Confrei: conheça a planta cicatrizante e aprenda a fazer uma pomada caseira

0

O confrei é uma planta que acelera a regeneração de tecidos e, portanto, é muito utilizada no tratamento dermatológico.

 

Pra que serve a planta confrei?

Também conhecido como língua de vaca, o confrei (Symphytum officinale) é uma planta medicinal que acelera a cicatrização.

Desde a Antiguidade, o confrei vem sendo um aliado da saúde humana. De acordo com o portal Mundo Educação, a planta possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e renovadoras das células. Por isso, o sumo, pomada ou tintura feitos a partir das folhas servem para o tratamento de feridas e queimaduras.

 

pomada cicatrizante de confrei
Imagem: Reprodução / Wikipedia

 

Segundo pesquisas publicadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o tratamento homeopático à base de confrei atua também na reparação óssea. De acordo com o referido estudo, o medicamento acelerou a remodelação óssea.

Contudo, mesmo apesar de brilhar como uma pomada cicatrizante, é preciso ter cuidado com o consumo do confrei. Isso porque a planta é segura em aplicação tópica, mas deve-se evitar a ingestão.

Há muito que o Ministério da Saúde alerta sobre o perigo do uso prolongado em forma de chás ou cápsulas. Isso porque a planta é tóxica para o fígado. Portanto, evite ingerir e aproveite os benefícios apenas na pele.

 

Pomada de confrei caseira

Na sequência, você vai aprender uma receita do tempo da vovó, que ainda faz muito sucesso. A pomada cicatrizante feita com folhas de confrei é um tratamento homeopático para pequenos cortes e feridas. Também atua em contusões e hematomas, aliviando a coloração roxa.

Ademais, a receita também leva hortelã, o que auxilia no alívio de dores musculares e ainda traz uma sensação de frescor para a aplicação.

Contudo, lembre-se de que é sempre importante consultar um médico para determinar qual é a melhor conduta para o seu caso particular. Ainda que os tratamentos naturais sejam poderosos, é interessante contar com um profissional fitoterapeuta para tirar todas as dúvidas.

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de vaselina
  • 1 colher (sopa) de hortelã triturada
  • 5 xícaras (chá) de folhas de confrei trituradas

 

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, higienize bem um recipiente de vidro;
  2. Depois, transfira todos os ingredientes para uma panela e leve para o fogo baixo;
  3. Misture por alguns minutos, até que as folhas percam a cor;
  4. Por último, desligue o fogo e mexa até adquirir a consistência de pomada.
  5. Armazene no recipiente de vidro tampado, sempre na geladeira.

 

 

confrei
Imagem: Reprodução / Pixabay

 

Pomada milagrosa

Em segundo lugar, uma receita da Emater que serve para rachaduras de pés e mãos, feridas e frieiras.

Ingredientes:

  • 1 xícara de vaselina
  • 2 folhas de confrei
  • 5 colheres de sopa de folhas de bálsamo alemão
  • 5 colheres de sopa de folhas de sabugueiro

 

Modo de preparo:

  1. Com todos os ingredientes, repita o passo a passo da receita que apresentamos anteriormente. O modo de uso e armazenamento também é o mesmo.

 

Como Usar

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, a pomada atua como cicatrizante em pequenas lesões de pele e anti-inflamatório em equimoses, hematomas e contusões. Deve-se aplicar o tratamento nas áreas afetadas até 3x ao dia.

O manual pontua, ainda, que o medicamento deve ser utilizado por até 6 semanas no ano, evitando a aplicação em lesões abertas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy