Aprenda receitas de hidratação com mel para cabelos cacheados

0

O mel é usado há muito tempo pelas mulheres para diversos benefícios, é um produto medicinal com diversas formas de utilizar, incluindo no cabelo e na pele. No cabelo, promove uma hidratação profunda, devolvendo o brilho e a maciez dos fios. Se nunca testou antes, aprenda agora uma hidratação poderosa com mel para cabelos cacheados.

Qual é o efeito que o mel faz no cabelo?

O mel é rico em nutrientes, aminoácidos, sais mineiras e tem o poder antioxidante. Esse combo faz com que o cabelo se beneficie muito das propriedades. O mel no cabelo é tão popular, que a indústria cosmética percebeu sua importância e criou diversos produtos à base de mel. Veja alguns benefícios do uso:

Super hidratante: o cabelo cacheado sofre bastante com a falta de hidratação, isso acontece por causa da estrutura do fio, que por ser enrolada, dificulta a passagem de água da raiz até as pontas. Sendo assim, o mel ajuda o cabelo manter a água natural dos fios, que é perdida por esse fator e também agravada por agentes externos, como a poluição. Ao manter a hidratação, previne a quebra, ajuda a desembaraçar os fios e devolve o brilho.

Reparador natural: mel ajuda também no combate às pontas duplas, que é comum por causa do cabelo seco. Age selando as pontas, evitando a quebra dos fios e deixando-os mais resistentes.

Controla a caspa: por causa do antioxidante e poder antibactericida, o mel ajuda remover as células mortas e diminui a caspa. Pode ser adicionado no shampoo para esse benefício ou apenas fazer uma massagem com o mel, promovendo uma limpeza profunda.

+ Fontes de colágeno: 7 alimentos para ter uma pele mais bonita

hidratação com mel para cabelos cacheados
Hidratação com mel para cabelos cacheados – Foto: Unsplash

Hidratação com mel e ovo para cabelos cacheados

O ovo, assim como o mel, é muito utilizado na indústria cosmética e até possui shampoos com esse ingrediente. Junto com o mel, eles se tornam o combo perfeito de hidratação. Veja o passo a passo:

Ingredientes

– 1 gemas de ovo
– 2 colheres de sopa de mel
– 3 colheres de condicionador

Modo de preparo

1- Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
2- Lave os fios normalmente com shampoo e tire o excesso de água;
3- Aplique em todo o comprimento evitando a raiz;
4- Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

Com mel, banana e azeite

O azeite é um óleo natural que devolve os nutrientes para o cabelo e assim como o mel, a banana é rica em diversos nutrientes.

Ingredientes

– ½ banana bem amassada
– 1 colher de mel
– 1 colher de chá de azeite
– 2 colheres de condicionador da sua preferência

Modo de preparo

1- Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
2- Lave os fios normalmente com shampoo e tire o excesso de água, deixando-os apenas úmidos;
3- Aplique em todo o comprimento evitando a raiz;
4- Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

+ Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aliviar os sintomas

Hidratação com mel e canela

A canela é um ótimo oxidante, que protege dos agentes externos e promove uma hidratação profunda aos fios.

Ingredientes

– 3 colheres de mel
– 3 colheres de canela em pó
– 5  colheres de condicionador

Modo de preparo

1- Comece misturando todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
2- Com o cabelo úmido, aplique em mecha por mecha;
3- Deixe agir por 30 minutos e depois é só enxaguar.

Mel com óleo de coco

Mais uma máscara que irá nutrir e hidratar o cabelo ao mesmo tempo, já que o óleo de coco devolve os nutrientes necessário aos fios.

Ingredientes

– 2 colheres de mel
– 1 colher de óleo de coco

Modo de preparo

1- Com o óleo de coco mais emoliente, misture com o mel até formar uma pasta;
2- Com o cabelo úmido, aplique em mecha por mecha;
3- Deixe agir por 40 minutos e depois é só enxaguar.

Pode passar o mel puro no cabelo?

Sim. O mel é um produto natural que não causa nenhum dano se usado puro nos fios. Uma ótima opção para aplicar puro é no couro, pois ajuda no controle da oleosidade e nas caspas. No comprimento, também é possível usar o mel puro, se desejar. Basta aplicar no cabelo úmido e deixar agir por 30 minutos e depois lavar o cabelo normalmente.

Contraindicação

O mel é um produto natural e na maioria dos casos não causa qualquer reação atípica. Além disso, podem ser usadas uma semana na semana.

Mas, deve ser evitado o uso em crianças menores de cinco anos, pessoas que receberam transplante capilar ou que esteja passando por qualquer procedimento dermatológico no cabelo. E claro, pessoas com sensibilidade ou alergia ao mel, também devem evitar o contato. Se estiver nesta lista e quer usar, apenas após a liberação médica.

Como citado, o mel por ser natural não causa qualquer sintoma, mas se após o uso perceber coceira excessiva, vermelhidão, queda capilar ou qualquer outro sintoma adverso, suspenda o uso imediatamente. Se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy