Máscara facial: um guia completo para acertar na escolha

0

Atualmente, surgiram diversas opções de máscara facial no mercado, de diversas composições, preços e para cada tipo de pele. Em contrapartida, cada vez mais pessoas são adeptas das máscaras naturais, feitas em casa e sem componentes químicos. Tanto a natural quanto a industrializada, têm o seu público alvo, ou seja, cada tipo de pele terá uma necessidade e usará uma máscara diferente.

Para entender melhor do assunto, o blog Pajaris fez um guia completo sobre máscara fácil para tirar toda as suas dúvidas e acertar na hora da compra do seu produto de beleza.

Para que serve a máscara facial?

Cada máscara será indicada para algo, por isso, é importante conferir na embalagem do produto se é aquele efeito que está procurando. Entretanto, a grande maioria das máscaras servem para trazer de volta a vitalidade do rosto, fazer uma hidratação profunda ou uma limpeza profunda.

Quais os tipos de máscaras faciais?

Existem diversas texturas e formas de máscaras. Conheça agora as duas versões mais populares do mercado.

Máscaras Peel Off

Essas máscaras vêm em uma textura líquida na embalagem, como por exemplo as de argilas. Podem ser aplicadas com os dedos ou com um pincel espalhando pelo rosto todo. Quando secam na pele, formam uma camada como se fosse uma segunda pele.

Segundo especialistas, essa máscara oferece três vezes mais benefícios do que os outros tipos e é amplamente usada por profissionais da área da cosmetologia. Algumas dessas máscaras são retiradas com água e outras que são para remover cravos, grudam na pele e é retirado como se fosse em uma depilação com cera.

Máscara facial
Máscara facial (Foto: Reprodução/Freepik)

Sheet Mask

O segundo tipo de máscara facial mais utilizado é a sheet mask. É um lenço hidratante, que já sai da embalagem pronta para colocar no rosto e vem com o formato do mesmo. Basta posicionar sobre a pele, é fácil de encaixar pois vem abertura para nariz, olhos e boca. O tempo que deve ficar na pele depende de cada marca e siga as instruções da embalagem para a aplicação correta.

Máscara facial
Máscara facial (Foto: Reprodução/Freepik)

Creme

Por fim, mais uma das formas mais populares de aplicação de máscara. Ao contrário das opções acima, em creme é possível aplicar diversas vezes e por isso acaba sendo mais econômico que as outras que vendem a unidade. Assim como a primeira, também é uma opção de máscara mais potente e a remoção é feita com água.

Máscara facial
Máscara facial (Foto: Reprodução/Freepik)

Qual tipo de máscara é ideal para cada pele?

Para cada tipo de pele [seca, mista e oleosa], é indicado um tipo de máscara. Conheça quais são as máscaras indicadas para o seu tipo de pele e acerta na escolha.

Para pele oleosa

Se você tem uma pele muito oleosa, aposte em máscaras oil free ou com ativos vegetais, que ajudam a diminuir a produção de sebo do rosto. As máscaras feitas de argilas são ideais para você. Aplique essa máscara por no máximo duas vezes na semana para ajudar a controlar o sebo, sem deixar o rosto ressecado e descamando.

Para pele seca

Se você está com a pele precisando de uma super hidratação, por isso, invista em máscaras com vitaminas A, C, E e F, e óleos minerais. Outra máscara natural que promove uma super hidratação é a de aloe vera [babosa]. Assim como quem tem pele oleosa, é indicado fazer essa hidratação no máximo duas vezes por semana.

Pele normal/mista

Nesse caso é identificar o que o seu rosto está precisando no momento. Se está frio, a pele normal fica mais seca, por isso invista em máscaras mais hidratantes. Se for no verão, invista em máscaras de argilas para diminuir a quantidade de sebo.

Quantas vezes por semana devo usar máscara facial?

Como já citado, as máscaras podem e devem ser usadas por no máximo duas vezes na semana. Máscaras mais potentes, são indicados o uso apenas a cada 15 dias. Por isso, fique atenta as instruções da embalagem para aplicar na quantidade ideal.

Precisa lavar o rosto depois da máscara facial?

Sim, principalmente as de argilas. Antes de aplicar a máscara, é importante higienizar o rosto com sabonete, por esse motivo, utilize apenas água para remover a máscara. Não é necessário aplicar sabonete ou tônico após a retirada, apenas utilize um hidratante facial para o seu tipo de pele.

Quanto tempo pode deixar a máscara no rosto?

As máscaras naturais podem ficar no rosto por no máximo 15 minutos e no mínimo por 10, para aparecer os efeitos. Já as industrializadas é necessário ler as instruções do fabricante na embalagem para aplicar no tempo e na quantidade ideal.

Como saber o meu tipo de pele?

Por fim, agora que você já descobriu tudo sobre as máscaras, é necessário entender qual é o seu tipo de pele, para investir no produto ideal. Para um resultado mais assertivo sobre o seu tipo de pele, é ideal se consultar com um dermatologista, ele irá identificar.

Entretanto, pessoas com pele oleosa sofrem com espinhas ou ao longo do dia ficam com bastante brilho na região T [testa, nariz e queixo]. Pessoas com pele seca sente o rosto “repuxando” ou descamando. Já pessoas de pele normal, não sente nenhum desses aspectos no rosto.

Fonte: Farmabiz / Adcoos

Leia também: 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy