Óleo essencial de Melaleuca: tratamento natural para pele oleosa e acnéica

O óleo essencial de Melaleuca ou Tea Tree é o melhor aliado no controle da oleosidade. Além disso, ele é um secante natural de espinhas e ajuda a combater a acne.

Original da Austrália, esse óleo se popularizou rapidamente nos últimos anos, junto com o boom da beleza natural. Enquanto cada vez mais pessoas buscam fugir dos produtos sintéticos, soluções naturais como os óleos essenciais ganham destaque e se provam como soluções eficazes.

Para as peles oleosas, por exemplo, substituir os cosméticos tradicionais pelos naturais pode ser uma boa solução. Ingredientes sintéticos podem ser irritantes e, ainda por cima, promover efeito-rebote, piorando a oleosidade e causando ainda mais espinhas.

 

Pra que serve o óleo essencial de Melaleuca?

O óleo essencial de melaleuca é indicado para peles oleosas e acnéicas

 

O óleo essencial é extraído da Melaleuca Alternifolia, uma planta semelhante a um arbusto que possui várias propriedades anti-sépticas e antimicrobianas. Esse ingrediente (também conhecido como óleo de Tea Tree) tem sido amplamente pesquisado nos últimos anos, uma vez que possui inúmeros usos e traz benefícios incríveis para a pele.

Razão pela qual se tornou um ingrediente cada vez mais popular em cremes, produtos para unhas, óleos para massagem, sabonetes e até produtos para o cabelo.

O uso do óleo de melaleuca como tônico e na limpeza da pele foi descoberto pela pelos povos aborígines da Austrália. Hoje em dia, cada vez mais pessoas aderem ao uso desse ingrediente nas suas rotinas de beleza.

.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais os benefícios do óleo essencial de Melaleuca para a pele?

Adicione esse óleo na sua rotina de beleza natural para ter uma pele hidratada, lisinha e sem manchas.

 

Combate a oleosidade:

As propriedades anti-sépticas da melaleuca podem contribuir no tratamento da oleosidade excessiva da pele. Um pequeno estudo de 2016 descobriu que os participantes que usaram um filtro solar contendo óleo essencial de tea tree por 30 dias tiveram como resultado uma pele menos oleosa.

Eficaz no tratamento da acne:

Na sequência, outro motivo pelo qual esse óleo essencial é o queridinho da vez. Em inúmeros testes e estudos o óleo essencial de melaleuca tem se mostrado eficaz no tratamento da acne. Seu uso tópico ajuda a acalmar a vermelhidão, inchaço e inflamação.

Além disso, ele pode até ajudar a prevenir e reduzir as cicatrizes deixadas pela acne. Seu uso, associado com argilas, ajuda a clarear e iluminar a pele.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A marca The Body Shop possui uma linha inteira com esse ingrediente. Além disso, ela também vende o óleo essencial puro.

 

Secante natural de espinhas:

Como vimos anteriormente, o óleo essencial de Tea Tree é um aliado no combate à acne e também é um poderoso secante natural de espinhas. Estudos apontam que ele pode ser tão tão eficiente quanto o ácido salicílico, ingrediente mais comum em secantes de farmácia.

Para usar, basta aplicar uma gotinha de OE de Melaleuca diretamente sobre a espinha, com o auxílio de um cotonete. No entanto, é preciso ter cuidado, pois o óleo essencial é altamente concentrado. Por isso é sempre bom fazer um teste de alergia ou, então, aplicar ele já diluído.

A Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo, também é fã do óleo essencial de melaleuca como secante e aliado na rotina de beleza natural. Ela explica como secar espinhas naturalmente nesse post.

 

Trata infecções e auxilia na cicatrização de cortes e feridas:

Graças às suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial de melaleuca é um cicatrizante poderoso. De acordo com um estudo de 2013,  ele ajuda a curar feridas causadas por bactérias.

9 das 10 pessoas que combinaram o tratamento convencional com óleo de tea tree mostraram uma diminuição no tempo de cicatrização em comparação ao tratamento convencional sozinho.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para utilizar em casa, experimente passar um pouco de óleo de melaleuca diluído em óleo vegetal diretamente sobre o corte. Você notará a melhora rapidamente.

Você sabia que o óleo essencial de Melaleuca ou Tea Tree também auxilia no crescimento capilar? Estudos apontam que ele é tão eficiente quanto o Minoxidil.

Saiba tudo nesse post:  5 Óleos Essenciais Para Cabelos Mais Longos E Saudáveis

 

Óleo essencial de Melaleuca para pele oleosa: como usar?

A pele oleosa requer atenção especial e o óleo de Tea Tree é o seu melhor alidao.

 

Para aplicação tópica em peles oleosas, o melhor é diluir em pele de jojoba, uma vez que esse é o óleo vegetal mais semelhante ao sebo natural. Por isso, o óleo de jojoba promove hidratação ideal sem pesar, uma vez que o seu organismo assimila que não precisa produzir mais oleosidade.  Dessa forma, você mantém a pele hidratada e foge do efeito-rebote.

 

 

Folhas de Tea Tree, a árvore de onde é extraído o óleo essencial de melaleuca.

 

Em primeiro lugar, acho importante falar que o óleo de Melaleuca é um dos meus preferidos. Desde que fiz a transição para os cosméticos naturais, há 2 anos atrás, ele nunca mais saiu da minha necessaire.

Uso tanto em aplicação tópica (como secante pontual de espinhas) quanto na máscara de argila e também no meu sérum facial, uma receita que você vai aprender na sequência.

Veja a seguir duas receitinhas naturais para incorporar já:

Receitas naturais com óleo de Melaleuca / Tea Tree

 

Máscara de argila com óleo essencial de melaleuca

Essa é a receita perfeita para promover uma limpeza profunda e natural na pele. Enquanto a argila remove as impurezas, toxinas e o excesso de oleosidade, a melaleuca empresta seus poderes antissépticos e bactericidas, auxiliando no tratamento da acne.

Quando combinados, esses dois ingredientes naturais são perfeitos para controlar a oleosidade e deixar a pele hidratada e cheia de vida.

  • 1 colher de sopa de argila verde (pode substituir pela argila preta para uma limpeza ainda mais profunda. Caso a sua pele seja sensível, a amarela é mais indicada.)
  • 1 colher de sopa de gel de babosa
  • 1 a 2 gotas de óleo essencial de Melaleuca / Tea Tree
  • água até dar ponto
  1. Misture a argila com o gel de babosa e água até formar uma pastinha. Ela deve atingir uma consistência cremosa, que não vá escorrer da pele.

  2. Aplique no rosto com ajuda de um pincel e deixe agir por no mínimo 20 minutos

  3. Use o spray para manter a argila sempre úmida. Ela não deve secar na pele.

Importante: use sempre utensílios de vidro, cerâmica ou madeira para fazer suas máscaras de argila. O contato com metal oxida as substâncias.

Sérum hidratante para peles oleosas

Você sabia que pele oleosa precisa ser hidratada? Esse sérum natural traz hidratação leve e regeneração profunda da pele. Ele combina óleo essencial de melaleuca com lavanda e óleo de jojoba, os melhores aliados da beleza natural.

  • 20 ml de óleo de jojoba (extraído à frio e, de preferência, orgânico.)
  • 6 gotas de óleo essencial de Melaleuca
  • 6 gotas de óleo essencial de Lavanda
  1. Adicione os óleos essenciais no óleo de jojoba.

  2. Misture com cuidado

  3. Aplique 5 gotas no rosto e massageie com movimentos circulares.

  4. Você pode usar esse sérum de manhã e pela noite, antes do hidratante.

  5. Se preferir, use apenas antes de dormir até se acostumar com a hidratação dos óleos.

Comentários (2)
Comentar