Ondas definidas: o que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito

0

Após lavar o cabelo e finalizar, o cabelo cacheado ganha um volume incrível e os cachos ficam bem definidos. Mas no dia seguinte ou poucas horas após, os cachos começam a desmanchar e ficam fios sem definição e com bastante frizz. Felizmente é um problema fácil de resolver e em casa é possível deixar o seus fios mais lindos. Saiba agora o que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito, mesmo no day after (dia seguinte).

O cabelo cacheado, naturalmente, é mais seco do que o liso. Isso acontece por causa da curvatura dos fios, que dificulta a passagem da oleosidade natural do couro para as pontas. Com isso, os cachos podem perder a forma, formar frizz e até mesmo ficar quebradiço. Por esses motivos, é tão importante ter uma rotina de cuidados com os fios cacheados e assim, conseguir cachos mais bonitos e mais definidos.

Conheça o seu tipo de cacho

O primeiro passo é saber qual é a curvatura do seu cacho e assim conseguirá manter a beleza dos fios. Para quem está em um processo de transição capilar, a curvatura poderá mudar no processo, mas após sair toda a química, conseguirá saber exatamente qual é o seu.

A curvatura do cabelo cacheado começa no 2A e vai até o cabelo crespo, que é o 4C. Para reconhecer o seu tipo de fio, é bem simples. Lave o seu cabelo normalmente e deixe secar naturalmente. Não utilize nenhum creme de pentear ou finalizador, apenas saia do banho e deixe os fios secando. Nesse processo, evite passar as mãos. Quando secar, você conseguirá identificar qual é o seu tipo de cacho.

Não se preocupe, é comum que um cabelo tenha até duas curvaturas, como cacho aberto 3A misturado com o 3B. Portanto, se perceber mais texturas, não se preocupe, é perfeitamente normal. Veja abaixo uma tabela para identificar melhor qual é a sua curvatura:

tipos de cachos
Imagem: Reprodução / Beleza Natural

Produtos para o seu tipo de cacho

Após identificar o seu tipo de cacho, é a hora de renovar os seus cremes e acertar na compra. Se o seu cabelo é crespo, no 4C, o creme finalizador do cacho 2A não irá servir para o seu cabelo. Por isso, se aplicar errado, os cachos provavelmente irão desmanchar e no dia seguinte irá acordar sem definição.

No mercado, os cremes são separados pela curvatura, geralmente, atendem até três tipos de curvas. Por exemplo, um creme de pentear para cabelo ondulado, irá atender as três curvaturas, 2A, 2B e o 2C. Assim como para cabelo crespo irá atender tanto 4B quanto 4C.

Para que seus cachos fiquem mais definidos, escolha o creme finalizador especialmente para o seu tipo de cacho. Assim como shampoo, máscaras de hidratação e entre outros produtos para cabelo.

O que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito: hidratação

O cabelo cacheado é mais seco do que outros tipos de fios, por esse motivo, a hidratação jamais deve ser deixada de lado. Para que seu cabelo fique mais bonito, invista em máscara de hidratação pelo menos duas vezes na semana. Se você é uma pessoa com pouco tempo, as ampolas de hidratação instantâneas podem ser uma ótima solução. Se possível, faça uma hidratação profunda no salão a cada 15 dias. Mas em casa, deve ser feito semanalmente e com os produtos corretos.

+ Como cuidar dos fios ondulado e ter resultado de salão

Cuidados na hora de lavar o cabelo

Saiba o que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito
O que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito (Foto: Unsplash)

O seu cacho pode estar perdendo a definição por causa de erros na hora de lavar os fios. Muitas mulheres não sabem, mas não pode esfregar as pontas do cabelo com ou sem shampoo. Para que seus fios fiquem bonitos, siga um mini tutorial:

  • Aplique o shampoo na raiz do cabelo molhado e esfregue com as pontas dos dedos;
  • Ao enxaguar, o shampoo irá escorrer por seus fios e assim eles ficarão limpos;
  • Não esfregue ou aplique shampoo nas pontas, isso irá ressecar o seu cabelo além de quebrar diversos fios;
  • Aplique em seguida, a máscara de hidratação, sempre respeitando cinco dedos de distância da raiz;
  • Deixe agir pelo tempo escrito na embalagem do seu creme;
  • Após, remova todo o produto;
  • Para selar as cutículas que foram abertas, aplique o condicionar para o seu tipo de cabelo.

Além dos passos acima, evite lavar o cabelo com água muito quente, isso também irá ressecar os fios e destruir a beleza do seus cachos.

Cuidados na hora de secar

O secador tradicional deve ser evitado na hora de secar o seu cabelo, por isso, se você não possuí um difusor, deixe o seus fios secarem naturalmente. Quando o secador comum é utilizado, mesmo você tendo finalizado o seus cachos, eles irão se abrir e perderão a curvatura.

Outra dica, na hora da sua finalização, ao invés de amassar os cachos com as mãos ou toalha simples, invista em camisas de algodão. Elas irão prevenir o frizz e deixarão seus fios ainda mais definidos.

+ Como finalizar cabelo cacheado: confira dicas, técnicas e melhores produtos

Como deixar o cabelo cacheado mais bonito: touca de cetim/seda

É dormindo que os cachos acabam se desfazendo e no outro dia, eles acordarão com volume e sem definição. Por isso, o cuidado noturno é essencial. Uma dica simples que irá transformar o seus cachos é investir em uma touca de cetim ou seda.

Esse tecido, além de não desmanchar os cachos, pois o atrito com os fios é amenizado pelo tipo de fio do tecido, a touca irá manter a hidratação dos fios, pois não absorve a oleosidade natural do cabelo. A fronha de seda também poderá ser uma aliada, mas a touca deixa o cabelo preso e por isso, preserva mais os cachos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy