O que é tarot? Origem, objetivos e baralhos mais usados

8

A busca por respostas nas cartas do tarot (ou tarô) é uma atividade antiga, mas que sempre se manteve muito forte. Isso porque os arcanos trazem mensagens que nos levam a refletir sobre aspectos do passado, presente e futuro. Mais que um jogo de cartas, o tarot é um instrumento de autoconhecimento.

O que é tarot?

Cartas de tarot
Foto: Jean Didier

Criado na Europa, o tarot é um jogo composto por 78 cartas, conhecidas também como arcanos. Ele é muito utilizado como forma de orientação para a tomada de decisões e também para fazer previsões sobre o futuro. O famoso psiquiatra suíço Carl Gustav Jung reconheceu no simbolismo das cartas do tarô uma potencialidade de representação do inconsciente coletivo. Em outras palavras, os arcanos trazem conceitos que são comuns a todos.

Por isso, os conselhos dados por um tarólogo são a interpretação dos símbolos, escolhidos por meio de um sorteio aleatório e aplicados aos temas sobre os quais queremos saber mais. Normalmente, essas perguntas estão relacionadas a aspectos da vida pessoal, passado e futuro, tomada de decisões e caminhos a seguir. “O tarot é um instrumento de autoconhecimento porque nos faz pensar sobre questões mal resolvidas e olhar para dentro. É com base nas particularidades de cada um que ele ajuda na tomada de decisões. Um tarólogo não faz adivinhações, ele faz análises”, conta a cartomante Luciana Virtua.

Tipos mais usados

Jogo de tarot
Foto: Mira Cosic

Atualmente, existem milhares de tipos de tarot pelo mundo. Cada tarólogo utiliza um ou mais baralhos para fazer suas consultas, de acordo com seu conhecimento e suas preferências. Luciana conta que “Existem diferenças entre eles e não dá para dizer qual é o melhor. Cada um tem o seu próprio estilo, mas, no fundo, o objetivo é sempre o mesmo”. Apesar da enorme variedade de baralhos, alguns são mais conhecidos e usados. Conheça alguns:

Tarot  de Marselha

Tarot de Marselha
Foto: Reprodução/Tarot de Marseille Jodorowsky/Camoin

Esse é o mais famoso entre todos os tipos de baralho de tarô. Além disso, é o mais antigo. Ele traz imagens medievais e cores primárias, é conceitual e apresenta símbolos e detalhes escondidos em suas imagens. O Tarot de Marselha é considerado um instrumento psíquico poderoso, que aborda aspectos do passado, presente e futuro por meio da análise da relação entre o interior e o exterior.

Tarot Egípcio

Tarot egípcio
Foto: Reprodução/Gnosis Brasil

O baralho egípcio, geralmente, é indicado para quem precisa de orientação sobre alguma situação específica. Suas cartas trazem os ciclos de desenvolvimento humano e os desenhos representam nossos planos astral, espiritual, mental e físico. A leitura do tarot egípcio pode ser bem breve, já que os arcanos desse baralho trazem mensagens completas.

Baralho cigano

Baralho cigano
Foto: Reprodução/Ajaluz

Esse baralho teve origem no Tarot de Marselha e foi criado pela cigana Madame Lenormand, considerada uma das mais importantes tarólogas de todos os tempos por fazer previsões de personalidades ilustres, como Napoleão Bonaparte, por exemplo. Baseado no conhecimento e no mistério do povo cigano, esse tarô tem ao todo 36 cartas com significados psicológicos, que estimulam o desenvolvimento da intuição.

Tarot dos Orixás

Tarot dos Orixás
Foto: Reprodução/Presságio Editora

Esse tarô traz referências das matrizes afro-brasileiras e também foi criado por uma mulher, a brasileira Eneida Duarte Gaspar. Suas imagens unem candomblé, umbanda, numerologia, astrologia e outros princípios metafísicos para prever acontecimentos e aconselhar quem precisa de orientação para o futuro. Os orixás, segundo a tradição, são divindades dotadas de amplo conhecimento sobre a vida e, portanto, ótimos conselheiros.

Mostrar comentários (8)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy