Menstruação irregular: causas, sintomas e sinais de risco, quais especialistas consultar

1

Você já ouviu falar sobre os problemas da menstruação irregular? Essa é uma condição que, quando surge assim do nada, geralmente assusta!

Suas causas e consequências podem preocupar demais meninas e mulheres de todas as idades! Porém, nem sempre uma menstruação irregular significa sinal de doença.

Se o seu ciclo menstrual está desregulado e você ainda não sabe o que fazer, ou porque isso está acontecendo, calma. Preparamos um pequeno guia rápido com tudo de mais importante sobre a menstruação irregular para você conseguir suas primeiras orientações.

Mulher sente cólicas da menstruação irregular
Imagem: Reprodução / Pexels

O que é?

Antes de ligar qualquer sinal de alerta no seu corpo, precisamos compreender o ciclo menstrual normal, para assim saber identificar uma menstruação irregular. Normalmente um ciclo menstrual feminino leva 28 dias. Durante esses 28 dias você menstrua, recupera-se, ovula e fica pronta para outro ciclo novamente!

Quando ocorrem variações nesse ciclo tão organizado, encurtando ou alongando o período menstrual, chamamos então de menstruação irregular.

Mas, a menstruação irregular não é necessariamente uma doença, nem significa um problema sério a vista! Ela pode ser apenas um sinal de que seu corpo precisa de atenção!

 

Quais as principais causas da menstruação irregular?

Inúmeras situações são capazes de atingir e modificar a menstruação de uma mulher. Como seu ciclo é totalmente regulado por hormônios sexuais, as alterações que afetam o corpo inteiro também afetam a menstruação.

Em entrevista a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, o médico Agnaldo Lopes da Silva Filho apresenta que em torno de 50% das mulheres em período reprodutivo podem apresentar sangramentos irregulares em seus ciclos menstruais.

O ginecologista ainda afirma que “as causas podem ser várias, como endometriose, alterações na tireoide, alterações hormonais, problemas no útero, distúrbios emocionais, estresse, dietas rígidas, exercícios físicos em excesso e o uso do DIU”.

 

Mulheres buscam formas de descobrir causas da menstruação irregular
Imagem: Reprodução / Pexels

Mudanças na pílula anticoncepcional também contribuem para a menstruação irregular

Dentre os métodos contraceptivos mais utilizados no Brasil, a pílula anticoncepcional geralmente regula o ciclo menstrual da mulher. Dessa forma, trocar o remédio por um outro, ou ainda, modificar a forma de prevenir a gravidez, torna a menstruação irregular por alguns meses.

Dessa forma, antes de trocar sua pílula ou parar de tomá-la, procure orientação do seu médico para descobrir todos os sintomas que podem ocorrer no seu corpo!

 

Mudanças de hábitos alimentares

O excesso ou falta de nutrientes no organismo pode promover diversas modificações no ciclo menstrual da mulher.

Segundo a entrevista do médico ginecologista Jairo Iavelberg à Revista VIX, alimentos ricos em substâncias fitoestrógenas, como soja, alertam o corpo para um alto nível de estrogênio, o que modifica algumas etapas do ciclo menstrual. Além disso, o consumo de álcool e gorduras em excesso também altera os hormônios femininos.

 

Estresse

Um dos piores males modernos é o estresse. Ele é capaz de modificar nosso corpo, física e psicologicamente. Dessa maneira, quando o organismo da mulher se encontra sob estresse excessivo, ele pode ativar mecanismos de defesa e, assim, conservar energia e prevenir a ovulação.

Situações traumáticas também podem aumentar os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios importantíssimos para o ciclo menstrual, o que pode desregular a produção de estrogênio e outros hormônios reprodutivos.

 

Doenças ginecológicas causam menstruação irregular

Além de todas estas causas, existem também diversas doenças do aparelho reprodutor feminino que podem causar uma menstruação irregular, como endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP), distúrbios do sangue e da coagulação sanguínea, e muitos outros.

Por isso, é extremamente importante consultar um médico especialista sobre essas doenças e condições, para manter a saúde sempre em dia!

Mudanças em anticoncepcionais podem modificar a menstruação
Imagem: Reprodução / Pinterest

Quais os sintomas da menstruação irregular?

Mas, quais são os principais sintomas de uma menstruação que apareceu e se mantém, todos os meses, de forma irregular? O primeiro ponto a ser percebido é exatamente isso mesmo, seu ciclo não é mais o mesmo! Ele pode demorar a aparecer, o preocupa muitas mulheres sobre menstruação atrasada!

Dessa forma, ele pode se prolongar por um mês inteiro (ou mais!) ou ainda, ser bem curtinho. Também, podem surgir cólicas mais fortes e escape da menstruação, uma TPM que não passa, o que pode te fazer tomar alguns sustos inesperados.

Se a sua menstruação estiver irregular por um período maior do que três meses seguidos e, ainda, com fluxo sanguíneo muito diferente, de mês para mês, procure um ginecologista o mais rápido possível.

Dessa maneira, é muito importante descobrir os motivos que estão causando essa irregularidade em um sistema tão fundamental para as mulheres como a menstruação.

Menstruação irregular tem tratamento?

Sim, a menstruação irregular tem cura! O tratamento depende, sobretudo, da causa principal da irregularidade do ciclo e da fase de descobrimento do problema.

Por isso, aos primeiros sinais de que seu corpo não está legal, fique alerta! A menstruação irregular pode ser um dos sintomas de outros problemas que você está negligenciando. Dessa maneira, pare e repense um pouco sua rotina.

Além disso, lembre-se de manter sua saúde sempre em dia! Isso também significa cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e cuidar de questões femininas.

Não deixe a menstruação irregular te paralisar, e utilize-a como um aviso de que coisas melhores podem vir, para transformar sua vida em ainda melhor.

 

Procure ajuda profissional

Além de todas estas informações, é muito importante sempre procurar ajuda profissional se alguma coisa te preocupar! Por isso, esteja em dia com seus exames e visite sempre seu ginecologista, para uma consulta de rotina!

Se você desconfiar que sua menstruação irregular pode estar ligada a problemas mais sérios, não demore! Marque já sua consulta e livre-se da preocupação!

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy