Depilação para pele sensível: melhores métodos e como fazer em casa

0

A pele sensível é a que mais sofre no momento da depilação, mas apesar da sensibilidade, nos dias de hoje é possível afastar problemas após a remoção dos pelos. Felizmente, é possível minimizar os danos da depilação na pele causados pelos atritos em passos simples. Saiba agora como afastar de vez os sintomas e descubra os melhores métodos de depilação para pele sensível.

O que é uma pele sensível?

A pele sensível sofre com diversos componentes químicos e atritos causados no local. Como o atrito da depilação, os produtos químicos da cera, formulação de cremes, maquiagem e entre outros. A sensibilidade no local surge minutos após a aplicação ou da depilação, causado sintomas bem incômodos como: coceira, irritação, queimação, sensação de repuxamento e ardência.  Peles oleosas e secas podem sofrer com a sensibilidade.

+ Exercícios para afinar o rosto funcionam? Conheça mais sobre a técnica

Por que a depilação deixa a pele sensível?

Quando a sensibilidade é causada por algum produto, é mais simples de resolver, removendo o que foi aplicado na pele e normalmente, em poucas horas os sintomas desaparecem. Mas com a depilação, a sensibilidade causada principalmente pelo atrito (a cera puxa de dentro da sua pele os pelos) e por esse motivo, pode durar mais de algumas horas e é bastante incomodo.

Como depilar pele sensível?

As peles sensíveis também podem passar pelo processo de depilação, mas sempre com mais cuidado do que as peles normais. Além disso, existem métodos mais indicados do que outros. Conheça agora cada um deles.
depilação pele sensível
(Foto: Freepik)

Depilação a laser

A depilação a laser é a mais segura para peles sensíveis, com cuidados especiais no pré e pós-depilatório. Além disso, é um método indolor. Essa depilação só deve ser feita por profissionais especializados, assim, diminuindo o risco de qualquer problema causado na pele. O método também ajuda no clareamento de manchas e os pelos crescem menos e são poucos os retoques necessários.

Aparelho de barbear descartável

É um método que pode causar alergia se não for feito da maneira correta e com lâminas corretas. Portanto, muito cuidado na hora de se depilar em casa com a navalha (a Gillette).

  • Compre um barbeador descartável com três lâminas e próprios para pele feminina;
  • Após o uso, jogar no lixo e não reutilizar.

Como depilar:

  1. Antes de se depilar, lave bem as pernas e aplique um creme barbeador próprio para pele sensível;
  2. Agora para aparar os pelos, vá de cima para baixo (do tronco para os pés). Não depile contra o nascimento dos pelos, isso pode encravar ou causar alergias;
  3. Limpe o creme da Gillette a cada vez que passar no local;
  4. Após finalizar, se ficou alguns pelos, tire-os com a pincel. Entretanto, se sobrou muitos pelos, aplique novamente o creme e repita o processo.

+ Unhas pretas decoradas: 30 jeitos diferentes de fazer a mão

Que tipo de cera usar para pele sensível?

A cera quente é a mais indicada, porque o atrito com a pele é menor. Além disso, por ser quente, ajuda a dilatar os poros, o que facilita os pelos a serem puxados pela cera com muita facilidade, causando poucos atritos. Mas, é possível também usar a cera fria.

  • Ao comprar sua cera depilatória, invista em produtos com babosa (aloe vera), camomila ou rosa mosqueta na composição. Ambas propriedades são hidratantes e ajudam a pele se regenerar após o atrito;
  • Jamais reutilize a cera, aplicou, puxou? Descarte imediatamente;
  • Não aplique na pele suja e se possível.

Se você sofre com sensibilidade da pele, mesmo sendo possível depilar com cera em casa, o ideal é sempre buscar a ajuda de um profissional para realizar o procedimento. Além disso, o método é uma boa escolha porque os pelos também demoram para crescer e assim, não é necessário se depilar com frequência, diminuindo atritos causados na pele.

depilação pele sensível
(Foto: Freepik)

Preparação da pele sensível antes da depilação

Para que a pele sensível não sofra com vermelhidão, coceira, ardência e entre outros sintomas causados pela depilação, é possível preparar o local para o atrito. Com uma preparação ideal, as chances da pele sensível sofrer algum dano são mínimas, mas lembrando que ainda poderá acontecer. Saiba quais são os passos para seguir:

Pele limpa

A pele deve estar limpa antes de qualquer depilação para minimizar as chances de contaminação durante o processo. Não importa qual seja o método escolhido. Nas axilas, remova todo o excesso de desodorante.

Banho morno

A água quente ajuda dilatar os poros e isso facilita no processo de depilação, principalmente com ceras. Com os poros abertos, os pelos se soltam com mais facilidade e não agride tanto a pele na hora de puxar a cera para arrancar os fios. Por isso, antes de se depilar, aproveite um banho morno.

Atenção na pele

Em alguns dias, principalmente no inverno, a pele costuma ficar ainda mais sensível. Por isso, se você percebeu que um dia antes a pele já está sofrendo com qualquer tipo de sintoma, desmarque sua depilação e espere a pele voltar ao normal. Se a depilação ocorrer no momento em que está descamando, coçando ou vermelha, os sintomas poderão ser agravados.

+ Lábios ressecados no frio: o que fazer para deixar a boca hidrata

O que fazer para acalmar a pele depois da depilação?

Produtos pós-depilatórios – É comum muitas mulheres aplicarem hidratantes comuns e óleos após a depilação. Mas, os poros ficam abertos e esses produtos comuns podem entupir esses poros e causar as foliculites (bolinhas). Para evitar, após a depilação, aplique cremes pós-depilatórios, com ação anti-inflamatória para que auxilie a pele a se recuperar mais rápido.

Cuidado com o sol – Após a depilação, não é recomendado tomar sol no local por três dias. Por estar sensível e pelo atrito causado pela depilação, o local poderá ficar manchado e escuro. Além de causar irritações na pele, como vermelhidão e coceira. Por isso, evite. Mas, caso não consiga evitar, não esqueça o uso de proteção solar.

Cuidado com piscinas e mar – Por mais que seja bem tratada a água da piscina pode contém diversas bactérias e logo após a depilação, os poros podem continuar abertos e causar infecções. O mesmo acontece com a água do mar. Por isso, antes de viajar para um local com praia ou piscina, faça a sua depilação com no mínimo três dias de antecedência.

Roupas confortáveis – Por fim, invista em roupas leves no dia da depilação. Sua pele irá ficar irritada com o atrito da depilação, então, para que não agrave a situação, invista em roupas que não fiquem raspando no local. O tecido de algodão é confortável e ideal para o uso após a depilação.

+ Depilação: 11 dicas para remover os pelos sem machucar a pele

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy