Óleo essencial de gerânio: grande aliado da saúde da mulher

Descubra como o óleo essencial de gerânio pode fazer bem a sua saúde. Além disso, aprenda como utilizá-lo na aromaterapia e na pele.

 

O que é o óleo essencial de gerânio?

O óleo essencial de gerânio é a extração da planta Pelargonium roseum willd a partir da destilação a vapor. Esse processo ocorre principalmente nas folhas.

A título de curiosidade, para produzir 1 kg de óleo essencial de gerânio são necessários de 300 a 500 kg de matéria-prima. Afinal, o óleo essencial representa o produto mais potente de uma planta. Ali, seus benefícios estão extremamente concentrados.

Ademais, o óleo de gerânio é um líquido claro com um tom levemente esverdeado. Seu aroma lembra notas doces.

 

Imagem: Reprodução / Alibaba

 

Quais são os benefícios?

Conforme a medicina expande seus estudos relacionados aos óleos essenciais, podemos nos beneficiar ao saber quais propriedades são indicadas para determinadas funções. Confira, então, como as últimas pesquisas médicas indicam quais são os benefícios do óleo de gerânio.

 

Óleo essencial de gerânio para a pele

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Primeiramente, o óleo de gerânio ajuda no tratamento da acne, dermatite e outras inflamações na pele, graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Além disso, há registros médicos de que ele diminui lesões na parte interna do nariz e sangramentos. Quanto à feridas na pele, o gerânio colabora na coagulação do sangue e na contração dos vasos sanguíneos. 

 

Gerânio combate infecções bacterianas e reduz nível de glicose

Pensando nos benefícios para os órgãos internos, há estudos que sinalizam o benefícios desse óleo essencial para o combate de bactérias, como o estafilococos e listeriose.

Em segundo lugar, outras pesquisas estudam como o óleo essencial de gerânio é benéfico para diminuir os níveis de açúcar. Até então, um trabalho publicado no National Library of Medicine aponta que o óleo teve sucesso em pacientes com diabetes.

Por fim, vale citar a descoberta do citronelol, componente do óleo essencial de gerânio que inibe a produção de óxido nítrico. Isso colabora na diminuição da morte celular no cérebro.

 

Imagem: Fatimaaaa (Reprodução / Instagram)

 

Benefícios do óleo essencial de gerânio em mulheres

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em terceiro lugar, o gerânio é especialmente benéfico para as mulheres. Além dele combater o inchaço nas pernas causado pela retenção de líquidos, um estudo sobre estresse durante o trabalho de parto concluiu que o óleo tem efeito calmante, além de reduzir a ansiedade.

Ademais, ele é um grande aliado na produção de estrogênio, o que auxilia as mulheres no processo de menoupausa, perimenousa e na TPM.

 

Como usar o óleo essencial de gerânio?

Você pode utilizar o óleo essencial de gerânio na aromaterapia, e também na pele junto com um óleo vegetal.

Entre os efeitos colaterais do gerânio estão erupção cutânea ou sensação de queimação na pele. Ademais, em caso de alergia, suspenda o uso e consulte um médico.

 

Imagem: Karolina (Reprodução / Instagram)

 

Como usar o óleo essencial de gerânio no rosto e no corpo?

O óleo essencial não pode ser utilizado puro na pele. Ele sempre deve ser diluído em óleo vegetal, como o de coco, girassol, prímula ou semente de uva.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No caso do gerânio, use para adultos a proporção de 15 gotas de óleo essencial para seis colheres de chá de óleo vegetal carreador. Dessa maneira, você terá uma diluição de 2,5%.

Já para crianças, misture de três a seis gotas de óleo essencial com seis colheres de chá de óleo carreador.

Logo, você pode utilizar essas misturinhas para tratar a pele da acne, além de feridas e coceiras. Outra opção é usar o óleo essencial de gerânio como óleo de massagem.

 

Imagem: Reprodução / uh Roh Muh

Aromaterapia

Por fim, o óleo essencial de gerânio pode ser inalado em difusores particulares, como colares, ou também em difusores para ambientes.

Utilize-o para aliviar situações de estresse e também para reduzir os sintomas da menopausa.

Por fim, use sempre o difusor de ambiente em locais abertos. Se você possuir gatos, deixe uma porta ou uma janela livre para o felino sair do quarto, caso ele se sinta incomodado.

De acordo com o aromaterapeuta Robert Tisserand, os gatos não possuem algumas enzimas hepáticas presentes nos humanos, que são responsáveis pela metabolização de óleos essenciais. Por isso, algumas substâncias terapêuticas são tóxicas para o animal.

Comentários (0)
Comentar