Shampoo natural: benefícios e receitas para o seu tipo de cabelo

0

A cosmética natural está a cada dia mais em alta e conquistando adeptas ao redor do mundo. O sucesso dos produtos naturais se dá ao fato dos benefícios para a saúde, atendendo literalmente quase todas as pessoas. Nesse mundo, surgiu também o shampoo natural, que pode ser feito em casa e livre de componentes químicos. Conheça mais sobre o shampoo caseiro e saiba quais são os benefícios do uso.

O que é um shampoo natural?

Em primeiro lugar, entenda o que é esse shampoo natural. Como o próprio nome já diz, é natural, ou seja, livre de componentes químicos, parabenos, sulfatos e entre outros. Com isso, o produto para lavar os cabelo leva apenas ingredientes da naturais que não agridem os fios e nem o organismo.

Segundo o portal Namu, que é especialista em produtos naturais, para ser considerado um shampoo natural ou um produto natural, precisa ser pelo menos 95% da sua composição natural. Se a lista de ingredientes passou disso, já não pode mais ser considerado natural e sem componentes químicos.

Leia também: Mechas cor de doce de leite: 40 provas de que essa é a cor de 2021

Para que serve o shampoo natural?

Entenda quais são os benefícios do uso do shampoo natural e veja os motivos para inserir o produto na sua rotina capilar.

shampoo natural
(Foto: Reprodução/Freepik)

Menor risco de alergias

Muitas pessoas sofrem com alergias causadas por componentes químicos que fazem parte da composição de shampoo industrializado. Com a remoção dessas químicas e produtos que vem da natureza, o risco de alergias diminuem drasticamente. Por isso, é indicado para pessoas com couro cabeludo sensível.

Outro ponto positivo, por não possuir fragrância para deixar perfumado, é uma ótima opção para quem sofre com sensibilidade ao cheiro forte e pode ser usado em crianças, pois não ardem os olhos.

Brilho e maior hidratação

Os shampoos são feitos para limpar o cabelo e muito deles, acabam limpando excessivamente e tirando a oleosidade natural dos fios. A oleosidade precisa ser equilibrada, pois é o que dá o brilho nos fios e afasta problemas como quebra e pontas duplas.

Já o shampoo natural limpa na medida certa, mantendo e estimulando a oleosidade natural dos fios. Com isso, deixará seu cabelo ainda mais lindo, macio e com um resultado de salão.

+ Franja longa: 30 ideias para mostrar o sucesso do corte

Estimula o crescimento capilar

Os produtos naturais, geralmente, são ricos em muitas vitaminas e nutrientes que melhoram a saúde do couro e também dos fios. Essas vitaminas são essenciais para o crescimento capilar. Ou seja, com o uso do shampoo natural, seu cabelo recebe mais nutrientes e como consequência, acaba crescendo mais rápido e mais saudável. Além disso, também é uma ótima opção para quem está sofrendo com queda capilar.

Preserva a tintura

Para as mulheres que têm os cabelos tingidos, o shampoo natural também é uma boa opção. Esse produto é recomendado para todos os tipos de cabelo, incluindo luzes e tingidos, pois é capaz de preservar a cor por mais tempo, pois são capazes de limpar sem excesso e com isso, tendo sua cor por muito mais tempo.

Não agride o meio ambiente

Quando usa-se um produto natural, geralmente as embalagens são reutilizáveis e com isso, o consumo de plástico diminui drasticamente. Consequentemente, menos lixo na natureza. Mas não para por aí! Os produtos naturais, como o shampoo e o condicionador, são livres de componentes químicos que agridem o meio ambiente, não contaminando solos e a água. Com isso, preservam o ecossistema.

Qual é a diferença entre shampoo vegano ou shampoo natural?

como fazer shampoo natural
(Foto: Reprodução/Freepik)

Um shampoo vegano pode ser natural, mas um shampoo natural, não necessariamente é vegano. Isso ocorre porque o vegano é livre de produtos de origem animal, como o ovo, por exemplo. Além disso, se for industrializado, não passa por testes em animais e pode ser natural.

Já o natural, pode conter algum produto de origem animal, mas é uma composição 100% limpa, apenas com ingredientes naturais e orgânicos. Entretanto, não precisa, necessariamente levar produtos de origem animal na composição.

+ Bad hair day: 10 soluções simples para um cabelo perfeito

Como usar o shampoo natural?

A aplicação acontece da mesma forma do shampoo tradicional e não precisa de uma maneira específica. Entretanto, se é a sua primeira vez usando, pode perceber que, o shampoo natural não faz tanta espuma como um tradicional. Isso acontece por causa da falta de sulfato, que é o que produz a espuma, no seu produto. Para que o cabelo fique limpo da maneira correta, aplique duas vezes no couro e esfregue normalmente. A espuma será pouca, mas você sentirá a limpeza e maior hidratação.

Como fazer em casa?

Se você quer testar os benefícios do uso do shampoo natural, aprenda a fazer diversas receitas naturais e que irão deixar o seu cabelo mais brilhante do que nunca!

shampoo natural receitas
(Foto: Reprodução/Freepik)

Shampoo natural hidratante e com PH balanceado

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de óleo de jojoba
  • 1 colher de chá de óleo de rícino
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de óleos essenciais (lavanda, cedro, alecrim, hortelã e entre outros) de sua preferência

Modo de preparo

  1. Em uma tigela de vidro limpa e higienizada, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Para chegar na consistência líquida, se precisar, adicione mais leite de coco na composição;
  3. Após, guarde em uma embalagem limpa e está pronto para o uso.

Shampoo caseiro com dois ingredientes

Ingredientes

  •  1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Em uma tigela de vidro limpa e higienizada, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Para chegar na consistência líquida, se precisar, adicione mais água;
  3. Após, guarde em uma embalagem limpa e está pronto para o uso.

Shampoo caseiro com hidratação potente

Ingredientes

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • ¼ xícara de abacate (se o cabelo estiver muito seco, pode aumentar a quantidade de abacate)
  • 400ml de água filtrada

Modo de preparo

  1. Em uma tigela de vidro limpa e higienizada, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Para chegar na consistência líquida, se precisar, adicione mais água;
  3. Após, guarde em uma embalagem limpa e está pronto para o uso.

Contraindicação

Por ser usado apenas produtos naturais, não existe contraindicação, entretanto, fique atento se não sofre com alergia de algum componente das receitas citadas. Se após o uso sentir ardência ou notar vermelhidão, suspender o uso. Como já citado, o shampoo natural é hipoalergênicos, mas é preciso ficar de olho como sua pele irá reagir ao produto.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy