Aprenda receitas de hidratação com mel para cabelos cacheados

0 55

O mel é usado há muito tempo pelas mulheres para diversos benefícios, é um produto medicinal com diversas formas de utilizar, incluindo no cabelo e na pele. No cabelo, promove uma hidratação profunda, devolvendo o brilho e a maciez dos fios. Se nunca testou antes, aprenda agora uma hidratação poderosa com mel para cabelos cacheados.

Qual é o efeito que o mel faz no cabelo?

O mel é rico em nutrientes, aminoácidos, sais mineiras e tem o poder antioxidante. Esse combo faz com que o cabelo se beneficie muito das propriedades. O mel no cabelo é tão popular, que a indústria cosmética percebeu sua importância e criou diversos produtos à base de mel. Veja alguns benefícios do uso:

Super hidratante: o cabelo cacheado sofre bastante com a falta de hidratação, isso acontece por causa da estrutura do fio, que por ser enrolada, dificulta a passagem de água da raiz até as pontas. Sendo assim, o mel ajuda o cabelo manter a água natural dos fios, que é perdida por esse fator e também agravada por agentes externos, como a poluição. Ao manter a hidratação, previne a quebra, ajuda a desembaraçar os fios e devolve o brilho.

Reparador natural: mel ajuda também no combate às pontas duplas, que é comum por causa do cabelo seco. Age selando as pontas, evitando a quebra dos fios e deixando-os mais resistentes.

Controla a caspa: por causa do antioxidante e poder antibactericida, o mel ajuda remover as células mortas e diminui a caspa. Pode ser adicionado no shampoo para esse benefício ou apenas fazer uma massagem com o mel, promovendo uma limpeza profunda.

+ Fontes de colágeno: 7 alimentos para ter uma pele mais bonita

hidratação com mel para cabelos cacheados
Hidratação com mel para cabelos cacheados – Foto: Unsplash

Hidratação com mel e ovo para cabelos cacheados

O ovo, assim como o mel, é muito utilizado na indústria cosmética e até possui shampoos com esse ingrediente. Junto com o mel, eles se tornam o combo perfeito de hidratação. Veja o passo a passo:

Ingredientes

– 1 gemas de ovo
– 2 colheres de sopa de mel
– 3 colheres de condicionador

Modo de preparo

1- Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
2- Lave os fios normalmente com shampoo e tire o excesso de água;
3- Aplique em todo o comprimento evitando a raiz;
4- Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

Com mel, banana e azeite

O azeite é um óleo natural que devolve os nutrientes para o cabelo e assim como o mel, a banana é rica em diversos nutrientes.

Ingredientes

– ½ banana bem amassada
– 1 colher de mel
– 1 colher de chá de azeite
– 2 colheres de condicionador da sua preferência

Modo de preparo

1- Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
2- Lave os fios normalmente com shampoo e tire o excesso de água, deixando-os apenas úmidos;
3- Aplique em todo o comprimento evitando a raiz;
4- Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

+ Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aliviar os sintomas

Hidratação com mel e canela

A canela é um ótimo oxidante, que protege dos agentes externos e promove uma hidratação profunda aos fios.

Ingredientes

– 3 colheres de mel
– 3 colheres de canela em pó
– 5  colheres de condicionador

Modo de preparo

1- Comece misturando todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
2- Com o cabelo úmido, aplique em mecha por mecha;
3- Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

Mel com óleo de coco

Mais uma máscara que irá nutrir e hidratar o cabelo ao mesmo tempo, já que o óleo de coco devolve os nutrientes necessário aos fios.

Ingredientes

– 2 colheres de mel
– 1 colher de óleo de coco

Modo de preparo

1- Com o óleo de coco mais emoliente, misture com o mel até formar uma pasta;
2- Com o cabelo úmido, aplique em mecha por mecha;
3- Deixe agir por 40 minutos e depois é só enxaguar.

Pode passar o mel puro no cabelo?

Sim. O mel é um produto natural que não causa nenhum dano se usado puro nos fios. Uma ótima opção para aplicar puro é no couro, pois ajuda no controle da oleosidade e nas caspas. No comprimento, também é possível usar o mel puro, se desejar. Basta aplicar no cabelo úmido e deixar agir por 30 minutos e depois lavar o cabelo normalmente.

Contraindicação

O mel é um produto natural e na maioria dos casos não causa qualquer reação atípica. Além disso, podem ser usadas uma semana na semana.

Mas, deve ser evitado o uso em crianças menores de cinco anos, pessoas que receberam transplante capilar ou que esteja passando por qualquer procedimento dermatológico no cabelo. E claro, pessoas com sensibilidade ou alergia ao mel, também devem evitar o contato. Se estiver nesta lista e quer usar, apenas após a liberação médica.

Como citado, o mel por ser natural não causa qualquer sintoma, mas se após o uso perceber coceira excessiva, vermelhidão, queda capilar ou qualquer outro sintoma adverso, suspenda o uso imediatamente. Se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy