Retoque de raiz em casa: tenha resultados dignos de salão

1

Poucas coisas são tão tentadoras – e gratificantes – quanto aprender a pintar o cabelo a partir do conforto do seu próprio banheiro. Mas como qualquer pessoa que já fez isso sabe, existe uma razão para a ida ao salão ser tão cara. Colorir o seu próprio cabelo requer habilidade, destreza e familiaridade básica com a ciência. Para ajudar, compilamos conselhos para você fazer em casa o retoque de raiz ou tingir o cabelo.

Se você está em casa agora, se perguntando quando poderá voltar ao salão para sua próxima consulta, saiba que não está sozinho. Felizmente, enquanto você aguarda ansiosamente o seu próximo compromisso, há muitas soluções em casa para o seu cabelo. Aqui está o que você deve ou não fazer.

Como fazer o retoque de raiz ou pintar o cabelo sem erro

Antes de tingir, lembre-se de algumas coisas: o maior erro no tingimento em casa, mesmo que seja retoque de raiz, é pensar que você pode fazer a transição de, por exemplo, cabelo preto para platinado. Mudanças de uma família de cores para outra podem exigir vários processos, que devem ser deixados para um colorista profissional que saberá avaliar tons e minimizar danos.

Além disso, há uma regra que deve ser levada a sério: sempre siga as instruções na caixa de tintura. Especialistas dizem que não fazer isso é uma das principais razões pelas quais as mulheres acabam danificando os fios. Portanto, leia o verso da caixa e estude nossas dicas adicionais sobre como aplicar a cor do cabelo você mesmo no seguinte guia à prova de erros.

Retoque de raiz de um jeito fácil

Se você é novo na coloração de seu cabelo em casa ou está apenas procurando um retoque rápido, existem soluções que não levam químicas. Essas soluções rápidas são ideais para retoques de última hora, ou se você ainda não estiver pronto para escolher a tintura de cabelo.

Spray para retoque de raiz
Spray para retoque de raiz.

Rímel para cabelo, corretivo e spray para retoque de raiz se enquadram nessa categoria de cor temporária. Embora sejam rápidos e eficazes, é preciso ressaltar que geralmente a cor desbota depois de alguns xampus.

koleston retoque de raiz

Ao encobrir apenas suas raízes, existem kits domésticos fáceis, direcionados especificamente para esta tarefa, projetados para se misturarem às demarcações entre as cores de seus cabelos naturais e tingidos.

Produtos para esconder a raiz branca.
Produtos para esconder a raiz branca.

Como pintar o cabelo em casa com tinta

1 – Escolha sua tonalidade.

O maior desafio é selecionar o tom certo. Para encontrar a sua melhor tonalidade, observe aquelas próximas à sua atual.

tons de pintura de cabelo
Escolha o tom certo para retocar a raiz do cabelo.

2 – Não pule o teste de fio

O teste de mecha é fundamental, especialmente se você é novo nisso. Pinte primeiro alguns fios na parte de baixo do cabelo e depois observe o resultado antes de se comprometer. Uma história de horror comum dos testadores que não fizeram isso: cabelos que ficaram alaranjados e roxos!

Teste para tingir cabelo sozinha
Faça um teste antes de tingir os fios.

3 – Evite manchas

Para começar, prepare seu couro cabeludo com um pouco de condicionador ao redor da linha do cabelo para evitar manchas – uma dica que é especialmente importante se você estiver usando uma coloração de cor escura.

Complete usando algo velho ou uma camisa com botões. Assim você não terá que levantar uma blusa por cima da cabeça na hora de enxaguar. Ainda, cubra as superfícies (piso, pia) com sacos de lixo ou camadas de jornal que você pode jogar depois, em vez de lençóis ou toalhas que podem ficar encharcados e precisam ser lavados.

Luva para retocar raiz
É preciso ter alguns cuidados para evitar manchas.

4 – Não misture tons para uma “cor personalizada”

A menos que você seja um profissional, que combina dois diferentes tons de cor de cabelo, não faça isso. A melhor aposta é simplesmente escolher um tom e seguir as instruções da embalagem, incluindo o teste de fio.

0 heade
Escolha a cor certa para tingir os fios.

5 – Use pincel

Pegue uma tigela e um pincel para misturar e pintar com tinta, como os coloristas de salão fazem, Com menos bagunça, os resultados são mais profissionais. Esguichar a tinta e espalhá-la por todo o cabelo pode ser fácil, mas esse método pode não trazer o melhor resultado.

vasilha para pintar cabelo
Acessórios adequados vão ajudar a pintar o cabelo sozinha.

6 – Comece no topo

Comece a aplicar o corante nas raízes, pois eles precisam de mais cor (e tempo de processamento), deixando que ele se desenvolva de acordo com as instruções da embalagem. Em seguida, penteie-o pelo resto do cabelo para distribuí-lo uniformemente e evitar um efeito de dois tons. Trabalhe em quatro a seis partes, como os profissionais do salão (use grampos de cabelo, se desejar) para garantir a cobertura total.

pintar cabelo sozinha
Retoque a raiz dos cabelos começando pelo topo.

7 – Enxágue

Enxágue até que a água que sai do cabelo esteja limpa. A dica de ouro é que você não precisa lavar o cabelo depois de pintar o cabelo, apenas condicione, porque ele salva as moléculas de cor que você acabou de colocar nos fios, e isso ajudará no brilho e o condicionador neutralizará o corante.

cabelo pintado
Após tingir os cabelos, tenha atenção com a lavagem dos fios.

8 – Hidratação para cabelos tingidos

Quanto aos cuidados posteriores, é recomendado lavar o cabelo o mínimo possível e tratar os cabelos com shampoos e condicionadores sem sulfato para preservar a vida da sua cor. Além disso, é necessário fazer uma hidratação profunda para manter. A cor não profissional pode secar o cabelo, então hidrate o cabelo pelo menos uma vez por semana.

comece no topo
Cabelos com químicas merecem hidratação.

Como retocar raiz em cabelo com mechas loiras

O processo químico para descolorir o cabelo é difícil de fazer, mesmo pelos profissionais. Se você quer fazer sozinha, provavelmente quebrará seu cabelo e dificilmente vai alcançar a cor desejada.

teste de fio
As mechas loiras merecem atenção especial.

As mechas loiras quase que universalmente ficam desbotadas com o tempo, e os fios vão ficando sem brilho. A sugestão é usar um condicionador ou máscara roxa, que auxilia na correção do tom e hidrata profundamente o cabelo para ele que fique mais brilhante e com menos frizz.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy