Como cuidar dos pés ressecados e evitar rachaduras

0

Os pés ressecados podem ser um incômodo para muitas pessoas. O problema é bem recorrente, mas pode ser evitado e tratado. Esse problema pode ser causado por diversos motivos que vão desde problemas vasculares até a falta de hidratação.

Por isso, confira as nossas dicas para evitar o aparecimento de rachaduras nos pés, quais as causas e como tratar os pés ressecados.

Causas para o ressecamento dos pés

Pés ressecados
Imagem: Reprodução / Instagram

O aparecimento de pequenas rachaduras nos pés pode ser fruto de falta de cuidado com os pés. Confira os principais motivos que causam o ressecamento dos pés:

  • Alimentação não balanceada, fraca em nutrientes;
  • Falta de hidratação no corpo;
  • Banhos quentes e demorados;
  • Andar descalço;
  • Problemas vasculares;
  • Contato com produtos químicos, principalmente de limpeza;
  • Obesidade;
  • Falta de hidratação nos pés;
  • Micoses.

Assim, você já conhece as principais causas dos pés ressecados e já pode começar a evitar o aparecimento de mais rachaduras, seguindo os cuidados:

  • Lavar os pés cuidadosamente após o banho;
  • Esfoliar os pés semanalmente;
  • Usar calçados confortáveis;
  • Hidratar sempre os pés;
  • Opte por produtos específicos para os pés;
  • Não lixar o pé diariamente;
  • Dormir com meias de algodão após a hidratação;
  • Beber pelo menos 2L de água por dia.

Esses cuidados podem ajudar a evitar o aparecimento de rachaduras nos pés, deixando-os hidratados e mais saudáveis.

Como tratar os pés ressecados: dicas caseiras

Além dos cuidados acima, você pode tratar os pés ressecados seguindo algumas receitas caseiras. Esses tratamentos ajudam a melhorar a aparência dos pés. Confira:

Glicerina e sal grosso

A glicerina e o sal grosso podem ajudar no tratamento dos pés ressecados. É bem simples: misture a glicerina com o sal grosso e acrescente poucas gotas de limão com água morna.

Deixe os pés de molho por 10 minutos e faça a esfoliação com pedra pome. Lave os pés normalmente e seque. Faça o processo duas vezes na semana.

Azeite

O azeite de oliva também pode ser um aliado para o tratamento de pés ressecados. Misture uma colher de sopa de hidratante com uma colher de sopa de azeite.

Em seguida, cubra os pés com papel filme. O ideal é que o processo seja feito antes de dormir para descansar os pés no papel filme durante a noite.  Então, ao acordar, retire a mistura lavando com água e secando os pés.

Vinagre de maçã

O escalda pés de vinagre de maçã é perfeito para hidratação dos pés. Coloque 1L de água morna e um copo grande do vinagre em um recipiente grande.

Em seguida, mergulhe os pés na bacia e deixe-os descansar por 30 minutos. Então, lave os pés normalmente e seque-os.

Assim, o vinagre de maçã, que já muito usado nos cabelos para hidratar, também pode ser útil para cuidar dos pés.

Cuidados com os pés
Imagem: Reprodução / Pixabay

Bepantol

As pomadas hidrantes como Bepantol e Cicaplast podem ser boas aliadas para o tratamento dos pés ressecados, deixando os pés mais hidratados e longe de rachaduras.

A aplicação dessas pomadas não são indicadas apenas para quem já tem os pés ressecados, mas para quem quer ter cuidados extras com os pés.

Assim, você pode evitar o ressecamento dos pés e o aparecimento de rachaduras, além de deixar os pés mais macios com esse cuidado diário.

Mel e farinha de arroz

Com mel, farinha de arroz e vinagre de maçã, você pode preparar uma misturinha para esfoliar os pés. É simples. Primeiro, junte os ingredientes e misture até formar uma pasta. Com os pés bem lavados, faça uma massagem com a pasta durante 5 minutos.

Em seguida, retire a mistura com água morna. Faça o procedimento duas vezes na semana para acabar com os pés ressecados.

Óleo de coco

Assim como o azeite, o óleo de coco tem a função de nutrir e ele pode ser usado no tratamento dos pés ressecados. Então, opte por usar o óleo de coco algumas vezes na semana, antes de dormir.

Durma com uma meia de algodão para que o produto não escorra na cama. Assim, você cuida dos seus pés enquanto descansa.

Viu como é fácil tratar os pés ressecados? Seguindo as dicas acima, você mantém os pés mais saudáveis e longe das temidas rachaduras.

Além disso, algumas receitas também podem ser aproveitadas para tratar as mãos ressecadas. Confira mais dicas para cuidar também das mãos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy