Hamamélis: o que é, quatro benefícios para a pele e usos medicinais para sua saúde

0

Você já conhece a hamamélis? Essa plantinha é um arbusto nativo da América do Norte e funciona como um fitoterápico natural. Suas propriedades medicinais podem ser retiradas principalmente a partir da casca e das folhas da planta.

O extrato medicinal pode ser encontrado em diversas preparações e, dessa forma, pode ser incorporado em produtos como cremes e pomadas. Sua utilidade terapêutica provém de comunidades indígenas dos países do norte da América, que já utilizavam a planta in natura para cuidar de irritações de mucosas e inflamações na pele.

Conheça um pouco mais sobre as propriedades para a pele da hamamélis e encontre, hoje mesmo, uma forma de cuidar de si mesma e da sua família de forma muito mais natural e saudável.

 

O que é hamamélis

De maneira geral, a hamamélis é uma plantinha, com propriedades medicinais muito conhecida, que também pode ser encontrada em diversos países com o nome de flor-de-inverno ou amieiro-mosqueado.

Segundo a dermatologista Érica Monteiro, no blog Dermatologia, a hamamélis conquistou espaço nos congressos e pesquisas sobre compostos naturais para cuidados e tratamentos de problemas de pele. O princípio ativo da hamamélis são os compostos taninos, substâncias de benefícios anti-inflamatórios e adstringentes.

Dessa forma, eles atuam na nossa pele diminuindo a aparência dos poros e controlando a oleosidade da camada mais superficial da pele. Assim, podem agir como tonificantes dermatológicos e produtos para peles oleosas e inflamadas de forma muito potente.

Além disso, os taninos também têm a capacidade de contrair o calibre dos vasos sanguíneos e capilares venosos, diminuindo o sangramento de pequenos cortes e ferimentos com maior velocidade e cuidado.

Com todas essas propriedades fitoterápicas incríveis, seu extrato preparado a partir de cascas e folhas secas pode ser consumido através de chás, pomadas, cremes e óleos e adicionado no nosso dia a dia, para prevenção e tratamento de diversas condições.

Pomadas, cremes e chás são preparações que podem ser feitas com extrato de hamamélis
Imagem: Reprodução / Pixabay

Para que serve

Os produtos fitoterápicos preparados a partir do extrato de hamamélis podem servir no alívio de queimaduras solares, coceiras e alergias. Além disso, previne e trata inflamações da pele e de mucosas, como a bucal, melhora o desenvolvimento da acne e cuida de ferimentos que podem surgir, sem querer, na nossa pele.

Com isso, é um ótimo produto para ter sempre por perto em nossa farmacinha caseira, para proteger toda a família de vários pequenos problemas incômodos.

Além disso, o extrato de hamamélis, quando padronizado de forma correta, em concentrações usuais, também pode ser muito importante no tratamento de picadas de insetos, em contusões e até no alívio a problemas de pele mais graves, como psoríase e eczemas.

De forma geral, ela irá atuar na pele com suas propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e reconstrutora de tecidos.

 

Como utilizar hamamélis

Você pode utilizar o extrato de diversas maneiras, pois ele é extremamente versátil. Assim como outros fitoterápicos de uso tópico, incorpore a planta medicinal em cosméticos ou utilize como uma infusão oral, na forma de chá.

Utilize hamamélis em cosméticos como pomadas, cremes, comprimidos, cápsulas e tinturas, e em todas elas possui suas propriedades e benefícios especiais. Assim, ela pode ser incorporada ao seu dia a dia de forma mais leve e tranquila.

Hamamélis pode ser incorporada em pomadas e cremes para acnes e eczemas.
Imagem: Reprodução / Pinterest

Quatro propriedades medicinais para sua saúde

Escolhemos os quatro principais benefícios da hamamélis para sua saúde e da sua família.

 

Melhora a inflamação da pele

Os taninos e o ácido gálico existente na planta medicinal possuem poderes anti-inflamatórios e calmante natural da pele. Isso significa que produtos com o extrato de hamamélis podem diminuir irritações da pele, espinhas, melhorar e aliviar queimaduras e muito mais.

Além disso, possui componentes antioxidantes que, junto com os taninos, desacelera o processo de envelhecimento natural da pele, dando um aspecto mais jovem e radiante para seu rosto.

 

Pele saudável todos os dias

Além de melhorar possíveis inflamações, ela é uma planta excelente para a saúde e aparência da pele de uma maneira geral. Dessa maneira, ela promove a contração dos poros faciais, o que torna a pele mais uniforme e sadia.

Também por sua ação anti-inflamatória, ela previne o surgimento de acne e espinhas, mantendo sua pele sempre radiante.

 

Hamamélis alivia picadas de insetos

Por sua ação contra inflamações de pele, use o extrato no alívio das coceiras e inchaços causados pela picada de insetos. O desconforto e o incômodo passam rapidinho após a aplicação tópica de cremes e pomadinhas de hamamélis no local picado.

 

Alivia a sensibilidade do couro cabeludo

Por fim, a hamamélis é ótima planta medicinal para o cabelo. Couros cabeludos com sensibilidade e problemas dermatológicos, como psoríase, dermatite seborreica e coceira podem se beneficiar de preparados com hamamélis, como shampoos e cremes de tratamento.

Os taninos e antioxidantes presentes na planta medicinal auxiliam no combate a essa sensibilidade, melhorando a coceira, diminuindo irritações e processos inflamatórios, para um cabelo saudável e mais bonito novamente. Além disso, ela pode atuar diminuindo a produção de caspa capilar.

Chá de hamamélis pode ajudar com inflamações estomacais
Imagem: Reprodução / Pexels

Cuidados e contraindicações

Apesar de tantos benefícios e qualidades, saiba os principais cuidados para se tomar ao utilizar a hamamélis. Por exemplo, mulheres gestantes ou que estão amamentando e pessoas com úlceras e problemas estomacais não devem utilizar seu extrato.

Alguns dos efeitos colaterais que podem acontecer com o uso do extrato de hamamélis. Por exemplo, em preparações como chás e tônicos são náuseas, vômitos, intensa salivação. Além disso, piora dos sintomas da gastrite e, em casos ainda mais graves, danos no fígado e nos rins.

Fitoterápicos e plantas medicinais são, antes de tudo, remédios naturais. Por isso, fique atenta e, se tiver alguma dúvida sobre a ingestão e uso da hamamélis, consulte seu médico ou farmacêutico de confiança.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy