13 benefícios do óleo de girassol para a sua saúde

0

O óleo de girassol traz diversos benefícios para a saúde e para o nosso bem-estar, além de alguns benefícios estéticos. Proteger as células do organismo, por ser um óleo rico em vitamina E, é um dos benefícios desse óleo, que também é um ótimo antioxidante e um precioso aliado para a pele e cabelo. O óleo, que é extraído das sementes do girassol, está muito presente nas cozinhas, sendo um alimento super saudável, quando consumido de forma moderada. Veja agora 13 benefícios do óleo e quais são as contra indicações.

 

Características do óleo de girassol

Na composição desse óleo tem substâncias que trazem inúmeros benefícios para a saúde, e a sua principal característica é a proteção que permite às células do organismo. Esse óleo possui muitas vitaminas como a E, C, B1, B5 e B6, além de apresentar uma riqueza em minerais como, cobre, fósforo, magnésio e zinco. 

óleo de girassol
(Foto: Pexels)

13 benefícios do óleo de girassol

  1. Ajuda a controlar o colesterol no sangue, reduzindo o colesterol mau e combatendo os radicais livres.
  2. Permite melhorar a saúde cardiovascular, tornando a ocorrência de um ataque cardíaco mais improvável
  3. Suas propriedades fazem deste óleo um aliado ótimo no bom funcionamento do organismo
  4. Contribui para a prevenção de diferentes tipos de cancro, como cólon, útero, pulmão e pele.
  5. Bom aliado para retardar o envelhecimento, já que ajuda a regenerar os tecidos
  6. Contribui para o combate a problemas degenerativos.
  7. Contribui também para a prevenção da artrite
  8. Previne de infecções em crianças, já que forma uma barreira protetora na pele, bastando passar um pouco sobre a pele, para reduzir o risco, principalmente em bebês prematuros
  9. Além de hidratar o cabelo, o óleo impede que os fios quebrem com facilidade, 
  10. Ele também torna os cabelos mais vistosos e brilhantes.
  11. Já para a pele, o óleo é um precioso aliado na hidratação. Ele atua como barreira protetora, impedindo que a pele fique seca. 
  12. Ele também está presente no tratamento de problemas como acne, eczema, irritação e etc.
  13. O óleo de girassol ajuda a prevenir crises de asma
óleo de girassol
(Foto: Pexels)

Consuma o óleo de girassol moderadamente

Os benefícios do óleo só são possíveis se o seu consumo for moderado, já que não deixa de ser uma gordura. Apesar de ser natural, o produto tem muitas calorias, então consuma apenas 2 colheres de sopa de óleo de girassol por dia, quando acrescentadas a pratos salgados, como massas e ensopados. Consuma o óleo frio, acrescentando no final, quando os pratos estiverem prontos.

 

Contra indicações

Deve se consumir o óleo de girassol apenas frio, não sendo utilizado como um óleo de cozinha comum. Se for aquecido antes de ser consumido, ele sofre modificações moleculares, podendo favorecer o aparecimento de cancro.

óleo de girassol
(Foto: Pexels)

Benefícios de outros óleos vegetais

  • Azeite de oliva extravirgem: é rico em ômega 9, gordura monoinsaturada. Ele também é fonte de compostos fenólicos com atividade antioxidante. Bom para o coração e deve ser consumido apenas 2 colheres por dia.
  • Óleo de coco: 50% da composição desse óleo é de ácido láurico, de ação antibacteriana. Tem ação antioxidante e é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM). É sugerido consumir de 3 a 4 colheres de sopa por dia. Alguns estudos apontam que esse óleo diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos.
  • Óleo de canola: é uma planta que pertence à família do repolho e da couve de bruxelas. Tem uma quantidade grande de gorduras insaturadas e é livre de colesterol e gordura trans. Ele tem menos gordura saturada que qualquer outro óleo comestível, e auxilia na redução do risco de doenças coronarianas. É indicado para cozinhas molhos e sobremesas.
  • Óleo de gergelim: antioxidante e fonte de ômegas 3, 6, 9 e vitamina E. Protege as células da ação dos radicais livres e é usado em saladas, massas e pratos frios.
  • Óleo de linhaça: esse óleo é fonte de ômegas 3 e 6, na proporção ideal. Alguns estudos mostram sua ação na redução de triacilglicerol e colesterol, e também na inibição de fatores inflamatórios. Pode ser misturado na proporção de 2 de azeite para 1 de óleo de linhaça. Muito usado para temperar saladas.

Agora que você já sabe os benefícios do óleo de girassol e de mais alguns outros, bastante usados na cozinha, certifique-se de sempre consumir moderadamente, para que os resultados venham com mais rapidez.

Fonte: NCultura e Minha Vida

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy