O que é animal de poder e como descobrir o seu?

0 92

O xamanismo é um sistema ritualístico muito antigo que tem como objetivo promover a conexão do homem com a natureza e a ancestralidade, a fim de que possamos evoluir espiritualmente e encontrar a cura dos males do corpo, da mente e do espírito. O animal de poder é um dos conceitos primordiais do xamanismo e é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Desde os tempos mais remotos, xamãs de todos os continentes acreditam que todos nós temos um animal protetor. Basicamente, ele é um símbolo da energia de nossas forças e nosso poder pessoal e também aconselha sobre qualidades que precisamos desenvolver. Entenda.

O que é animal de poder?

Animal de poder
Foto: Pexels

No xamanismo, cada pessoa tem três totens de poder: planta, pedra e animal. E o animal de poder é um dos conceitos primordiais dessa prática espiritual. Isso porque, desde a antiguidade, xamãs acreditam que todos nós temos um bicho que protege e representa nossa energia pessoal. Luana Andrade, que estuda o xamanismo há mais de cinco anos, afirma que “Descobrir o nosso animal de poder ajuda no autoconhecimento e no desenvolvimento espiritual. Ele também promove autoconfiança e nos permite entender nosso poder pessoal, nossas características e, assim, podemos usar isso a nosso favor nas mais diversas situações”.

Porém, além de auxiliar no autoconhecimento, o animal de poder pode trazer conselhos válidos sobre as qualidades que devemos desenvolver em nós mesmos. “Ele ajuda a lidarmos melhor com as situações complicadas e também traz proteção”, conta a estudante. Sendo assim, cada animal tem uma simbologia própria e ensinamentos específicos. No entanto, Luana reforça que “Todos são igualmente importantes, nenhum é maior ou melhor que outro”. Descobrir o seu animal de poder, para o xamanismo, é uma forma de se conectar com o seu eu interior, com a ancestralidade e com a espiritualidade.

Como descobrir o seu?

Animal de poder - leão
Foto: Pixabay

Agora que você já sabe o que é animal de poder, provavelmente quer saber qual é o seu. Segundo os praticantes do xamanismo, o bicho que nos acompanha se mostra presente em muitos momentos de nossa vida, aparecendo de diversas formas (em filmes, revistas, programas de televisão e até no dia a dia). Porém, para descobrir o seu animal de poder, você vai precisar da ajuda de uma meditação guiada ou de um ritual xamânico. “O despertar do nosso espírito protetor acontece quando estamos profundamente conectados. É possível termos uma ideia de qual é nosso animal de poder sozinhos, mas a confirmação de um xamã é importante porque às vezes temos afinidade com um ou outro bicho e isso pode interferir”, finaliza a estudante.

Confira o significado de alguns animais de poder

Animal de poder - coruja
Foto: Enrique Meseguer

Águia – Tem os melhores olhos do universo, fala sobre percepção e como enfrentar o novo.

Beija-flor – É o animal de poder que fala sobre cura, leveza, encantamento e amor.

Boi – Representa o trabalho árduo, a dedicação e o bom-senso para alcançar os objetivos.

Borboleta – Nos inspira a transformar situações difíceis em crescimento e evolução interior.

Coruja – Representa a sabedoria, a intuição e nos ensina a lidar melhor com as nossas sombras.

Gato – Fala sobre independência e liberdade, mas também é misterioso e, às vezes, preguiçoso.

Leão – Esse animal de poder traz mensagens sobre autoconfiança, vitalidade, brilho e ação.

Lobo – O lobo traz mensagens sobre liderança e harmonia entre todos os membros da matilha.

Raposa – É um animal ágil, sutil e esperto ao mesmo tempo, o equilíbrio para tomar decisões importantes.

 

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy