Aprenda a oração das sete dores de Maria para rezar em casa

0

Virgem Maria foi escolhida por Deus para ser o templo do seu filho e lhe deu a missão de cuidar do menino Jesus durante a sua passagem pela terra. Assim como próprio Cristo passou por provações, Maria passou por alguns sofrimentos ao longo da sua jornada. Sua representação é por sete espadas em volta de seu corpo, representando 7 dores registradas na bíblia durante a sua passagem na terra e da criação do menino Jesus. Aprenda a oração das Sete Dores de Maria e a sua representação.

+ Versículos de gratidão: melhores mensagens pela vida e família

Oração das sete dores de Maria

Nossa Senhora das Dores é o nome escolhido pela igreja católica para representar as setes dores de Maria. A festa litúrgica é celebrada no dia 15 de setembro e começou a ser venerada em 1239 na Itália. Aprenda agora a fazer a oração:

Introdução da oração das sete dores de Maria

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!

Nós vos louvamos e vos bendizemos, Senhor.
Porque associastes a Virgem Maria à abra da salvação.

Contemplamos a vossa dor, ó Maria.
Para seguir-vos no caminho da fé.

1- A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas 2:34-35)

Nessa primeira passagem bíblica, retrata a primeira dor de Maria, que se refugiou em uma manjedoura e teve o menino Jesus naquele local apenas com a ajuda de seu marido, José. “teve seu filho primogênito, e o enfaixou e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria […] Disse-lhes o anjo: Não temais; pois eu vos trago uma boa nova de grande gozo que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo Senhor”.

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

2- A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2:13-21)

Nessa segunda passagem bíblica, um anjo de Deus apareceu para a família sagrada e disse para que José e Maria fugissem para o Egito, pois o rei Herodes estava perseguindo-o e queria o matar. “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho”.

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

+ Oração de Nossa Senhora das Graças para receber um milagre

3- O desaparecimento do menino Jesus durante três dias (Lucas 2:41-51)

Nessa passagem bíblica, os pais terrenos do menino Jesus sofreram com o seu desaparecimento por longos três dias, quando estava em Jerusalém para festividades. Depois do sofrimento, encontraram Jesus dentro de um templo falando das palavras de Deus. “E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia”.

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

4- O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23:27-31)

A quarta dor retrata o sofrimento de Maria quando Jesus foi traído e estava prestes a dar sua vida para pagar todos os pecados dos seus filhos. “E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus”.

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

5- Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João 19:25-27)

A quinta dor representa o momento que Maria viu seu filho morrer na Cruz para que os pecados dos humanos fossem apagados. Ao lado de Maria Madalena, Virgem Maria permaneceu ao lado do corpo do filho até o fim de sua vida. “Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho”. 

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

6- Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27:55-61)

A sexta dor, é representada pelo momento em que Maria pode dar um destino digno para seu filho e assim, recebeu o corpo de Jesus, que foi enrolado em uma manta e viu José o colocar no sepulcro novo que havia mandado cavar. “José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo de linho e o colocou num sepulcro novo, que ele havia mandado cavar na rocha. E, fazendo rolar uma grande pedra sobre a entrada do sepulcro, retirou-se. Maria Madalena e a outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro”.

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

7- Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas 23:55-56)

A última dor é representada pelo último momento antes de Jesus subir aos céus e ser ressuscitado. Nesse momento, Maria viu o corpo do seu filho ser enterrado, ao lado de outras mulheres que também seguiram os últimos passos de Cristo. “E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo”.

Ler a passagem bíblica completa e rezar um Pai-Nosso e sete Ave-Marias.

Parte final da liturgia 

Nós vos louvamos, Santa Maria.
Mãe fiel junto à cruz do Filho.

Aclamação

Bendita sois vós, Rainha dos mártires:
associada à paixão de Cristo,
vos tornastes nossa mãe,
sinal de esperança em nosso caminho.

+ Aprenda a novena de São José para causas impossíveis

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy