Fortalecer os ombros: saiba a importância de exercitar essa parte do corpo

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Fortalecer os ombros pode ser algo primordial para a saúde do seu corpo. Você já percebeu que nas academias – ou nos treinos em casa – muitas pessoas dão prioridade para treinos de pernas, coxas, bumbum e abdômen? Neste caso, algumas partes do corpo acabam sendo deixadas de lado.

Inclusive, é muito comum que os ombros fiquem de escanteio. Porém, o que ninguém te conta é que esta parte do corpo é uma das que mais sofre com lesões. Especialmente nos casos em que o ombro é parte fundamental para o desenvolvimento de uma trabalho ou hobby.

 

A importância de fortalecer os ombros

Ademais, dores nos ombros acabam se tornando mais cotidianas do que gostaríamos conforme os anos passam, não é verdade? E não é pra menos, pois esta parte é fundamental para que consigamos realizar movimentos presentes em nosso dia a dia. Tais como dirigir, carregar as comprar do supermercado, segurar crianças no colo, cozinhar, dentre outros.

 

Fortalecer os ombros é importante para o corpo
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, tendinite, bursite, LER (lesões por esforço repetitivo) são doenças que nos lembram da importância de fortalecer os ombros. Ademais, caso você seja uma pessoa adepta da prática de esportes como vôlei, basquete, natação e tênis, pode ser que já tenha sofrido com lesões no ombro.

Por isso, lembre-se de fortalecer os ombros sempre que possível! Não sabe por onde começar? Não tem problema, nós vamos tentar te inspirar um pouquinho!

 

Melhores exercícios para deixar os ombros fortes

Vamos começar com exercícios para fortalecer os ombros que você consegue fazer sem o uso de aparelhos muito sofisticados, que tal? Assim, você não precisa sair de casa em meio à pandemia para realiza-los.

 

Alteres são usados para exercitar a região
Foto: Reprodução/Pinterest

Exercício com faixa de tensão leve

Como o próprio nome já diz, é preciso que você tenha uma faixa elástica não muito firme para a realização desse exercício. Segure-a nas extremidades, uma ponta em cada mão, e abra bem os braços. Em seguida, comece a levantar os braços acima da cabeça, aumentando a amplitude do movimento a cada repetição. Faça de 02 a 03 séries com 12 a 15 repetições. Mantenha a postura ereta, é importantíssimo!

 

Circundação para fortalecer os ombros

Esse exercício é excelente para fortalecer os ombros! É preciso ter um peso (alter) mais leve, mas resistente o suficiente para que exista um certo esforço no exercício. Em seguida, apoie uma das mãos em um móvel que tenha altura de 90º do seu corpo, como o encosto de uma cadeira.

Após isso, leve a outra mão (que deve estar segurando o peso) em movimentos circulares, com o braço relaxado. Realize entre 02 a 03 séries com 12 a 15 repetições em sentido horário e depois em movimento anti-horário.

 

Rotação interna de ombro

Aqui, você precisa apenas de um peso que se adeque à suas necessidades, nem muito leve e nem muito pesado. Deite-se de barriga para cima com o braço esquerdo próximo ao corpo. Segure o peso na mão direita, com o braço dobrado, o qual deve abrir e fechar para os lados.

Além de ser feito com o auxílio de um alter, o exercício pode ser feito com uma faixa! Amarre-a a 90º do seu corpo segure uma das extremidades enquanto a outra mão faz o movimento de abre e fecha para os lados.

 

Evite problemas como bursite, LER e outros seguindo estas dicas
Foto: Reprodução/Pinterest

Rotação externa de ombro

Este exercício para fortalecer os ombros é igual ao exemplo mencionado anteriormente, mas agora o foco é na movimentação do braço esquerdo. Enquanto isso, o braço direito – e consequentemente o ombro – permanecem juntos ao corpo.

 

Faixa elástica com a ajuda do pé para fortalecer os ombros

Segure uma extremidade da faixa elástica com um dos pés e puxe-a com a mão acima de 90º do ombro, fazendo no final um movimento de rotação externa com a mão.

 

Exercício para fortalecer os ombros com alteres

Aqui, é preciso ter um alter em cada mão, de peso confortável. Mantenha a postura ereta e eleve cada braço a uma altura de 90º, segurando o braço no ar por um tempo que varia entre 5 a 7 segundos.

Ficou difícil visualizar estes exercícios? Então assista o vídeo a seguir! Feito pelo personal trainer Filipe Brito. No vídeo, são demonstrados os 6 exercícios que mencionamos acima, na mesma ordem em que os explicamos. Portanto, que tal ver direitinho como eles devem ser feitos? É só clicar!

 

 

E então, já foi convencida de que precisa começar a prestar mais atenção em exercícios para fortalecer os ombros? Então aproveite e confira também Os melhores exercícios para definir e fortalecer os braços!

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