Corrida para iniciantes: como começar a praticar, dicas, canais do Youtube

0 89

Uma importante atividade física que tem conquistado muitos adeptos na atualidade é a corrida para iniciantes. Já pensou em começar a se exercitar apenas correndo por aí, mas não sabe como nem por onde iniciar? Não tem problema! Separamos algumas dicas e informações que podem ajudar os primeiros passos para esse exercício.

De acordo com o artigo da jornalista Julia Moraes no site Cuidaí, a corrida é uma prática de exercício físico de condicionamento aeróbico (ou seja, queima de calorias) que possui muitos benefícios. Por exemplo, além de ajudar no processo de emagrecimento, ela pode melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos e desenvolver resistência do sistema cardiovascular.

Como em todas as atividades físicas, a corrida, tanto de rua, quanto em equipamentos como as esteiras, demanda um grau de dificuldade para seus iniciantes. Mas é super simples e pode ser aprendida sem muito esforço. Quem deseja começar a correr pode encontrar algumas dificuldades com essa atividade, mas com o tempo esses exercícios podem se tornar um hábito saudável para seu dia a dia.

Você que deseja começar a praticar, de forma plena e saudável essa atividade física, separamos várias dicas que vão te ajudar nesse processo.

Melhoramento físico e emagrecimento são benefícios da corrida para iniciantes
Imagem: Reprodução / Pexels

Como começar a corrida para iniciantes

O primeiro passo você já conquistou: o ânimo e a vontade de mudar sua rotina e seus hábitos são fatores fundamentais para a atividade dar certo e melhorar, de vez, a sua vida!

Na corrida para iniciantes, o importante é começar, e ir aumentando a dificuldade e a resistência do organismo aos pouquinhos. Lembrem sempre de se alongar 5 minutos antes de iniciar a corrida, para evitar maiores dores.

Dessa forma, comece praticando com uma caminhada leve, como um passeio. Essa caminhada pode ser feita em um tempo de até 30 minutos, onde você se sinta confortável ao exercício.

Entre uma caminhada e outra, em dias alternados, faça pequenas corridas de até 2 minutos durante a caminhada. Com o passar do tempo, aumente as sessões e o tempo da corrida ao longo dos dias.

Porém, é importante lembrar que, com a maior intensidade e aumento da distância nas corridas, é normal sentir desconfortos leves. Segundo um artigo sobre corridas para iniciantes no site da IstoÉ, essas dores diminuem de acordo com a melhora do condicionamento físico. Mas caso a dor não desapareça, procure um médico.

 

4 dicas de corrida para iniciantes

Para começar a correr com disposição e muita saúde, não esqueça de seguir essas pequenas dicas de ouro para corredores:

Tênis é um item indispensável para iniciantes na corrida
Imagem: Reprodução / Pexels

Use roupas adequadas

É muito importante investir em roupas e tênis adequados para a prática da corrida. Isso porque, com roupas quentes e o tênis errado, a prática se torna desconfortável e o excesso de esforço físico pode causar lesões no corpo. Por isso, antes de começar, prepare uma roupa fresquinha e um tênis especializado em suportar o impacto de corrida para iniciantes.

 

Onde correr

A sua corrida pode ser feita em qualquer lugar que seja confortável para você. Ela pode ser feita dentro de academias, nas esteiras, mas é muito mais bacana quando feita ao ar livre! Escolha rotas confortáveis, com boa nivelação do terreno, sem obstáculos e com pouco trânsito em volta, para não correr riscos.
Marque seu tempo de corrida para observar suas evoluções e busque mudar sua rota, se possível, para conhecer novos ambientes.

 

Mantenha uma boa postura

Para evitar possíveis lesões e sobrecargas em alguma parte do corpo, lembrem-se de sempre manter uma boa postura nas corridas. Segundo o artigo no site Cuidaí, a melhor forma de manter a postura é sempre tentar estar com a coluna ereta, os ombros relaxados e os cotovelos e joelhos semiflexionados.

Além disso, os braços não precisam estar totalmente parados, dando mobilidade à corrida e por fim é preciso contrair o abdome, durante o treino, pois isso fará com que os músculos que sustentam a coluna se mantenham fortalecidos, evitando que o peso vá para lombar.

 

Nunca se esqueça de se hidratar

Essa parte é muito importante! Para começar a correr como um campeão, a hidratação é essencial. Segundo a jornalista Julia Moraes para o Go Outside, beber água é importante pois, quando nos exercitamos, a taxa de transpiração aumenta, e assim, há uma perda em média de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividades físicas.

Dessa forma quando ocorre a perda de líquido e a transpiração não é compensada, há um desequilíbrio corporal e você pode desidratar, passar mal, e a atividade não ser mais tão prazerosa assim.

 

Dicas de canais de corrida para iniciantes

Quer aprender muito mais sobre corridas? Descubra os melhores canais de corridas para quem quer começar ainda hoje a praticar esse exercício tão prazeroso. Esses canais, em geral, apresentam rotinas e práticas tanto mais simples, para quem está se adaptando à nova prática, quanto para quem já está mais avançado na atividade.

 

Andrei Achcar é um profissional de educação física e atleta amador, do canal Corrida Perfeita, que criou uma metodologia sobre corridas, para auxiliar todos que querem iniciar na corrida, mas tem um certo receio.

 

Conheça também o canal da Mayra Rizzi, o Corre para vida, que é onde ela dá diversas dicas sobre corridas, alimentação, suplementos, dicas pra quem quer iniciar em maratonas e também entrevistas com alguns profissionais da área da saúde e com outros corredores.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy