Frutas para colocar na ceia de natal e fazer um belo arranjo

0

É uma tradição no Brasil ter uma mesa de frutas na ceia de natal, algumas são até consideradas mágicas, pois são usadas em simpatias de fim de ano para atrair prosperidade. Além disso, por serem coloridas, enfeitam a mesa e deixam a noite ainda mais especial.

Algumas frutas são tradicionais dessa época e outras você pode aproveitar de acordo com a sazonalidade da época, e claro, de acordo com o gosto pessoal da família. O ideal é apostar em uma variedade para colorir a sua mesa e aproveitar os nutrientes que oferecem.

Quais frutas não podem faltar no Natal?

Veja quais são as frutas que não podem faltar na ceia de natal e quais são os benefícios para a saúde de cada uma delas. Lembrando que, o sabor é o mais importante, afinal, a dieta no fim de ano é sempre deixada de lado né? É um momento de celebrar a mesa cheia e a família ao redor.

Uva passa: essa fruta divide opiniões, mas sem dúvida é um clássico de natal. Geralmente são colocadas nas receitas, como de arroz à grega, mas podem ser consumidas in natura. É rica em fibras, em vitaminas importantes para os ossos, como o potássio e a vitamina D. Além disso, ajuda no controle do colesterol.

Uva: se a passa, que é uma uva ressecada não pode faltar, as uvas também são tradicionais. Existem uma ampla variedade no mercado, para todos os bolsos e gosto. A uva ajuda na prevenção de problemas cardíacos, é rica em vitaminas, como E, K, A e C. Também é ótima para o intestino.

Damasco: outra fruta clássica do natal é o damasco e também pode estar presente em receitas ou in natura para o consumo. Dezembro é a época da fruta, então, encontra-se com facilidade e por um preço mais baixo. Pode ser consumida destratada ou fresca. É ótima para a saúde dos olhos, dos ossos e para o sistema digestivo, por ser rica em nutrientes e vitaminas.

Romã: é uma fruta muito usada em simpatias, especialmente de ano novo para conseguir dinheiro, mas também é muito consumida no natal. É rica em antioxidantes combatendo os radicais livres, riquíssima em diversas vitaminas como C, A, K e ácido fólico. Também é ótima para a saúde do coração.

Figo: outra fruta muito comum de se colocar na ceia de natal. A fruta ajuda no controle do colesterol ruim, afastando problemas cardíacos, é rica em vitaminas como vitaminas A, B1, B2, K, E e também é antioxidante, combatendo os radicais livres.

Ameixa: uma fruta que enfeita a mesa de natal e é muito saborosa. A ameixa é ótima para a saúde, sendo rica em fibras e muito conhecida por aliviar constipação. Também ajuda a manter os ossos saudáveis e na visão, por conter diversos nutrientes e vitaminas importantes.

Cereja: outra fruta é que tradição das mesas natalinas. Além de enfeitar a mesa com sua cor avermelhada, também adocica a ceia com o seu sabor. É anti-inflamatório, combatendo lesões e gripes. Além disso, é rica em antioxidantes e ajudam a controlar o colesterol.

+ 20 ideias de decoração de ano novo simples e barata

Frutas de dezembro

Além das frutas que são tradicionais no natal, você pode aproveitar a safra de dezembro para incrementar a sua ceia de natal. São mais baratas e fáceis de encontrar para o consumo, por esse motivo, podem ser ótimas opções para adicionar neste fim de ano na sua mesa, são elas:

– Abacaxi
– Acerola
– Amora
– Caju
– Kiwi
– Lichia
– Maçã fuji
– Mamão
– Manga tommy
– Melancia
– Melão amarelo
– Nectarina
– Pera
– Pêssego

Como arrumar uma bandeja de frutas para ceia de Natal?

Para montar uma mesa linda e colorida, o primeiro passo é colocá-las todas juntas, já lavadas, descascadas e cortadas, assim, irá facilitar na hora do consumo, ainda mais na euforia do natal. Depois, você pode escolher uma travessa (as de vidro ficam lindas) ou optar por montar uma tábua de frutas. Veja abaixo algumas ideias para se inspirar:

Uma tábua pequena, para uma família pequena, mas muito colorida e sortida, para aproveitar as melhores frutas:

frutas ceia de natal 1
Foto: reprodução/Instagram/@dani_cardoso_

Uma tábua redonda, com muitas variedades de frutas mas com pouca quantidade de cada para não sobrar e além das cores das frutas, a tábua foi decorada com astromélias:

frutas ceia de natal 2
Foto: reprodução/Instagram/@dani_cardoso_

Nessa tigela, as frutas foram colocadas formando um degradê incrível. Fica tão linda que seus convidados ficarão com dó de desmanchar e tirarão fotos para o instagram:

frutas ceia de natal 3
Foto: reprodução/Instagram/@gordinhadalancheira

Se tiver uma tábua em forma de árvore, a melhor forma de decorar as frutas na ceia de natal é usando ela. Assim, ficará com um formato lindo na mesa posta:

frutas ceia de natal 4
Foto: reprodução/Instagram/@ateliekarenmelo

Ou pode ser uma pequena feita com frutas secas junto com castanhas:

frutas ceia de natal 5
Foto: reprodução/Instagram/@matraqueando

Uma ideia maior usando as frutas secas, que são a sensação do natal:

frutas ceia de natal 6
Foto: reprodução/Instagram/@vilaverde.itajobi

Mas se não tiver uma tábua ou travessa de vidro, não tem problema, decore com o prato que ainda vai continuar lindo:

frutas ceia de natal 7
Foto: reprodução/Instagram/@chefcelsopereira

Ou aposte nessa ideia, em que a melancia foi usada como recipiente para as outras frutas:

frutas ceia de natal 8
Foto: reprodução/Instagram/@amoramodagoodfood

Fala sério, não terá uma pessoa que irá resistir um espetinho de frutas neste natal:

frutas ceia de natal 9
Foto: reprodução/Instagram/@loucaporfestas

A girlanda é um enfeite natalino e dá para reproduzir usando as frutas. Para fazer a folhagem foi usado o alecrim, que além de deixar lindo vai perfumar a sua tábua:

frutas ceia de natal 10
Foto: reprodução/Instagram/@supermercadosmambo

Pronto, agora você já sabe como montar as frutas na ceia de natal e deixar sua mesa posta incrível.

+ Frases de natal: 45 ideias para compartilhar com os amigos e família

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy