Massoterapia: conheça 6 benefícios e os tipos de massagens aplicadas

0

Sabia que as dores, desconfortos e insônias que temos às vezes, são algumas das reclamações que nosso corpo faz quando estamos fazendo muito esforço? Claro que não é uma tarefa fácil lidar com tudo, pois em um dia podemos ter diversas atividades para fazer. Felizmente, existem técnicas que trazem o conforto necessário para encararmos melhor nossa rotina, e a massoterapia é uma delas.

massoterapiaO que é massoterapia?

Nada mais é do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de massagem que promovem ações benéficas para o corpo. A massoterapia pode reduzir as dores, aumentar a imunidade, reduzir o estresse e muito mais. Veja agora 6 benefícios da técnica:

massoterapia6 benefícios da massoterapia

 

1. Reduz as dores

As massagens terapêuticas podem auxiliar nos mais diversos tipos de dor, e a ação é realmente eficaz. O tratamento da dor se dá pelo relaxamento do corpo, permitindo que esse atue em várias necessidades. Dores como enxaqueca e parto são exemplos que podem ser tratadas com massoterapia. A técnica eficaz trata casos de fibromialgia também, e é uma das mais utilizadas. Os benefícios podem ser muito duradouros, se a técnica aplicada for realmente profissional, e ela não necessita do uso de drogas em seu tratamento.

2. Melhora o sono

Uma noite melhor vai refletir em um dia melhor, obviamente, já que com o nível baixo de estresse, o de ansiedade também diminui, deixando o corpo mais relaxado. Uma boa massoterapia deixará suas noites melhores, pois o sono passa a ser um aliado e os quadros de insônia são quase que extintos. Ao acordar, você vai sentir o corpo revigorado.

3. Benefícios para prematuros

Alguns recém-nascidos podem ter problemas de desenvolvimento, precisando de ajuda para ganhar peso. A massoterapia, por incrível que pareça, pode ser de grande ajuda nestes casos, de forma não invasiva e confortável para o bebê. O desenvolvimento acontece gradativamente, através da resposta positiva do corpo aos estímulos do profissional que fará a técnica. Claro que o acompanhamento médico não deve ser descartado, sendo a massoterapia uma das aliadas.

massoterapia4. Cura de lesões

A massoterapia pode ajuda na cura de lesões, em que o estímulo do corpo faz com que ele possa reagir e trabalhar em prol da sua integridade, de forma mais fácil e rápida. Existem estudos que comprovaram a eficácia da massoterapia no tratamento de lesões, desde as mais simples até as graves. O motivo se dá pelo restabelecimento das células do corpo e o fortalecimento do mesmo, o que ajuda a vencer o quadro.

5. Imunidade

A técnica ajuda a melhorar a imunidade corporal, de modo que fortaleça nossa saúde. Através das técnicas e o relaxamento do corpo, a imunidades vai aumentando aos poucos. Resultado final? Tem uma saúde mais equilibrada, sem aquele resfriado de sempre ou qualquer outra doença. Claro que o descanso e a dieta são essenciais para a eficácia da massoterapia, pois sozinha ela não resolve tudo.

6. Sem estresse

Um dos benefícios que mais chama atenção, quando se fala de massoterapia. Se livrar do estresse é o desejo de muitas pessoas, afinal, ninguém gosta de estar ansioso o tempo todo. A diminuição do cortisol gera um relaxamento maior do corpo, dando sensação de alívio e fazendo você esquecer dos problemas alheios. Quer dar um tempo da rotina corrida e se desligar dos estresses diários? Use e abuse da técnica.

massoterapiaTipos de massoterapia

O profissional encontrará, com seu cliente, a melhor técnica que corresponderá às suas necessidades. Porém, as mais comuns e encontradas nas clínicas são: relaxante, drenagem linfática, estética e terapêutica.

 

  • Terapêutica: tem intenção de eliminar anomalias e atrofias. Ela atua também como uma forma de prevenção, mas também em forma de tratamento para dores e contusões musculares. Um exemplo é a massagem cervical, que trata torcicolos e cervicalgias.
  • Estética: essa massagem é dividida entre a facial e corporal. No caso da corporal, tem uma missão bem ingrata, pois precisa da ajuda do paciente. São usadas técnicas e cosméticos que auxilia no emagrecimento e redução de medidas, porém, o resultado final fica na dependência do controle alimentar e exercícios físicos do paciente.
  • Relaxante: como o nome já diz, ela busca o relaxamento físico e mental, combatendo tensões, estresse, insônia e outros.
  • Drenagem linfática: ela elimina os excessos de líquidos e ativa a circulação sanguínea. Livre de resíduos, as células passam a receber melhor os nutrientes, contribuindo para a desintoxicação, combate da celulite e eliminando o inchaço do corpo.

Fonte: Adrua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy