Menstruação irregular: causas, sintomas e sinais de risco, quais especialistas consultar

Você já ouviu falar sobre os problemas da menstruação irregular? Essa é uma condição que, quando surge assim do nada, geralmente assusta!

Suas causas e consequências podem preocupar demais meninas e mulheres de todas as idades! Porém, nem sempre uma menstruação irregular significa sinal de doença.

Se o seu ciclo menstrual está desregulado e você ainda não sabe o que fazer, ou porque isso está acontecendo, calma. Preparamos um pequeno guia rápido com tudo de mais importante sobre a menstruação irregular para você conseguir suas primeiras orientações.

Imagem: Reprodução / Pexels

O que é?

Antes de ligar qualquer sinal de alerta no seu corpo, precisamos compreender o ciclo menstrual normal, para assim saber identificar uma menstruação irregular. Normalmente um ciclo menstrual feminino leva 28 dias. Durante esses 28 dias você menstrua, recupera-se, ovula e fica pronta para outro ciclo novamente!

Quando ocorrem variações nesse ciclo tão organizado, encurtando ou alongando o período menstrual, chamamos então de menstruação irregular.

Mas, a menstruação irregular não é necessariamente uma doença, nem significa um problema sério a vista! Ela pode ser apenas um sinal de que seu corpo precisa de atenção!

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais as principais causas da menstruação irregular?

Inúmeras situações são capazes de atingir e modificar a menstruação de uma mulher. Como seu ciclo é totalmente regulado por hormônios sexuais, as alterações que afetam o corpo inteiro também afetam a menstruação.

Em entrevista a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, o médico Agnaldo Lopes da Silva Filho apresenta que em torno de 50% das mulheres em período reprodutivo podem apresentar sangramentos irregulares em seus ciclos menstruais.

O ginecologista ainda afirma que “as causas podem ser várias, como endometriose, alterações na tireoide, alterações hormonais, problemas no útero, distúrbios emocionais, estresse, dietas rígidas, exercícios físicos em excesso e o uso do DIU”.

 

Imagem: Reprodução / Pexels

Mudanças na pílula anticoncepcional também contribuem para a menstruação irregular

Dentre os métodos contraceptivos mais utilizados no Brasil, a pílula anticoncepcional geralmente regula o ciclo menstrual da mulher. Dessa forma, trocar o remédio por um outro, ou ainda, modificar a forma de prevenir a gravidez, torna a menstruação irregular por alguns meses.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dessa forma, antes de trocar sua pílula ou parar de tomá-la, procure orientação do seu médico para descobrir todos os sintomas que podem ocorrer no seu corpo!

 

Mudanças de hábitos alimentares

O excesso ou falta de nutrientes no organismo pode promover diversas modificações no ciclo menstrual da mulher.

Segundo a entrevista do médico ginecologista Jairo Iavelberg à Revista VIX, alimentos ricos em substâncias fitoestrógenas, como soja, alertam o corpo para um alto nível de estrogênio, o que modifica algumas etapas do ciclo menstrual. Além disso, o consumo de álcool e gorduras em excesso também altera os hormônios femininos.

 

Estresse

Um dos piores males modernos é o estresse. Ele é capaz de modificar nosso corpo, física e psicologicamente. Dessa maneira, quando o organismo da mulher se encontra sob estresse excessivo, ele pode ativar mecanismos de defesa e, assim, conservar energia e prevenir a ovulação.

Situações traumáticas também podem aumentar os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios importantíssimos para o ciclo menstrual, o que pode desregular a produção de estrogênio e outros hormônios reprodutivos.

 

Doenças ginecológicas causam menstruação irregular

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além de todas estas causas, existem também diversas doenças do aparelho reprodutor feminino que podem causar uma menstruação irregular, como endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP), distúrbios do sangue e da coagulação sanguínea, e muitos outros.

Por isso, é extremamente importante consultar um médico especialista sobre essas doenças e condições, para manter a saúde sempre em dia!

Imagem: Reprodução / Pinterest

Quais os sintomas da menstruação irregular?

Mas, quais são os principais sintomas de uma menstruação que apareceu e se mantém, todos os meses, de forma irregular? O primeiro ponto a ser percebido é exatamente isso mesmo, seu ciclo não é mais o mesmo! Ele pode demorar a aparecer, o preocupa muitas mulheres sobre menstruação atrasada!

Dessa forma, ele pode se prolongar por um mês inteiro (ou mais!) ou ainda, ser bem curtinho. Também, podem surgir cólicas mais fortes e escape da menstruação, uma TPM que não passa, o que pode te fazer tomar alguns sustos inesperados.

Se a sua menstruação estiver irregular por um período maior do que três meses seguidos e, ainda, com fluxo sanguíneo muito diferente, de mês para mês, procure um ginecologista o mais rápido possível.

Dessa maneira, é muito importante descobrir os motivos que estão causando essa irregularidade em um sistema tão fundamental para as mulheres como a menstruação.

Menstruação irregular tem tratamento?

Sim, a menstruação irregular tem cura! O tratamento depende, sobretudo, da causa principal da irregularidade do ciclo e da fase de descobrimento do problema.

Por isso, aos primeiros sinais de que seu corpo não está legal, fique alerta! A menstruação irregular pode ser um dos sintomas de outros problemas que você está negligenciando. Dessa maneira, pare e repense um pouco sua rotina.

Além disso, lembre-se de manter sua saúde sempre em dia! Isso também significa cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e cuidar de questões femininas.

Não deixe a menstruação irregular te paralisar, e utilize-a como um aviso de que coisas melhores podem vir, para transformar sua vida em ainda melhor.

 

Procure ajuda profissional

Além de todas estas informações, é muito importante sempre procurar ajuda profissional se alguma coisa te preocupar! Por isso, esteja em dia com seus exames e visite sempre seu ginecologista, para uma consulta de rotina!

Se você desconfiar que sua menstruação irregular pode estar ligada a problemas mais sérios, não demore! Marque já sua consulta e livre-se da preocupação!

Comentários (1)
Comentar