Conheça o legado do escritor catalão Carlos Ruiz Zafón

Barcelona perdeu um dos seus maiores escritores da atualidade: Carlos Ruiz Zafón no dia 19 de Junho. Na mesma semana em que comemora o aniversário do arquiteto Antonio Gaudí.

1

No dia 19 de junho, a literatura perdeu o escritor catalão Carlos Ruiz Zafón. Tinha 55 anos e lutava há dois anos contra um cancro do cólon, e morreu em Los Angeles, onde morava com a família. Ele era tão famoso quanto reservado, mesmo sendo o escritor espanhol mais vendido do século.

Quem foi o escritor catalão Carlos Ruiz Zafón?

Bairro Gotico Barcelona

Bairro Gotico (foto:@barcelonabymyself)Nascido na cidade de Barcelona, em 1964, Zafón começou a escrever ainda na adolescência.  ‘O Príncipe da Névoa’, de 1993, foi seu primeiro livro publicado.

Provavelmente,  muitos leitores brasileiros reconhecem de primeira o nome do escritor espanhol mais vendido deste século. Mas quando mencionamos o seu livro mais famoso “ A Sombra do Vento” , certamente vemos os olhos de muitas pessoas apaixonadas pela sua obra – brilharem.

Para quem quem leu, na certa se apaixonou por sua literatura. Publicada em 2001, a obra foi o grande ponto da virada, na vida de mais um escritor catalão – que antes se dedicava a publicidade – e a literatura juvenil. O resultado foram milhões de cópias vendidas e a tradução para quase 50 idiomas.

Aliás, o livro já vendeu mais de 15 milhões de exemplares, sendo o primeiro da tetralogia ‘O Cemitério dos Livros Esquecidos’, uma reflexão sobre o papel da literatura em um tempo de profundas mudanças impostas pela tecnologia.

O enorme sucesso deste “best seller”, acabou impulsionando toda uma saga, com mais 3 livros:
“El Juego del Angel” (2008), “El Prisionero del Cielo” (2011), “El Laberinto de los Espiritus” (2016).

Conheça o legado do escritor  Carlos Ruiz Zafón

escritor catalão Carlos Ruiz Zafón
Portal de Angel Barcelona (foto:@barcelonabymyself)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acima de tudo, ele é considerado um dos melhores romancistas contemporâneos. Majoritariamente, “A Sombra do Vento” é o tipo do livro que ganhamos de presente, com dedicatória na primeira página de alguém que nos ama muito – ou compartilha o nosso amor – pela linda Barcelona.

É uma história daqueles amores impossíveis, misturando realidade, mistério e fantasia – ambientado nos lugares mais emblemáticos da cidade. Somente por este motivo, já é capaz de emocionar o seus leitores.

Muitos destes lugares são desconhecidos a maioria do público e dos turistas. Tanto que os mais aventureiros, se acham na obrigação de visitar cada um deles, quando terminam o livro.

 

História do escritor Carlos Ruiz Zafón

escritor catalão Carlos Ruiz Zafón
Sant Felipe Neri (foto:@barcelonabymyself)

 

 

Mas, vale a pena estar atento para o fato de que nem todas as locações do livro, existem de verdade. Alguns deles, é como procurar uma sombra no vento. O maior exemplo, é o famoso “Cemitério dos Livros Esquecidos” que supostamente ficaria na Calle Arc del Teatre, perto das Ramblas de Barcelona.

Contudo, trata-se de um lugar fictício, inspirado em um hangar que vendia livros por peso, em Los Angeles, ultima residência do autor. Mas, mesmo assim, ninguém parece se importar. Explorar Barcelona é sempre uma missão agradável, ainda mais quando temos a sensação de pertencer ao universo de uma autêntica obra prima literária.

Aventure-se por Barcelona  

Aventurar-se pela Barcelona de Carlos Ruiz Zafón é uma maneira de transcender as páginas de seus livros – e aumentar seu conhecimento sobre aqueles cantinhos que somente os residentes conhecem.

Existem muitos tours guiados especializados na rota literária do escritor catalão Carlos Ruiz Zafón Carlos Ruiz Zafón. Mas a grande sacada aqui, é procurar por este guia do jornalista e professor Sergi Doria, autor de la “Guia de Barcelona de Carlos Ruiz Zafón” – aprovada pelo próprio autor.

 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy