Sintomas da TPM: saiba como aliviar esse incômodo

Segundo o Ministério da Saúde, 70% das mulheres brasileiras sofrem com os sintomas da TPM. Se você faz parte dessa estatística, certamente está buscando alternativas para aliviar esse incômodo.  Saiba que algumas mudanças de hábitos podem te ajudar.

Por que as mulheres têm TPM?

Foto: Pixabay

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sensações que as mulheres sentem, normalmente, alguns dias antes do início do ciclo menstrual e que desaparecem quando a menstruação acaba. Assim como acontece com o tipo de sintoma da TPM – que pode ser físico e/ou psicológico – o tempo de duração varia bastante. No entanto, alguns sintomas incomodam muito e são comuns a milhares de mulheres, como as cólicas, o inchaço e a irritação, por exemplo.

Essas sensações são decorrentes das alterações hormonais causadas pela menstruação e elas afetam diretamente o sistema nervoso central, causando assim os sintomas da TPM. Para ter certeza que o problema é esse, é imprescindível avaliar se os sinais são cíclicos. Ou seja, se eles desaparecem logo após o fim da menstruação. De qualquer maneira, procure um ginecologista para avaliar a necessidade de um tratamento com medicamentos ou reposição hormonal. Caso o médico entenda que o problema não é grave, algumas mudanças de hábitos podem te ajudar a aliviar esse incômodo.

Foto: Silvia Rita

Como aliviar os principais sintomas da TPM?

A melhor maneira de lidar com os sintomas da TPM e, então, usar métodos que ajudam a aliviá-los é entender como o ciclo menstrual influencia no seu corpo e no seu humor. Cada mulher sente um conjunto diferente de sintomas. Algumas, no entanto, quase nem sentem. Por isso, avalie o seu caso e confira nossas dicas:

Irritação, ansiedade e tristeza

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Se você costuma ficar irritada, ansiosa ou triste nos dias que antecedem a menstruação, abuse dos chás calmantes. Valeriana, camomila, lavanda, cidreira e melissa são algumas das opções. Além disso, o tradicional suco de maracujá (natural) e o chocolate também ajudam a acalmar e aliviar a ansiedade e a tristeza. Porém, atenção: cuidado com o excesso de açúcar (que pode piorar os sintomas). No caso do chocolate, por exemplo, prefira os que têm pelo menos 70% de cacau, que é rico em triptofano e estimula a produção de serotonina. No caso dos chás e do suco, prefira usar adoçante.

Foto: Silvia Rita

Cólicas menstruais

Esse é um dos sintomas da TPM mais comuns e incômodos. Muitas mulheres sentem dores fortes nesse período. Faz parte desse grupo? Lembre-se da receita da vovó: compressa quente no local sempre que estiver com dores. Sementes de abóbora também são boas aliadas nesse caso, porque são ricas em magnésio e, por isso, diminuem a contração muscular. Aproveite também o poder dos chás anti-inflamatórios, como hortelã, cúrcuma e agrião, por exemplo.

Inchaço

Este sintoma também é muito comum e algumas mulheres chegam a ganhar até dois quilos durante a TPM por causa da retenção de líquidos. Nesse caso, a dica é: mantenha hábitos saudáveis. Praticar exercícios físicos, beber bastante água e consumir muitos alimentos ricos em fibras devem ajudar. Os chás também entram aqui. Mas, desta vez, são os diuréticos. Verde, hibisco, cavalinha, dente-de-leão e funcho são chás diuréticos que ajudam a desinchar.

 

 

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