10 dicas para cuidar corretamente das luzes no cabelo

1 51

Luzes é uma técnica usada para clarear o cabelo, pode ser feita de diversas cores, como já citado, em tons mais claro do que os fios naturais. Pode ser feita no cabelo todo ou em apenas algumas partes, como é o caso do ombré hair, que é apenas nas pontas dos fios. Seja qual for o local, as luzes se não forem cuidadas corretamente podem estragar o cabelo e deixar os fios bem ressecados. Por isso, se deseja apostar na técnica é importante ter em mente que terá que cuidar dos fios e não pular esse cronograma capilar.

As luzes mudam completamente o visual e é uma técnica procurada por muitas mulheres. Acontece que, algumas já sofreram com os fios danificados por causa das luzes e outras até sofreram um corte químico. Esse corte acontece naturalmente quando os fios estão fragilizados, que quebram e partem ao meio, deixando falhas extremas no cabelo.

Para que isso não ocorra, ou outros problemas causados pelas mechas, como ressecamento, fios esverdeados e entre outros, é necessário adotar uma rotina de cuidado especiais com o seu cabelo. Sim, ser loira ou iluminada não é fácil, mas o resultado de um cuidado ideal é compensador e lindíssimo. Por isso, se você está pensando em fazer luzes no cabelo, aprenda a cuidar corretamente e evitar qualquer dano aos fios.

cuidar corretamente das luzes no cabelo 1
(Foto: Reprodução/Instagram)

Como fazer luzes?

As luzes jamais devem ser feitas em casa. Para isso, é necessário ir até um salão para que não ocorra nenhum problema. Como já citado, esse procedimento pode causar danos no cabelo, por isso é tão importante fazer com um especialista. Além disso, procure um profissional de confiança para fazer a técnica.

Quem pode fazer luzes?

Qualquer pessoa que não tenha contraindicação ou alergia dos produtos químicos que serão usados. Além disso, não é recomendado para grávidas e lactantes. Se seu cabelo está danificado ou está com outro procedimento químico, o ideal é fazer um teste de mecha antes e consultar o profissional. Não esconda nada, conte se fez algo recente em seu cabelo para evitar qualquer problema. Se você está em dúvidas se pode ou não fazer, questione quais são os produtos que o profissional usa, os ingredientes e se possível consulte um médico para ter a liberação ao procedimento.

É necessário fazer teste de mecha antes?

Sim! O teste de mecha irá identificar se seu cabelo irá aguentar a transformação. Esse procedimento funciona da seguinte maneira. É pego alguns fios de cabelo, a mecha, e aplicado o descolorante em cima. O profissional irá esperar o tempo que será necessário para descolorir o seu cabelo. Se danificar, não poderá fazer as luzes no cabelo todo, caso os fios aceitem, aí sim poderá ser aplicado as luzes. Jamais faça luzes sem fazer esse teste antes.

Leia também: Teste de mecha: descubra a importância e aprenda como fazer em casa

cuidar corretamente das luzes no cabelo 1
(Foto: Reprodução/Freepik)

Quanto tempo depois das luzes posso lavar o cabelo?

O ideal é esperar 48 horas após o procedimento. Caso lave antes pode desbotar ou amarelar os fios. Mas se necessário, consulte o seu cabelereiro para a liberação da lavagem antes do tempo recomendado. Outro ponto importante é, lavar menos o cabelo, evitar lavar todos os dias caso tenha luzes.

Como cuidar das luzes?

Para que seu cabelo não fique ressecado e as luzes fiquem incríveis, veja abaixo como cuidar corretamente dos fios clareados:

Shampoo e condicionador adequado

Se possível, peça indicação do profissional que fez as luzes em seu cabelo, qual é a marca do shampoo ideal para um tratamento correto. É necessário investir em produtos de qualidade para que os fios fiquem lindos. Além disso, invista em produtos feitos especialmente para cabelos com luzes. Não adianta comprar um shampoo para todos os tipos de cabelo, não irá ter resultado dessa forma.

Evite receitas caseiras

As luzes podem danificar severamente os fios caso não sejam feitas de maneira adequada e cuidada do jeito certo. Por isso evite fazer receitinhas caseiras para cuidar dos fios com luzes. Pode acontecer do cabelo ressecar ainda mais e não conseguir o efeito desejado.

cuidar corretamente das luzes no cabelo 1
(Foto: Reprodução/Freepik)

Cronograma capilar

Para devolver todos os nutrientes e água que o cabelo precisa, o ideal é adotar um cronograma capilar. Esse procedimento é feito em casa em três etapas, hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Hidratação: é o que irá combater o ressecamento e irá devolver aos fios à umidade necessária que se perde ao longo da semana com fatores externos, como poluição e entre outros fatores. Para isso utilize máscaras de hidratação profunda. Se possível faça uma vez por semana e a cada 15 dias no salão.

Nutrição: esse passo irá devolver o óleo necessário para o cabelo. O óleo é importante para que os fios não fiquem ressecados e quebrem. Para mulheres cacheadas esse passo é o mais importante, já que por causa da curvatura o óleo não consegue chegar até o final do fio. Deve ser feito uma vez por semana.

Reconstrução: é para recuperar os fios danificados repondo a massa capilar. Para isso, se possível busque a ajuda de um profissional para fazer a reconstrução com a queratina pura. Em casa, pode usar cremes de hidratação com queratina, arginina e colágeno na fórmula. Esses três ingredientes são necessários para a reconstrução.

Leia também: Cronograma capilar para crescimento: saiba como fazer o seu em casa

Evite o uso de calor

Chapinha, secador e babyliss devem ser evitados quando se faz luzes, principalmente no cabelo interior. O calor resseca os fios naturais, que não têm produtos químicos e é ainda mais agressivo em cabelos com química. Por isso evite o uso excessivo. Caso não consiga deixar o cabelo secar naturalmente, invista protetor térmico de qualidade para minimizar os danos.

É bom hidratar o cabelo antes de fazer luzes?

Sim, se possível invista em um cronograma capilar antes mesmo de fazer as luzes. Assim seu cabelo não sofrerá com o ressecamento que as luzes deixam nos fios e o resultado será ainda mais lindo. Para isso siga os passos acima do cronograma.

Conta para nós se você já sofreu alguma vez com o ressecamento das luzes nos fios e como conseguiu recuperar. Tenho certeza que com os cuidados adequados suas luzes ficarão incríveis!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy