IMC : descubra o que é e como calcular

Fórmula e tabela do imc

1 763
O que é IMC
The Health Hour – Weight Loss

A sigla IMC sempre aparece quando o assunto é peso ideal e emagrecimento. Isso porque se trata de um indicador importante para medir o risco do sobrepeso e obesidade, e costuma ser utilizado em análises médicas, consultas nutricionais, e até nas avaliações físicas em academias, por exemplo. Muitas pessoas portanto se baseiam nessa métrica para saber qual peso devem ter para serem saudáveis. E é por isso que o cálculo do IMC é tão importante – tanto para o emagrecimento quanto para a prevenção de doenças.

Mas, o que significa IMC?

A famosa sigla se refere à “Indice de Massa Corporal” que é universalmente expresso em kg/m2. Ou seja, o IMC é o número resultante da massa (em quilogramas) dividido pela altura (em metros) ao quadrado.

Qualquer pessoa pode calcular o seu IMC usando a fórmula prática, que foi criada por Adolphe Quetelet, (astrónomo e matemático) entre 1830 e 1850, com base na massa tecidual (músculo, gordura e osso) e altura. Porém, é importante lembrar que a fórmula imc é um guia bem geral, já que existem muitos biótipos e estruturas ósseas diferentes.

Fórmula do IMC

 

IMC = Massa / altura x altura

A fórmula acima serve para homens e mulheres adultos. No caso de crianças e adolescentes, são utilizados outros parâmetros (clique aqui para saber mais), assim como para cálculo de imc em idosos .

Para calcular o IMC, basta dividir o peso pelo quadrado da altura. Após encontrado o resultado, verifique a tabela abaixo:

IMCClassificação OMSRiscos à Saúde
Menor 18,5Peso abaixo normalfraqueza, fadiga, stress, ansiedade.
18,5 a 25NormalBom nível de energia, vitalidade, resistência
25 a 30SobrepesoFadiga, problemas de digestão e circulação
30 a 35Obesidade 1Diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, problemas gástricos e articulares
35 a 40Obesidade 2Idem obesidade 1
40 acimaObesidade MórbidaIdem obesidade 1

Como mostra a tabela, que segue o padrão da OMS (Organização mundial de Saúde), um índice inferior a  18,5 pode indicar desnutrição, assim como outros problemas de saúde. Já um IMC  igual ou superior a 25 é considerado sobrepeso, e acima de 30 obesidade.

Porém, essa fórmula pode dar resultados imprecisos em caso de pessoas atléticas e muito musculosas. Por isso é mais indicado fazer a avaliação física de bioimpedância, feita em uma máquina que analisa além do IMC, a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de massa muscular, óssea e de gordura.

Peso Ideal

Peso ideal
@valerie_claire

Não existe um número exato de peso ideal, porém o indicado é manter o imc abaixo de 23 (exceto para indivíduos muito musculosos). Segundo o Dr Joel Fuhreman, uma regra de ouro para se manter a melhor saúde e longevidade possível, é que um homem não deve ter mais de 1,5cm de sobra de pele que consiga beliscar na altura do umbigo. Já as mulheres, não devem passar de 2,5cm de sobra. Ou seja, quase toda sobra de gordura além desses valores pode representar risco para a saúde.

Corpo ideal: Eu realmente preciso dele na hora de ir à praia?

Uma regra importante além do IMC para se guiar é saber que, se o seu peso aumentou mais de 5kg em relação ao peso que você tinha entre 18 e 20 anos, isso já aumenta a possibilidade de você sofrer doenças do coração, pressão alta e diabetes. “A verdade é que a maior parte das pessoas que pensam que estão no peso certo ainda tem muita gordura no corpo” . Trecho do livro “Eu consigo Emagrecer” – Dr J. Fuhreman).

a fórmula - IMC
ws.mk Pinterest

Conclusão

O peso ideal na verdade deve ser aquele em que você se sente bem, com a auto estima, felicidade e principalmente, com a saúde em equilíbrio. Encontrar esse número portanto, não deve ser uma fórmula pronta, pois cada pessoa possui suas características únicas, assim como genéticas e de personalidade. Porém, conhecer a classificação do IMC e saber como ele pode influenciar na sua saúde é fundamental a todos, e principalmente àqueles que estão em processo de emagrecimento.

Bibliografia: Dados da OMS, e.wickpedia.org, Eu consigo Emagrecer Dr Joel Fuhreman

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy