Jogo de Búzios: o que é, histórias e sites para jogar online

1

O Jogo de Búzios é muito procurado quando as pessoas estão passando por algum momento delicado e importante na vida ou quando buscam entender alguma questão. Além disso, é um dos oráculos mais antigos  dos Iorubás, um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental.

Utilizando apenas peças providas pela natureza, o Jogo de Búzios só pode ser manipulado por quem realmente tem uma forte conexão com a espiritualidade e o faz com maestria.

 

História e lendas do Jogo de Búzios

A maioria das pessoas acredita que esta arte divinatória se originou na África. Porém, a verdade é que o jogo veio da cultura turca. Isso porque, quando a Turquia invadiu o continente africano, levou também o Jogo de Búzios. Lá, foi difundido e os africanos passaram a dominar essa técnica e por isso, ficaram tão conhecidos por isso.

Lenda da Estrela da Manhã

Além disso, existe uma lenda que conta que a estrela da manhã contou a Orunmilá, o “Chefe Conselheiro” de todos os orixás, que todos os segredos e materiais da criação estavam guardados dentro de uma concha de caramujo, em um vaso entre as pernas de Obatalá, o maior dos orixás, considerado o criador dos humanos.

Oxum e o Jogo de Búzios

jogo de búzios
Imagem: Reprodução / Felipe Caprini Arte.

 

Essa lenda conta como Oxum conseguiu o segredo do jogo. Oxum, a grande mãe, a dona do ouro, tinha o enorme desejo de saber o segredo do jogo de búzios que pertencia a Exú, o Orixá da comunicação e da linguagem. Mas, ele não queria revelar de jeito nenhum e a mandou embora.

Porém, Oxum não se deu por vencida e bolou um plano para conseguir o que queria. Então, ela criou um pó mágico e foi atrás de Exú, novamente. Chegando lá, o Orixá fica desconfiado com a presença de Oxum e pergunta o que ela está fazendo lá. Sem pensar duas vezes, ela brinca com ele e o desafia a descobrir o que ela tem entre os dedos. Então, Exú chega bem perto das mãos de Oxum, que assopra o pó nos olhos dele, cegando-o momentaneamente. Desesperado e sem enxergar nada, Exú grita:

– Eu não enxergo nada, cadê meus búzios?
Oxum fingindo preocupação, respondia:
– Búzios? Quantos são eles?
– Dezesseis, respondeu Exú, esfregando os olhos.
– Ah! Achei um, é grande!
– É Okanran, me dê ele.
– Achei outro, é menorzinho!
– É Eta-Ogundá, passa pra cá…

E assim foi até que Oxum descobrisse todos os segredos dos búzios.

Por fim e graças à sua inteligência e coragem, Ifá, o Orixá da adivinhação, permitiu que Oxum dividisse o poder do jogo com Exú.

Aqui, o Jogo de Búzios foi difundido através do Candomblé e da Umbanda.

Como funciona o Jogo de Búzios?

jogo de búzios
Imagem: Reprodução / Junior Marques.

 

No Brasil, o Jogo de Búzios só pode ser feito por uma Mãe de Santo ou um Pai de Santo, em terreiros de Umbanda ou Candomblé. O oráculo, por sua vez, é regido pelos Orixás. Estes, influenciam a posição que as conchas caem sobre a mesa, o que define a interpretação do jogo.

Existem quatro tipos de jogo. Entre eles:

  1. Primeiramente, temos o jogo de Alafiá. Este indica o Orixá de Cabeça (guia espiritual) e as potencialidades individuais. Joga-se com 4 búzios.
  2. Em segundo lugar, temos o jogo de Odú, usado para responder perguntas de sim, não ou talvez. Se o búzio cai aberto, a resposta é positiva. Caso ele caia fechado, demonstra aspectos desfavoráveis. Porém, isso não significa que seja impossível, é apenas uma situação desafiadora. Utiliza-se 16 Búzios
  3. Além disso, temos o Ketu. Este responde qualquer tipo de pergunta ou questão mais complexas. Joga-se com 16 Búzios
  4. Por fim, temos o jogo de Angola. Neste jogo, pode-se lançar qualquer número de búzios numa jogada pessoal. Utiliza-se 21 Búzios.

Apesar de existirem todas essas formas do Jogo de Búzios, o mais utilizado é o com 16 conchas. Antes de tudo, a mesa é preparada para começar o jogo. Logo após, a Mãe ou Pai de Santo reza e saúda os Orixás. Durante os arremessos, eles conversam com as divindades e fazem as perguntas. Dessa maneira, as próprias entidades afetam como os búzios caem sobre a mesa, dando, assim, as respostas.

Jogar Búzios online

jogo de búzios
Imagem: Reprodução / Ilê Axé Ijí Arapanã.

 

Nesse momento de pandemia ou até mesmo se para você é difícil de ir até um terreiro, é possível jogar búzios pela internet.

Iquilibrio

No site, você pode jogar de três maneiras: por chat, e-mail ou telefone. As leituras não são gratuitas e os preços variam de acordo com a modalidade, tempo.

Luz Umbanda

Para jogar, você escolhe um búzio, dos três disponíveis. Depois de escolher, os búzios irão se misturar e vai sair um ao acaso, dando as respostas que você precisa. O site é bem explicativo e dá todas as informações que você precisa para tirar todas as suas dúvidas e sentir-se seguro com a leitura.

 

Gostou do assunto? Então, leia mais:

+ Aprenda a oração de Oxum para atrair um novo amor

+ Orixás de 2021: saiba quais são os regentes do ano

+ Oxalá E Oxum São Os Orixás De 2021; Entenda O Significado

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy