Oil Free: descubra o que é e quais são os produtos sem óleo na fórmula

0 217

O produto Oil Free é quando na composição não vai óleo ou com quantidades mínimas. É destinado para as pessoas com pele oleosa. Os produtos que não levam óleo na formula são feitos para deixar um aspecto viçoso, mais bonito, contudo mantendo o controle da oleosidade. Atualmente existe uma variedade de produtos oil free, desde dermocosméticos e maquiagem.

Qual a diferença entre oil free e oil control?

Os dois produtos servem para pessoas com pele oleosa e têm objetivo de controlar a oleosidade. Entretanto, o oil control tem alguns agentes na fórmula feitos para controlar o sebo produzido pelas glândulas sebáceas. E oil free é que não possuí óleo na formula e contém hidratantes que não aumenta a oleosidade.

O que é toque seco?

É comum encontrar escrito “toque seco” no rótulo de produtos sem óleo, porém nem todos os produtos sem óleo são toque seco. Isso significa que a textura do produto será com um acabamento matte, tirando o brilho da pele para deixar mais opaco.

Oil Free
Oil Free (Foto: Reprodução/Freepik)

Skincare livre de óleos

Como já citado, existem diversos produtos oil free no mercado, dentre eles estão os produtos de cuidado diário da pele. Para saber qual é o seu tipo de pele e assim os produtos indicados para você, é importante consultar um dermatologista. Se você tem uma pele seca, esse produto não é indicado.

Atualmente existem sabonetes faciais, gel de limpeza, tônico, protetor solar e hidratantes livre de óleos. Além de ajudar a controlar a oleosidade do rosto, também ajudam a fechar os poros e melhora a aparência da pele de pessoas que sofrem constantemente com acne. Lembre-se de hidratar o rosto todos os dias e também de passar o protetor solar a cada três horas.

Maquiagem oil free

Assim como os produtos de cuidados com o rosto, temos as maquiagens sem óleo. A mais comum é a base, já que é o primeiro a se desfazer com a oleosidade. Quando o rosto está oleoso, a base começa a derreter e sai com muita facilidade e é por isso que para pessoas com pele oleosa, o indicado é uma base oil free. Existem outros produtos também como o corretivo e o primer oil free. Vale destacar que, deve-se sempre retirar a maquiagem após o uso para não agredir a pele.

Protetor oil free

O aspecto da maioria dos protetores são grudentos e deixam a pele oleosa. Entretanto, você não precisa se preocupar mais, pois existem os livres de óleos na fórmula, tanto para o rosto quando para o corpo. Com esse produto, é possível ficar protegida dos raios solares que trazem uma série de riscos à saúde e com o rosto sequinho. Você pode optar por usar um protetor solar com cor.

Como diminuir a oleosidade do rosto?

Se você sofre com a oleosidade na pele, descubra os hábitos que irão te ajudar ter uma pele mais saudável. Importante ressaltar que, se você cuida do seu rosto e mesmo assim percebeu um aumento descontrolado do sebo, procure um especialista.

Oil Free
(Foto: Reprodução/Freepik)

Pele limpa, é pele saudável

Utilize um sabonete específico para o seu rosto e lave duas vezes por dia. Tente não ultrapassar essa quantidade de lavagem pois pode prejudicar sua pele. Uma pela manhã ao acordar e a outra lavagem antes de dormir. Além do sabonete, aposte em tônicos para remover as impurezas que o sabão não tirou. Outra dica importante é: sempre lave o rosto com água gelada.

Remover a maquiagem

Jamais durma com maquiagem no rosto, isso irá pode causar cravos e espinhas, aumentar a produção de sebo, contribuí para o envelhecimento precoce e entre outros problemas. Por isso, logo após o uso, faça a remoção com demaquilante, lave com sabonete, limpe com tônico e por fim passe hidratante.

Hidratação

Mesmo uma pele oleosa precisa de hidratação, portanto, invista em hidratantes sem óleos para se sentir mais confortável. Passe o hidratante após a limpeza da pele.

Cuidado com a alimentação

A alimentação influencia diretamente na saúde da nossa pele e do corpo em geral. Invista na lógica de “descascar mais e desembalar menos”. Inclua legumes, vegetais e evite frituras e gorduras. Outro fator importantíssimo é a hidratação de dentro para fora, portanto beba a quantidade ideal de água para o seu peso por dia.

Leia também:

Fontes: Garnie / Tua Saúde

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy