Shampoo natural: benefícios e receitas para o seu tipo de cabelo

A cosmética natural está a cada dia mais em alta e conquistando adeptas ao redor do mundo. O sucesso dos produtos naturais se dá ao fato dos benefícios para a saúde, atendendo literalmente quase todas as pessoas. Nesse mundo, surgiu também o shampoo natural, que pode ser feito em casa e livre de componentes químicos. Conheça mais sobre o shampoo caseiro e saiba quais são os benefícios do uso.

O que é um shampoo natural?

Em primeiro lugar, entenda o que é esse shampoo natural. Como o próprio nome já diz, é natural, ou seja, livre de componentes químicos, parabenos, sulfatos e entre outros. Com isso, o produto para lavar os cabelo leva apenas ingredientes da naturais que não agridem os fios e nem o organismo.

Segundo o portal Namu, que é especialista em produtos naturais, para ser considerado um shampoo natural ou um produto natural, precisa ser pelo menos 95% da sua composição natural. Se a lista de ingredientes passou disso, já não pode mais ser considerado natural e sem componentes químicos.

Leia também: Mechas cor de doce de leite: 40 provas de que essa é a cor de 2021

Para que serve o shampoo natural?

Entenda quais são os benefícios do uso do shampoo natural e veja os motivos para inserir o produto na sua rotina capilar.

(Foto: Reprodução/Freepik)

Menor risco de alergias

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Muitas pessoas sofrem com alergias causadas por componentes químicos que fazem parte da composição de shampoo industrializado. Com a remoção dessas químicas e produtos que vem da natureza, o risco de alergias diminuem drasticamente. Por isso, é indicado para pessoas com couro cabeludo sensível.

Outro ponto positivo, por não possuir fragrância para deixar perfumado, é uma ótima opção para quem sofre com sensibilidade ao cheiro forte e pode ser usado em crianças, pois não ardem os olhos.

Brilho e maior hidratação

Os shampoos são feitos para limpar o cabelo e muito deles, acabam limpando excessivamente e tirando a oleosidade natural dos fios. A oleosidade precisa ser equilibrada, pois é o que dá o brilho nos fios e afasta problemas como quebra e pontas duplas.

Já o shampoo natural limpa na medida certa, mantendo e estimulando a oleosidade natural dos fios. Com isso, deixará seu cabelo ainda mais lindo, macio e com um resultado de salão.

+ Franja longa: 30 ideias para mostrar o sucesso do corte

Estimula o crescimento capilar

Os produtos naturais, geralmente, são ricos em muitas vitaminas e nutrientes que melhoram a saúde do couro e também dos fios. Essas vitaminas são essenciais para o crescimento capilar. Ou seja, com o uso do shampoo natural, seu cabelo recebe mais nutrientes e como consequência, acaba crescendo mais rápido e mais saudável. Além disso, também é uma ótima opção para quem está sofrendo com queda capilar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Preserva a tintura

Para as mulheres que têm os cabelos tingidos, o shampoo natural também é uma boa opção. Esse produto é recomendado para todos os tipos de cabelo, incluindo luzes e tingidos, pois é capaz de preservar a cor por mais tempo, pois são capazes de limpar sem excesso e com isso, tendo sua cor por muito mais tempo.

Não agride o meio ambiente

Quando usa-se um produto natural, geralmente as embalagens são reutilizáveis e com isso, o consumo de plástico diminui drasticamente. Consequentemente, menos lixo na natureza. Mas não para por aí! Os produtos naturais, como o shampoo e o condicionador, são livres de componentes químicos que agridem o meio ambiente, não contaminando solos e a água. Com isso, preservam o ecossistema.

Qual é a diferença entre shampoo vegano ou shampoo natural?

(Foto: Reprodução/Freepik)

Um shampoo vegano pode ser natural, mas um shampoo natural, não necessariamente é vegano. Isso ocorre porque o vegano é livre de produtos de origem animal, como o ovo, por exemplo. Além disso, se for industrializado, não passa por testes em animais e pode ser natural.

Já o natural, pode conter algum produto de origem animal, mas é uma composição 100% limpa, apenas com ingredientes naturais e orgânicos. Entretanto, não precisa, necessariamente levar produtos de origem animal na composição.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

+ Bad hair day: 10 soluções simples para um cabelo perfeito

Como usar o shampoo natural?

A aplicação acontece da mesma forma do shampoo tradicional e não precisa de uma maneira específica. Entretanto, se é a sua primeira vez usando, pode perceber que, o shampoo natural não faz tanta espuma como um tradicional. Isso acontece por causa da falta de sulfato, que é o que produz a espuma, no seu produto. Para que o cabelo fique limpo da maneira correta, aplique duas vezes no couro e esfregue normalmente. A espuma será pouca, mas você sentirá a limpeza e maior hidratação.

Como fazer em casa?

Se você quer testar os benefícios do uso do shampoo natural, aprenda a fazer diversas receitas naturais e que irão deixar o seu cabelo mais brilhante do que nunca!

(Foto: Reprodução/Freepik)

Shampoo natural hidratante e com PH balanceado

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de óleo de jojoba
  • 1 colher de chá de óleo de rícino
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de óleos essenciais (lavanda, cedro, alecrim, hortelã e entre outros) de sua preferência

Modo de preparo

  1. Em uma tigela de vidro limpa e higienizada, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Para chegar na consistência líquida, se precisar, adicione mais leite de coco na composição;
  3. Após, guarde em uma embalagem limpa e está pronto para o uso.

Shampoo caseiro com dois ingredientes

Ingredientes

  •  1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Em uma tigela de vidro limpa e higienizada, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Para chegar na consistência líquida, se precisar, adicione mais água;
  3. Após, guarde em uma embalagem limpa e está pronto para o uso.

Shampoo caseiro com hidratação potente

Ingredientes

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • ¼ xícara de abacate (se o cabelo estiver muito seco, pode aumentar a quantidade de abacate)
  • 400ml de água filtrada

Modo de preparo

  1. Em uma tigela de vidro limpa e higienizada, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Para chegar na consistência líquida, se precisar, adicione mais água;
  3. Após, guarde em uma embalagem limpa e está pronto para o uso.

Contraindicação

Por ser usado apenas produtos naturais, não existe contraindicação, entretanto, fique atento se não sofre com alergia de algum componente das receitas citadas. Se após o uso sentir ardência ou notar vermelhidão, suspender o uso. Como já citado, o shampoo natural é hipoalergênicos, mas é preciso ficar de olho como sua pele irá reagir ao produto.

Comentários (0)
Comentar