Maquiagem para pele negra: profissional dá dicas valiosas

0 90

A maquiagem tem o poder de transformar a autoestima da mulher e aprender as técnicas certas para fazer sozinha, faz toda a diferença. Felizmente, com o tempo surgiram maquiadoras especialistas em pele negras, que ajudaram mulheres nessa cor de pele, a se maquiarem da forma correta e não cometerem um erro comum, que é deixar a pele cinza.

Para isso, a Pajaris trouxe dicas profissionais de maquiagem para a pele negra para você nunca mais errar e aprender a realçar todos os seus traços. Para explicar melhor, convidamos Lizy Santos, uma maquiadora de pele negra e especialista em maquiagem para mulheres com esse tom de pele. Separamos os pontos mais importantes para que a sua make fique incrível.

Como saber o tom de base para pele negra?

Um problema muito comum enfrentado por mulheres de pele negra é escolher o tom errado da base e ficar com uma aparência acinzentada. Mas segundo a maquiadora mineira, Lizy Santos, especialista em pele negra, deu dicas de como acertar na escolha de maneira simples. De acordo com a profissional, existem dois passos que irão te ajudar na hora de comprar a sua base.

maquiagem para pele negra
Foto: @lizysantos_makeup

Descubra o seu subtom

“O segredo para se escolher a base no tom correto é muito simples. O primeiro passo é identificar seu subtom de pele, se ele é quente ou frio”, declarou Lizy e explicou que, há subtons puxados para os tons avermelhados/alaranjados e amarelados.

O que antes era um problema, atualmente, Lizy destacou que o mercado está investindo cada vez mais em bases para mulheres negras: “hoje em dia no mercado nacional, já existem muitas marcas boas e com uma gama de tons bem vasto para a pele negra, o que já e um grande avanço para nos mulheres negras”.

Teste a base

Já o segundo passo é o mais indicado para quem irá comprar uma base pela primeira vez, é testar no próprio rosto. A maquiadora Lizy deu dicas de como testar corretamente a base no rosto para acertar na escolha: “sempre aplicando uma pequena quantidade de produto na mandíbula, na parte central do rosto e no pescoço. Espere alguns minutos para que a base seque para dar a cor real do produto. A cor ideal deve ser muito aproximada da cor do seu tom de pele”.

Dois subtons

Segundo a maquiadora, algumas mulheres de pele negra possuem dois tons de base, portanto, nesse caso é importante testar diversas tonalidades de base. Lizy explicou o porquê isso acontece: “devido a grande quantidade de melanina que há na pele negra. Muitas mulheres possuem dois tons no rosto, um mais escuro na parte externa como queixo, testa e próximo das orelhas e abaixo dos olhos e pescoço, e um pouco mais claro na parte central como bochechas, entre as sobrancelhas próximo da boca e do nariz”.

“É de extrema importância observar se o rosto possui duas tonalidades e nesse caso eu indico sempre o uso de duas tonalidades de base de acordo com a coloração do rosto testando sempre as bases nesses locais onde a essa diferença de cor. Caso uma mulher que tenha dois tons no rosto e usar base de uma tonalidade, por exemplo, a mais clara na parte do rosto onde e mais escuro, esse local ira acinzentar com certeza”.

Iluminador para pele negra

maquiagem para pele negra 2
Foto: @lizysantos_makeup

Para uma pele perfeita, o iluminado não pode ficar de fora, Lizy Santos explicou a importância do uso do iluminador: “pode ser usado para diversas finalidades, entre elas realçar os traços, iluminar o rosto e o olhar, dando um aspecto mais saudável”.

Entretanto, assim como a base, para as mulheres que estão iniciando agora no mundo da maquiagem, não sabem em quais tons apostar para fazer esses pontos de iluminação. “As cores mais indicadas para as mulheres negras são os tons mais dourados, bronze e cobre, evitando iluminadores com partículas muito claras como prateadas, pois o fundo desses produtos estoura sob a luz e deixa a pele com aparência esbranquiçada”, ressaltou.

Onde aplicar o iluminador?

Segundo a maquiadora especialista em pele negra, o iluminador pode ser aplicado:

  • Sobre os lábios;
  • Na pontinha do nariz;
  • Canto interno dos olhos;
  • Na parte superior da bochecha;
  • Sob o arco da sobrancelha (acima do côncavo).

+ Maquiagem para noiva de pele negra: 30 ideias para o grande dia

Qual a melhor cor de sombra para pele negra?

A maquiagem profissional vai além de uma pele bem feita, todos os elementos da make precisam ser harmônicos com a pele negra. A maquiadora Lizy explicou que, mulheres de pele negra devem evitar sombras frias e prateadas, mas revelou quais são as cores mais harmônicas para se investir:

“Para realçar o olhar, as mulheres negras possuem uma variedade de cores. Eu indico sempre tons quentes, como marrom, cobre, dourado, preto. Para as mais ousadas alaranjado, amarelo, roxo, azul escuro, rosa e violeta”. 

maquiagem para pele negra 3
Foto: @lizysantos_makeup
maquiagem para pele negra
Foto: @lizysantos_makeup
maquiagem para pele negra
Foto: @lizysantos_makeup

+ Ponto de cor: como montar looks usando a técnica

Como escolher a cor certa do batom?

Para a maquiadora Lizy Santos, não existe uma cor certa ou errada para as mulheres negras. Na hora da maquiagem, leva-se sempre em consideração o gosto e a personalidade de cada mulher e o que deseja passar paras as pessoas através da maquiagem. “As mulheres negras pode abusar praticamente de todas cores de batons. Para as mais clássicas e discretas sempre indico nude puxado para o marrom, para lilás, rosa, tons terrosos e o famoso gloss. Para as mais ousadas rosa, pink, vermelho mais fechado, vinho ou marrom escuro”, aconselhou.

maquiagem para pele negra 6
Foto: @lizysantos_makeup

+ Batom: Cores que estão na moda e melhores marcas

O que é essencial na maquiagem para quem está começando agora?

Em primeiro lugar, o essencial são os produtos. Para montar um kit básico para fazer maquiagens profissionais são:

  • Kit de pincel;
  • Duas bases (conforme a tonalidade do rosto);
  • Corretivo;
  • Pó translucido;
  • Pó compacto com cor para contorno;
  • Blush;
  • Iluminador;
  • Bruma fixadora;
  • Batom;
  • Lápis de olho;
  • Máscara de cílios;
  • Caneta delineadora.

Além dos produtos que não podem faltar na sua nécessaire, Lizy Santos destacou quais são os pontos importantes para um efeito profissional: “o mais importante é o treino. Muito treino, pois a pratica leva a perfeição. Praticando, conhecendo seu rosto e os produtos certos”. 

Pronto, agora é só treinar em casa para ficar cada dia melhor na maquiagem!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy