Morena iluminada: dicas e inspirações para os seus cabelos

A técnica ilumina o rosto e dá brilho aos fios

3

Morena iluminada é uma tendência versátil para cabelos escuros, que ganham um aspecto de ‘beijados pelo sol’ naturalmente com mechas levemente mais claras. A coloração conquistou a cabeça das mulheres, afinal de contas, os cabelos castanhos nunca saem de moda. Deseja saber mais sobre esta cor da tenência? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as últimas tendências de cores de cabelos para morenas, uma rotina de cuidados com os cabelos para mantê-los com a melhor aparência e algumas inspirações para mostrar sua nova morena iluminada.

O que é Cabelo Morena Iluminada?

Morena iluminada é a técnica ideal para iluminar os cabelos castanhos escuros, mas respeitando o tom original do fio e clareando em poucos tons pontos estratégicos. Ou seja, morena iluminada dá ao cabelo um impulso iluminado sem ter que ficar loira, e por isso faz tanto sucesso.

Morena iluminada

A prática é menos agressiva que uma balayage ou luzes convencional, e ilumina com leves mechas claras sem mudar o fundo natural do cabelo. Os tons variam de caramelo até o loiro dourado, e podem variar em uma e uma sobreposição de tons.

Morena iluminada é uma técnica de realce de balayage para cabelos castanhos escuros, que envolve a pintura de mechas de uma maneira que ainda permite que seus fios morenos ganham aspecto iluminado.

A técnica é indicada para quem deseja uma mudança delicada no cabelo, pois não altera o fundo do cabelo mantendo a naturalidade. Os cabelos iluminados são feitos de nuances e reflexos sutis no contorno do rosto e da cabeça, mas de acordo com a colorista Talita Generoso, mesmo sendo um clareamento leve dos fios, é indispensável o teste de mecha, para garantir que o cabelo não fique danificado.

Manutenção do cabelo

Uma das razões pela qual essa técnica é tão popular é que ela é de baixa manutenção e cresce muito bem, sem aquela preocupação de raiz aparecendo, pois seu cabelo crescerá em uma sutil perfeição ombré. A colorista explica que a cor normalmente dura mais de seis meses, sem a necessidade de compromissos de manutenção no salão. “Eu já tive clientes que vinham apenas uma vez por ano”, disse ela.

Morena iluminada

Cores do morena iluminada 2020

Quem adota o cabelo morena iluminada, normalmente, clareia apenas alguns tons, sendo que os mais comuns são as tonalidades caramelo, mel, chocolate e dourado.

“Se o cabelo é muito escuro, melhor optar por luzes de intensidade intermediária, em tons de chocolate, caramelo, toffe…pois Clarear demais pode ficar artificial. Agora, se o cabelo não é tão escuro assim, como um castanho claro, por exemplo, é possível utilizar tons mais claros. Mas, para manter a naturalidade, o melhor é ficar na cartela dos dourados”, explica a colorista.

Quem pode fazer?

O visual no cabelo estilo morena iluminada ainda é ótimo para quem tem cabelos muito monocromáticos e está querendo deixar os fios com uma aparência que transmita mais profundidade, movimento e balanço.

Morena iluminada
Morena iluminada em cabelos cacheados (Foto: Talita Generoso)

Qualquer mulher que tenha fios mais escuros pode se tornar uma morena iluminada. A técnica de clareamento fica bem em cacheadas, onduladas, lisas e crespas, e ainda combina com diversos tons de pele.

Dicas para iluminar os fios

Morena iluminada
Morena iluminada requer cuidados (Foto: Talita Generoso)

Escolha o profissional certo

Como essa cor de cabelo envolve mechas descoloridas estrategicamente para um efeito iluminado, é melhor deixá-lo para os profissionais

Então, como qualquer novo trabalho de cor, faça sua pesquisa e garanta que o cabeleireiro que você vai tenha experiência com técnicas semelhantes, como balayage. O Instagram (como sempre) será essencialmente o seu mecanismo de pesquisa – a maioria dos coloristas tem uma conta e será uma boa base para encontrar alguém que possa obter a aparência desejada.

aprenda como pintar o cabelo corretamente
Procure um profissional (Foto: Shutterstock)

E antes de fazer o procedimento, vá até o salão e converse claramente sobre o que você quer para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas.

Cuide dos fios

Embora os cabelos iluminados agridam bem menos os fios em relação as mechas loiras, pé preciso colocar o tratamento em dia. Lembre-se das regras de ouro para cabelos coloridos e certifique-se de usar tratamentos nutritivos e para a durabilidade da cor, e assim manter os cabelos bonitos e saudáveis. Afinal, quando você é bom para o seu cabelo, ele é bom para você.

Essa coloração fez tanto sucesso que já existem inúmeros produtos exclusivos para morenas iluminadas, como shampoo, condicionador, creme de tratamento, óleos e creme para pentear. Todos eles precisam ser usados com disciplina para que você mantenha os fios loiros e brilhantes.

E como hidratar é sempre preciso, a melhor opção é umectar ao máximo os fios com produtos emolientes, denominados como Smoth ou Moisture. Faça hidratação uma a duas vezes na semana e use sempre um condicionador hidratante (ou de brilho) após a máscara.

Fotos via @talitagpro e @Pinterest

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy