Descubra qual a ordem dos produtos de skincare e não erre mais

0 55

Skincare é uma rotina de cuidados com a pele, principalmente do rosto e é essencial para manter a saúde do maior órgão do ser humano. Se você ainda não começou a sua rotina, saiba que nunca é tarde para começar e comece agora mesmo. Mas para quem é iniciante nessa jornada, pode ser complicado saber o que aplicar no rosto e qual é a ordem correta dos produtos de skincare, por isso, vamos te ajudar nessa rotina.

Por que a skincare é tão importante?

Além de deixar a aparência da pele bonita, a skincare é importante para prevenir o envelhecimento precoce, prevenir o surgimento de rugas e linhas finas e também previne o câncer de pele com a aplicação correta do protetor solar, um dos itens mais importantes dos cuidados com a pele.

Antes de começar o passo a passo da rotina da pele e descobrir qual é a ordem correta dos produtos de skincare, vale lembrar que, a consulta no dermatologista é indispensável para uma pele saudável e livre de problemas. Além de prevenir doenças, você saberá qual é o melhor produto para a sua pele e fará um tratamento adequado.

+ Skincare caseiro:  6 receitas baratinhas para uma pele linda

qual é a ordem correta dos produtos de skincare
Qual é a ordem correta dos produtos de skincare? – Foto: Freepik

Quais produtos comprar para uma skincare?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, três produtos são fundamentais para uma pele saudável e você deve investir. Ou seja, são três passos importantíssimos e que não podem ser deixados de lado em momento nenhum da sua vida.

  • Sabonete facial
  • Hidratante
  • Protetor solar

Todos esses produtos devem ser comprados de acordo com o seu tipo de pele e para descobrir qual é o seu, é importante se consultar com um dermatologista. O profissional irá avaliar a sua pele e indicar os melhores produtos para você. Existem três tipos, seca, oleosa e mista e uma pele não deve usar produto diferente do seu tipo, para causa um efeito contrário do esperado.

Qual é a ordem: protetor solar ou hidratante primeiro?

Antes de aplicar qualquer produto no rosto, você deve fazer uma boa higiene. Para isso, lave o rosto com um sabonete facial para o seu tipo de pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Além disso, eles ressaltam a importância da limpeza, pois o acúmulo de sujeira pode causar obstrução dos poros favorecendo o envelhecimento precoce e o surgimento de acne.

Além do sabonete, pode ser usado também um tônico facial, que termina de remover as impurezas do rosto. Escolha um tônico sem  álcool para não ressecar a pele, mesmo que sua pele seja oleosa, evite. Além disso, não lave o rosto mais do que o recomendado, pois pode tirar a proteção natural da pele e causar um efeito contrário.

+ Veja como lavar o cabelo corretamente e ter fios bem tratados

Hidratante vem primeiro

Hidratante skincare

Na sequência vem o hidratante, sim, antes do protetor solar. Enquanto o hidratante penetra na pele, o protetor solar forma uma camada protetora, portanto, é aplicada por último na rotina de beleza.

A SBD, destaca que, a hidratação mantém intacta a  camada de proteção cutânea, prevenindo problemas como descamação, ressecamento e o envolvimento precoce. Mesmo que sua pele seja oleosa, deve-se aplicar um hidratante, escolha um  à base de água e oil free para um melhor resultado.

Protetor solar

Protetor solar

Por último, vem o protetor solar, que tem uma função importantíssima para a saúde da pele. Segundo a SBD, a exposição solar pode causar uma séries de problemas e muito deles graves. Esses problemas são:

  • Queimaduras
  • Sardas
  • Manchas
  • Pintas
  • Rugas
  • Acelera o processo de envelhecimento
  • Câncer de pele

Os problemas acima podem ser evitados com a aplicação correta do protetor, que deve ser diária, mesmo que irá ficar apenas dentro de casa.

Como aplicar o protetor solar?

A SBD fez uma manual sobre a aplicação correta do protetor:

  • Em primeiro lugar, espere o seu hidratante secar por completo
  • O seu protetor deve ser aplicado a cada três horas ou duas se suou bastante
  • A quantidade é uma colher de chá rasa para o rosto e três de sopa para o corpo
  • Como já citado, deve ser usado todos os dias, incluindo dentro de casa e com tempo nublado

+ Protetor solar: aprenda a aplicar corretamente para ficar protegida do sol

Qual a ordem para usar vitamina C no rosto?

Se você quer adicionar mais produtos na sua rotina, como séruns e vitamina C, deve-se aplicar antes da hidratação. Lembre-se a ordem é: do mais fluido ao espesso.

Qual é o melhor horário para a rotina de skincare?

A rotina básica, com limpeza, hidratação e protetor solar, deve ser feita duas vezes ao dia e o horário é você que escolhe. A primeira pode ser feita pela manhã, ao acordar. Já à noite, pode ser feita antes de dormir. Vale lembrar que, não pode aplicar protetor solar para dormir, você deve parar na hidratação. Mas ao longo do dia, precisa reaplicar o protetor e o hidratante é o suficiente duas vezes ao dia.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy