O que são Mudras e para que servem esses gestos?

0

Quando falamos em meditação, é muito comum que as pessoas associem a prática à imagem de uma pessoa sentada com as mãos sobre os joelhos formando um “ok”. Essa formação com os dedos é muito utilizada no Yoga e existem muitas variações dela, cada uma com um significado e um objetivo diferente. Esses gestos com as mãos são os Mudras, que são feitos em conjunto com a respiração para promover a interação e o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O que são Mudras?

Mudras
Foto: Anke Sundermeier

Em sânscrito, Mudra significa “selo” e seu objetivo é selar a prática da meditação ou do pranayama – práticas de respiração. “Os Mudras mais comuns são feitos com as mãos, mas eles podem ser feitos com o corpo todo. Eles ajudam a conectar corpo e mente e cada um tem um objetivo específico”, conta a professora de Yoga Catherine Rocha Davies. Os Mudras ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade, melhorar a respiração e o sono, melhorar problemas digestivos, como cólicas e prisão de ventre. Além disso, desenvolvem a autoconfiança e melhoram o sistema imunológico. A professora continua explicando que “Cada parte da mão se conecta com uma área do cérebro e ajuda a fluir melhor a energia vital no corpo”.

Os nomes dos Mudras são homenagens a divindades e simbolizam qualidades existentes em cada um de nós e no universo. Além disso, cada dedo representa o ponto de conexão com um elemento específico: o polegar representa o fogo (energia), o indicador representa o ar (energia em movimento), o dedo médio está ligado ao éter (expansão), o anelar à terra (solidez) e o dedo mindinho representa a água (fluidez). “Apesar de serem usados também durante a prática do Yoga, os Mudras precisam de tempo para trazer benefícios reais. Precisamos de pelo menos um minuto para cada gesto”, aconselha Catherine.

Quais são os mais populares e para que servem?

Com a ajuda da professora de Yoga, listamos os principais Mudras e seus benefícios. Confira:

Chin ou Gyana Mudra

Mudras - Chin
Foto: Laura Juarez

Alivia estresse e ansiedade, melhora a concentração, o humor e o sono. “É o Mudra mais comum nas práticas de Yoga e na meditação. Ele une fogo e ar e ajuda a conectar nossa consciência interior com a consciência universal, o indivíduo e o divino”.

Anjali Mudra

Mudras - Anjali
Foto: Pixabay

Promove conexão com a espiritualidade, foco, consciência interior. Além disso, estimula o respeito por si mesmo e pelos outros. “É o Mudra do Namastê, a mão em posição de prece. Equilibra a energia vital entre o lado direito e o lado esquerdo do corpo”.

Dhyana Mudra

Mudras - Dhyana
Foto: Pixabay

Ajuda a esvaziar a mente, aliviando, assim, a pressão mental e a conexão com o eu interior. “Os budistas usam esse Mudra para meditar porque ele nos ajuda a entrar no estado meditativo”. A dica extra da professora é: a mão esquerda fica sempre por baixo.

Ganesha Mudra

Mudras - Ganesha
Foto: Reprodução/Internet/Ekhart Yoga

Esse, que é um dos Mudras preferidos de Catherine ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, alivia o estresse e promove autoconfiança e a autoestima. “Esse Mudra ajuda a remover os obstáculos da nossa vida e abrir caminhos”.

Prana Mudra

Mudras - Prana
Foto: Reprodução/Internet/FitSri

Aumenta a vitalidade e a energia , aliviando o cansaço. Além disso, melhora o sistema imunológico e melhora a qualidade do sono. “Esse Mudra também é muito usado nas práticas de meditação. Ele ativa o chakra básico e promove sensação de firmeza”.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy