Confrei: conheça a planta cicatrizante e aprenda a fazer uma pomada caseira

0 2.234

O confrei é uma planta que acelera a regeneração de tecidos e, portanto, é muito utilizada no tratamento dermatológico.

 

Pra que serve a planta confrei?

Também conhecido como língua de vaca, o confrei (Symphytum officinale) é uma planta medicinal que acelera a cicatrização.

Desde a Antiguidade, o confrei vem sendo um aliado da saúde humana. De acordo com o portal Mundo Educação, a planta possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e renovadoras das células. Por isso, o sumo, pomada ou tintura feitos a partir das folhas servem para o tratamento de feridas e queimaduras.

 

pomada cicatrizante de confrei
Imagem: Reprodução / Wikipedia

 

Segundo pesquisas publicadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o tratamento homeopático à base de confrei atua também na reparação óssea. De acordo com o referido estudo, o medicamento acelerou a remodelação óssea.

Contudo, mesmo apesar de brilhar como uma pomada cicatrizante, é preciso ter cuidado com o consumo do confrei. Isso porque a planta é segura em aplicação tópica, mas deve-se evitar a ingestão.

Há muito que o Ministério da Saúde alerta sobre o perigo do uso prolongado em forma de chás ou cápsulas. Isso porque a planta é tóxica para o fígado. Portanto, evite ingerir e aproveite os benefícios apenas na pele.

 

Pomada de confrei caseira

Na sequência, você vai aprender uma receita do tempo da vovó, que ainda faz muito sucesso. A pomada cicatrizante feita com folhas de confrei é um tratamento homeopático para pequenos cortes e feridas. Também atua em contusões e hematomas, aliviando a coloração roxa.

Ademais, a receita também leva hortelã, o que auxilia no alívio de dores musculares e ainda traz uma sensação de frescor para a aplicação.

Contudo, lembre-se de que é sempre importante consultar um médico para determinar qual é a melhor conduta para o seu caso particular. Ainda que os tratamentos naturais sejam poderosos, é interessante contar com um profissional fitoterapeuta para tirar todas as dúvidas.

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de vaselina
  • 1 colher (sopa) de hortelã triturada
  • 5 xícaras (chá) de folhas de confrei trituradas

 

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, higienize bem um recipiente de vidro;
  2. Depois, transfira todos os ingredientes para uma panela e leve para o fogo baixo;
  3. Misture por alguns minutos, até que as folhas percam a cor;
  4. Por último, desligue o fogo e mexa até adquirir a consistência de pomada.
  5. Armazene no recipiente de vidro tampado, sempre na geladeira.

 

 

confrei
Imagem: Reprodução / Pixabay

 

Pomada milagrosa

Em segundo lugar, uma receita da Emater que serve para rachaduras de pés e mãos, feridas e frieiras.

Ingredientes:

  • 1 xícara de vaselina
  • 2 folhas de confrei
  • 5 colheres de sopa de folhas de bálsamo alemão
  • 5 colheres de sopa de folhas de sabugueiro

 

Modo de preparo:

  1. Com todos os ingredientes, repita o passo a passo da receita que apresentamos anteriormente. O modo de uso e armazenamento também é o mesmo.

 

Como Usar

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, a pomada atua como cicatrizante em pequenas lesões de pele e anti-inflamatório em equimoses, hematomas e contusões. Deve-se aplicar o tratamento nas áreas afetadas até 3x ao dia.

O manual pontua, ainda, que o medicamento deve ser utilizado por até 6 semanas no ano, evitando a aplicação em lesões abertas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy