O que é animal de poder e como descobrir o seu?

0

O xamanismo é um sistema ritualístico muito antigo que tem como objetivo promover a conexão do homem com a natureza e a ancestralidade, a fim de que possamos evoluir espiritualmente e encontrar a cura dos males do corpo, da mente e do espírito. O animal de poder é um dos conceitos primordiais do xamanismo e é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Desde os tempos mais remotos, xamãs de todos os continentes acreditam que todos nós temos um animal protetor. Basicamente, ele é um símbolo da energia de nossas forças e nosso poder pessoal e também aconselha sobre qualidades que precisamos desenvolver. Entenda.

O que é animal de poder?

Animal de poder
Foto: Pexels

No xamanismo, cada pessoa tem três totens de poder: planta, pedra e animal. E o animal de poder é um dos conceitos primordiais dessa prática espiritual. Isso porque, desde a antiguidade, xamãs acreditam que todos nós temos um bicho que protege e representa nossa energia pessoal. Luana Andrade, que estuda o xamanismo há mais de cinco anos, afirma que “Descobrir o nosso animal de poder ajuda no autoconhecimento e no desenvolvimento espiritual. Ele também promove autoconfiança e nos permite entender nosso poder pessoal, nossas características e, assim, podemos usar isso a nosso favor nas mais diversas situações”.

Porém, além de auxiliar no autoconhecimento, o animal de poder pode trazer conselhos válidos sobre as qualidades que devemos desenvolver em nós mesmos. “Ele ajuda a lidarmos melhor com as situações complicadas e também traz proteção”, conta a estudante. Sendo assim, cada animal tem uma simbologia própria e ensinamentos específicos. No entanto, Luana reforça que “Todos são igualmente importantes, nenhum é maior ou melhor que outro”. Descobrir o seu animal de poder, para o xamanismo, é uma forma de se conectar com o seu eu interior, com a ancestralidade e com a espiritualidade.

Como descobrir o seu?

Animal de poder - leão
Foto: Pixabay

Agora que você já sabe o que é animal de poder, provavelmente quer saber qual é o seu. Segundo os praticantes do xamanismo, o bicho que nos acompanha se mostra presente em muitos momentos de nossa vida, aparecendo de diversas formas (em filmes, revistas, programas de televisão e até no dia a dia). Porém, para descobrir o seu animal de poder, você vai precisar da ajuda de uma meditação guiada ou de um ritual xamânico. “O despertar do nosso espírito protetor acontece quando estamos profundamente conectados. É possível termos uma ideia de qual é nosso animal de poder sozinhos, mas a confirmação de um xamã é importante porque às vezes temos afinidade com um ou outro bicho e isso pode interferir”, finaliza a estudante.

Confira o significado de alguns animais de poder

Animal de poder - coruja
Foto: Enrique Meseguer

Águia – Tem os melhores olhos do universo, fala sobre percepção e como enfrentar o novo.

Beija-flor – É o animal de poder que fala sobre cura, leveza, encantamento e amor.

Boi – Representa o trabalho árduo, a dedicação e o bom-senso para alcançar os objetivos.

Borboleta – Nos inspira a transformar situações difíceis em crescimento e evolução interior.

Coruja – Representa a sabedoria, a intuição e nos ensina a lidar melhor com as nossas sombras.

Gato – Fala sobre independência e liberdade, mas também é misterioso e, às vezes, preguiçoso.

Leão – Esse animal de poder traz mensagens sobre autoconfiança, vitalidade, brilho e ação.

Lobo – O lobo traz mensagens sobre liderança e harmonia entre todos os membros da matilha.

Raposa – É um animal ágil, sutil e esperto ao mesmo tempo, o equilíbrio para tomar decisões importantes.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy