo que sempre quis.

Morte

Às vezes, esse sonho pode ser assustador, especialmente quando sonhamos com o falecimento de alguém que amamos. Mas, sonhar com a morte não quer dizer necessariamente que a pessoa vai morrer.  Ela representa o início de um novo ciclo, renovação e regeneração. Isso pode significar, entre outras coisas, que a relação de vocês vai mudar ou até mesmo que existem questões emocionais entre vocês que merecem atenção.

Dinheiro

Cédulas e moedas são bastante comuns em sonhos. Sonhar com dinheiro pode ter vários significados, mas normalmente tem a ver com questões financeiras. Positivamente, pode significar sorte, abundância, algum projeto que dará bom retorno. Já pelo lado negativo, portanto, pode ser que você esteja preocupado com as finanças, com medo de perder o emprego ou passando por momentos difíceis nos negócios.

Escada

Esse sonho tem um simbolismo muito forte. A escada significa a ascensão ou o declínio e isso depende se você estava subindo ou descendo os degraus. Se subia, há chances de ter boas notícias em breve. Se descia, é bom ficar atento aos negócios e aos relacionamentos. Além disso, passar embaixo da escada pode ser um presságio de sorte.

Hospital

Mais um sonho cheio de simbolismo. Como você se sente? A saúde está em dia? Está precisando descansar? Ou precisa da ajuda de alguém? Se procura ajuda em um hospital, sua saúde pode estar precisando de uma atenção especial. Se está cuidando de alguém, então, pode ser que seja hora de fazer uma ação voluntária. Observe suas necessidades e olhe para dentro.

Mostrar comentários (4)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy