Kefir pode ajudar na sua dieta. Saiba como fazer em casa!

Com a popularidade dos probióticos, o kefir volta para as prateleiras com embalagem de novidade. Contudo, assim como a kombuchaele também é uma receitinha do tempo da vovó, muito apreciada ao redor do mundo. Saiba tudo sobre a bebida:

 

O que é o kefir?

O kefir é um micro-organismo capaz de ajudar a regular sua flora intestinal e demais partes do seu corpo quando inserido em sua dieta. Se te causou estranhamento ler a informação anterior, vamos te dar um exemplo mais comum e que você com certeza conhece.

Sabe o leite fermentado que crianças geralmente bebem? Ele contém lactobacilos vivos.  Estes lactobacilos nada mais são do que micro-organismos capazes de ajudar no bom funcionamento do intestino. Legal, né?

 

Foto: Reprodução/Pinterest

Portanto, o kefir funciona mais ou menos do mesmo jeito. Ele é um micro-organismo que fermenta quando colocado em bebidas como a água e o leite. Dessa forma, após a fermentação, o kefir resulta em um líquido ou em um creme, o qual pode ser usado nas mais deliciosas receitas.

E sabe qual a melhor parte de tudo isso? É que você pode ter o kefir na sua casa e pode cultivar, congelar para usar depois ou multiplicar essa delícia para doar alguns destes micro-organismos para amigos, familiares e vizinhos. Assim todo mundo se alimenta melhor!

Antes de te ensinar a fazer, a gente vai te convencer o dos motivos pelos quais você deve consumi-lo. Quer ver?

 

Afinal, como o kefir pode melhorar minha saúde?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um copo pequeno de kefir, com aproximadamente 200 ml, contém substâncias primordiais para o bom funcionamento do nosso corpo. São eles: carboidratos, colesterol, proteínas, cálcio, fósforo e ferro. Todos esses componentes são importantes para o nosso organismo quando consumidos nas medidas corretas.

Além disso, vitaminas como A, B12, B7, B1, C e D podem ser encontradas no kefir ou em receitas derivadas dele. Vitaminas como estas são capazes de melhorar nossa visão e melhorar nosso bom humor, como é o caso da vitamina D.

Ainda podemos te dar mais alguns motivos para associar o probiótico à uma boa saúde. De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo, ele é capaz de favorecer o funcionamento do coração e os rins. Ademais, a Universidade de Vila Velha comprovou que ajuda na memória de pessoas com Alzheimer.

 

E quais os benefícios deste alimento probiótico na minha vida?

Vamos começar com o item da lista que encherá seus olhos: ele faz parte de dietas saudáveis para emagrecer.

É claro que sozinho o kefir não conseguirá modificar o seu peso. Entretanto, quando aliado a uma dieta balanceada, ele pode colocar seu intestino para trabalhar, reduzindo inchaços e constipações. Deste modo, o corpo trabalhando feito um reloginho. Fica tudo mais fácil, né?

Em entrevista para o Estadão, a nutricionista Vanessa Baad afirma os benefícios do kefir. De acordo com ela, ele é composto por bactérias “do bem” capazes de melhorar a imunidade.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Benefícios do kefir

 

1. Abaixa a pressão arterial

Nos dias de hoje, má alimentação, correria, estresses do cotidiano e excesso de responsabilidades levam a maior parte de nós diretamente para a pressão alta. Que tal preveni-la? O kefir, quando consumido regularmente, é capaz de aumentar taxas boas em nosso corpo e diminuir as ruins.

 

2. Aumenta a imunidade

Ter mais imunidade, algo que é sempre excelente e que nesses últimos meses de pandemia tem se tornado primordial. Quem por aí quer ser mais resistente a doenças, levanta a mão!

3. Fortalece os ossos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fortalecer os ossos é muito importante para evitar doenças como a osteoporose e manter a estrutura do corpo firme. Você já sabe que diversos alimentos, assim como o leite, são bons neste caso. E que tal colocar mais uma opção e variar cardápio?

 

Foto: Reprodução/Pinterest

4. Ajuda na digestão

Este provavelmente é o item principal do consumo do kefir. Ele ajuda muito na sua digestão. Te oferece saciedade e é capaz de colocar muitas coisas no seu organismo no lugar.

5. Melhora a pele

O kefir pode ajudar muito no trabalho do intestino. Isso por si só já é capaz de mudar muitas coisas pelo nosso corpo, dentre elas, fazer com que a nossa pele fique mais bonita, vistosa e saudável.

6. Não causa alergias

Todo alimento causa alergias em alguém. Provavelmente você conhece pessoas alérgicas a camarão, frutos do mar, amendoim, pimenta. Entretanto, o kefir é um alimento que não costuma causar reações adversas nas pessoas, sendo uma maravilhosa opção para quem já possui uma dieta bastante restrita e precisa de opções complementares.

Ufa! Te convencemos a dar uma chance ao kefir? Por isso, agora te ensinaremos e a fazê-lo.

 

Como fazer kefir?

Primeiramente, é importante que você saiba que o kefir pode ser colocado para fermentar em substâncias como leite e água. No leite, ele fica mais cremoso e pastoso, podendo ser usado em iogurtes. Na água, ele fica mais líquido e fino, podendo ser bebido ou incorporado a receitas.

Vamos lá, mão na massa!

Aprenda a fazer kefir de água

 

Assistindo o vídeo acima, você aprendeu a fazer o kefir de água. Agora, assistindo o vídeo abaixo, saiba mais sobre seus benefícios.

 

Faça também o kefir de leite

O vídeo a seguir vai te ensinar a fazer a versão da receita no leite e é ideal para iniciantes. No entanto, se você tem alergia ou intolerância à lactose, melhor consultar o médico antes de ingerir.

 

Bônus: kefir de água de coco.

Sabia que ele também pode ser feito na água de coco? Essa opção é muito interessante pois a água de coco é fonte riquíssima de vitaminas e sais minerais. Bora aprender como se faz?

 

 

A gente ainda pode te dar mais uma dica?

Veja o vídeo a seguir sobre os mitos e as verdades acerca do consumo, preparo e armazenamento do kefir. Isso pode te ajudar bastante nas suas produções futuras.

Esperamos ter ajudado você a iniciar uma alimentação mais saudável!

Comentários (0)
Comentar